sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

O ALMOÇO

O ALMOÇO


Ano após ano, no mês de dezembro, assistimos ao festival de hipocrisia que é o almoço do Presidente da Republica com os Oficiais Generais das Forças Armadas. Evento antigo, iniciado, se não me engano, na época dos Presidentes Generais, tinha o propósito de prestigiar os Presidentes pela sua condição de militares, constituindo, assim, uma demonstração de solidariedade “classista” por parte dos Oficiais Generais e representando, para o público em geral, um recado claro do apoio do Poder Militar ao governo constituído.
Alguns argumentam, em contrário, que o almoço é, apenas, um ato de cavalheirismo e de disciplina militar, em que os Oficiais Generais homenageiam o Presidente pela sua condição de Comandante Supremo das Forças Armadas. Ora, se essa é a realidade, então fica mais evidente a hipocrisia do ato, pois todos nós sabemos que a maior parte dos Oficiais Generais ali presentes e a totalidade do grupo político que acompanha o Presidente no almoço e, inclusive, ele próprio, gostariam de, naquele momento estar em outros lugares, fazendo outras coisas.
A confraternização só faz sentido em um conjunto onde reine a simpatia, a amizade, a identidade de pensamento. Não pode ser um mero ato de disciplina de subordinados para com seus superiores. Que o Presidente confraternize com seus simpatizantes políticos está certo, assim como é saudável a confraternização entre militares, que formam um conjunto homogêneo, em nome da tradição e para fortalecer a camaradagem que deve existir entre eles.
Mas, no caso do almoço, o que presenciamos, de fato?
De um lado, Oficiais Generais com semblantes pesados, cumprindo um doloroso dever de estar ali, por ordem, a confraternizar com gente com quem não têm a menor afinidade. Engolem em seco a humilhação de ter que sorrir e, também por ordem, de bater palmas a discursos recheados de hipocrisia; de ter que dividir o espaço com alguns indivíduos que, no passado, eram inimigos e que, ao que tudo indica, continuam sendo; de ter que aturar um Ministro da Defesa que elogia o patriotismo, a abnegação, o espírito de sacrifício das Forças Armadas e, ao mesmo tempo, prestigia criminosos, como foi o caso na cerimônia de lançamento do “livro dos desaparecidos”; de ouvir esse Ministro prometer recursos para as Forças Armadas e remuneração justa a seus integrantes e, por baixo do pano, ir empurrando com a barriga as soluções, como uma espécie de castigo deliberado, principalmente aos Oficiais mais idosos e Reformados que, ostensivamente, criticam o governo.
De outro lado, o Ministro da Defesa exibe um ar de interessado nas questões da Defesa Nacional, mas, no fundo, está preocupado com as expectativas de protestos nos aeroportos e, ansioso, espera o término do almoço para tratar de outras coisas. Faz um discurso formal e delicado, deixando claro, entretanto, que nas Forças Armadas quem manda é ele.
Finalmente, o Presidente. Sentado à mesa, na posição de destaque, exibe um semblante sério, porém distante e enigmático. Ninguém sabe, exatamente, em que está pensando, enquanto um dos Comandantes de Força, representando os demais e em nome do conjunto, faz a sua alocução, como sempre advertindo sobre a precariedade das Forças Armadas, a falta de recursos, a baixa remuneração e os perigos da Amazônia, encerrando com palavras de esperança na capacidade do Presidente e na sua honesta vontade de resolver os problemas.
Enquanto ouve o discurso do Comandante de Força, o Presidente provavelmente lembra de seus tempos de “pé-rapado”, de quando tinha que chamar Sargento de “senhor”, se é que, alguma vez, teve autorização para se dirigir a algum Sargento. Lembra a sua condição de pouco instruído, sendo ali homenageado por um conjunto com instrução superior e muitas pós-graduações. Com esses pensamentos, o Presidente deve concluir que não tem porque sentir simpatia por aquela gente fardada ali presente. Eles são diferentes de seu círculo de simpatia, integrado por “sem-terras”, “margaridas”, beneficiários do Bolsa-Família, operários, catadores de papel e esmolambados de todo o tipo. Esses sim, são parecidos com ele; são, segundo ele mesmo já disse, “a sua gente”.
Do discurso do Comandante de Força, o Presidente, provavelmente, não ouviu nada, já que estava pensando em outras coisas. Na sua vez de falar, com aquela sua habilidade de só dizer coisas inúteis, o Presidente faz um esforço para elogiar as Forças Armadas, o dever militar, etc. Tudo de forma automática, não se percebe sinceridade na fala. Ao terminar, recebe um aplauso comportado dos Oficiais Generais que, no fundo, gostariam de estar vaiando.
Em resumo, para que serve esse almoço? Em minha opinião, ele não tem o menor cabimento nos dias atuais e deveria deixar de existir. Parece coisa de “Republiqueta”, pois não creio que exista em países do primeiro mundo.
Por outro lado, não sou contra a tradição das confraternizações de fim de ano, tanto no meio militar quanto no civil. Concordo, por exemplo, que em determinada Organização Militar, os Oficiais, liderados pelo Imediato ou Sub-Comandante, apresentem a seu Comandante os cumprimentos devidos. Da mesma forma, que os Comandantes, em grupo, apresentem a seus Comandantes Superiores as homenagens e esses aos de nível acima, até chegar ao Comandante de Força, que seria saudado pelos Oficiais Generais de quatro estrelas. Em minha opinião, os Comandantes de Força (Marinha, Exército e Aeronáutica) cumprimentariam, apenas, o Ministro da Defesa, devendo esse, em companhia dos demais Ministros e assemelhados, cumprimentar o Presidente. Admito, entretanto, que os Comandantes de Força compareçam à presença do Presidente da República para apresentar cumprimentos formais e desejar sucesso ao seu governo, em nome do bem do país.
É claro que os Comandantes de Forças não podem, por iniciativa própria, acabar com essa “tradição” do almoço, mas o Presidente pode e deve. Eu gostaria que ele próprio, assessorado por alguns de seus inúmeros assessores, pensasse no assunto e tomasse a decisão de sepultar esse almoço, que nada mais é do que uma demonstração de hipocrisia. Não gostamos de ser hipócritas e, portanto, agradecemos, desde já, ao Presidente se, em dezembro de 2008, não mais existir o antipático evento. Quanto à justificativa, ninguém precisa se preocupar, porque o Presidente é especialista em justificativas e, certamente, encontrará uma bem convincente para todos nós.
Brasília, em 27 de dezembro de 2007.
PRP
CMG (Ref.)

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Engenheiro militar destaca-se em curso no exterior

Engenheiro Militar destaca-se em Curso de Mestrado no exterior

O Capitão Engenheiro Militar Maurício Moutinho da Silva obteve o 1º lugar geral no Curso de Mestrado em Engenharia na cidade de Shrivenham, Inglaterra.

Atualmente no Centro Tecnológico do Exército (CTEx), o Capitão QEM concluiu com louvor, em 2006, o Curso de Mestrado em Engenharia no Defence College of Management and Technology (DCMT).

Obteve o 1º lugar geral de sua turma composta por 750 alunos militares e civis, incluindo cerca de 100 alunos estrangeiros oriundos de 36 países. Foi premiado com "Centre for Materials Science and Engineering Prize" por ter concluído o curso de mestrado com nota final acima de 70%, "LGC Forensic Prize" por ter havido se destacado como o melhor aluno dentro de sua especialidade, "The Worshipful Company of Armourer's and Brazier's Prize" por ter realizado o melhor projeto de pesquisa na área de Engenharia de Materiais da Universidade de Cranfield e "Commandant's Prize" por ter sido o oficial de melhor desempenho acadêmico da Academia de Defesa do Reino Unido, instituição a qual o DCMT é subordinado.

O coordenador acadêmico do DCMT ressaltou que era extramente incomum o fato de um único aluno haver sido agraciado com tantos prêmios e expressou sua admiração pelo excelente nível dos militares do Exército Brasileiro.

JCR E A OPERAÇÃO CONDOR

JUNTA COORDENADORA REVOLUCIONARIA Y LA OPERACION CÓNDOR

Ternuma Regional Brasília

Pelo General de Divisão Ref Agnaldo Del Nero Augusto



A partir de 1967 nosso País enfrentou uma Guerra Irregular conduzida por cerca de vinte organizações de corte comunista (stalinistas, trotskistas, maoístas, castristas...). Apoiadas do exterior, haviam se preparado para a luta armada, realizando o adestramento de seus militantes, propiciando-lhes treinamento em técnicas de guerrilha em Cuba, na China e na URSS, nesta ordem de importância.



Considerando as condições objetivas favoráveis e a existência de países pertencentes ao Movimento Comunista Internacional, que atendendo a sua estratégia, estavam interessados em incentivá-las e dispostos a apoiá-las no recurso à violência, haviam optado pela luta armada, que caracteriza-se pelo emprego deliberado e abrangente da violência como instrumento para a tomada do poder.



O ingresso nessa situação excepcional é uma decisão decorrente da vontade política na sua essência. É o momento decisivo em que se mudam de pacíficos para violentos os meios empregados para atingir o objetivo político – a transformação da estrutura socioeconômica da sociedade, a implantação do regime de seus sonhos. O regime da justiça social, que sua propaganda tornara privilegio do regime comunista, um regime totalitário. Um regime sanguinário que exterminou milhões de pessoas onde foi implantado. Quem toma essa grave decisão deve avaliar todas as suas conseqüências e responder por ela. É o momento em que se inicia a guerra.



O País começava a enfrentar uma guerra não declarada, clandestina e sem limites, conduzida à sorrelfa, por uma decisão política unilateral das organizações comunistas atuantes no País. Inicia-se com os atentados terroristas. Em pouco tempo, mais de cinqüenta atentados tinham sido realizados, a maioria em São Paulo, tendo como alvo quartéis, jornais considerados favoráveis ao Governo ou anticomunistas, meios de transporte coletivo, residências de autoridades e representações diplomáticas. Milhões de cruzeiros roubados, vultosos danos materiais à propriedade pública e privada. Dezenas de assaltos a bancos e carros pagadores para expropriação de fundos. Assaltos a pedreiras para roubo de dinamite e cordéis detonantes e diversos assaltos a casas de armas e a quartéis para roubo de armas e munições. Assassinatos de pessoas inocentes alheias a esse embate. Greves políticas, inclusive com a invasão de fábricas e feitura de reféns.



Em julho de 1968, as passeatas acompanhadas de depredações de edifícios públicos e estabelecimentos bancários e comerciais, incêndio de viaturas, ocupação de faculdades e enfrentamento aberto à polícia ganhavam caráter de sublevação. Movidas por slogans e palavras de ordem engendradas pelas organizações comunistas que atuavam no seu seio ajudavam a dissimular o verdadeiro objetivo dessas organizações. Assassinatos de pessoas inocentes ou mesmo inimigos que, no eufemismo cínico das esquerdas eram classificados como “justiçamentos”, assim como atentados a autoridades e representações diplomáticas, constituíam uma forma de amedrontar a população, de testar o amadurecimento e o grau de aceitação dos movimentos e incentivar a desobediência civil e até mesmo de verificar a capacidade repressora da autoridade legal. Esse conjunto caracteriza a eclosão da guerrilha urbana que, normalmente, culmina em insurreições.



Várias organizações terroristas haviam selecionado áreas propícias para a guerrilha rural e adquirido sítios que lhes servisse de apoio, algumas haviam iniciado o trabalho de campo, assentando seus militantes nessas áreas. Pelo menos o PC do B iniciara a guerrilha rural e outras organizações estavam prestes a deflagrá-la. A guerra irregular é, de qualquer maneira, uma guerra. É guerra real não um substituto da guerra, nem uma operação que se aproxima da guerra – ou qualquer outra expressão que se pudesse usar numa circunscrição semântica(...) É a guerra promovida fora dos quadros das convenções, na qual leis e normas criadas para a guerra convencional não são aplicáveis ou só são aplicáveis em nível periférico. Quem a promove não conhece quaisquer obrigações, pois nada o submete à obediência da lei civil, da lei internacional, e não há o que o submeta à lei da guerra.



Nos regimes democráticos, o combate a esse tipo de guerra conduzirá o Governo a um dilema: impor certas restrições ao Estado de direito ou correr sério risco de ser derrotado, com todas as conseqüências que essa derrota implicará, para o regime e para a população, que tem a obrigação de proteger. E essa guerra não afeta o Estado de Direito, à vida? O Brasil decidiu se defender e conduzia as ações necessárias com êxito crescente e o mínimo de constrangimento à população ordeira. Todavia, nos anos 70, essas ações recrudesceram, com seqüestros de autoridades estrangeiras por cuja segurança o Pais é responsável, seqüestros de aeronaves e outros atos de terror.



Não era só o Brasil que sofria esses ataques das organizações subversivas comunistas, mas boa parte dos países latino-americanos estavam envolvidos com essas ações deletérias. Nessas circunstâncias, experiências e informações eram trocadas pelos países atingidos pelo mesmo mal por meio de Conferências Bilaterais. Mas também se aprende com o inimigo. A Internacional Comunista não fazia um rígida coordenação dos países comunistas, que para ingresso na organização deveriam cumprir as 21 condições que impunha? A Organização Latino Americana de Solidariedade- OLAS, não se propunha a coordenar a luta armada de seus 27 afilhados latino-americanos, inclusive o Brasil? Cuba, além da Tricontinental, instrumento de coordenação revolucionária, não oferecia preparo e apoio financeiro às atividades guerrilheiras desses países? E não criara a Organização Continental Latino Americana de Estudantes - OCLAE, para cooptar estudantes, orientar e apoiar suas entidades em atividades subversivas?



As organizações terroristas latino-americanas eram apoiadas pela Junta de Coordenação Revolucionária- JCR. Por seu intermédio, trocavam experiências e apoio, particularmente, para a circulação de terroristas, na suas idas e vindas dos treinamentos guerrilheiros e para suas ações em terceiros países. O que pretendiam os “italianos”, membros da organização subversiva comunista Montoneros, ao ingressarem ilegalmente no País? Que crime há em tê-los prendido? O Brasil não enviou há pouco para Cuba os atletas participantes do PAN? Alguém se importou em saber se estão vivos, ou com o que pode acontecer com eles? Algum jornal colocou chamativas manchetes em primeira página? Se desaparecem o generoso governo esquerdista vai indenizar suas famílias, como indenizou as italianas?

Visite nosso site www.ternuma.com.br

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

CARTA ABERTA AO MIN NELSON JOBIM

Carta aberta ao Exmo. Sr. Ministro de Estado da Defesa Dr. Nelson Jobim



Assunto: Reajuste salarial dos militares das Forças Armadas.



Exmo. Sr. Ministro:



Quando V. Exª assumiu a pasta da Defesa em Julho do corrente ano, pudemos perceber desde o início, o seu interesse em conhecer todos os problemas por que passam as nossas gloriosas Forças Armadas que, diga-se de passagem, em recentes pesquisas de opinião pública, situaram-se em segundo lugar, depois da Polícia Federal em matéria de credibilidade, seriedade e confiança da população brasileira.



Como oficial superior da Marinha do Brasil, no posto de Capitão-de-Corveta (T-RM1), associado da AMIRFA (Associação de Militares da Reserva das Forças Armadas – Salvador/BA), gostaria de expressar a minha satisfação em constatar que V. Exª tem demonstrado conhecer de perto as nossas Organizações Militares, comparecendo a várias delas, para verificar “in loco” suas missões, seus problemas; enfim, conhecer de perto tudo atinente a elas e os problemas decorrentes, assessorando de forma precisa o Presidente da República, para que as soluções adequadas sejam tomadas.



Também tive a oportunidade de ler o seu discurso por ocasião do almoço com os Oficiais Generais das três Forças, no Clube Naval de Brasília, dia 12 passado, em que V. Exª, devidamente autorizado pelo presidente Lula, também presente nesse almoço, sinalizou com um reajuste salarial dos militares ainda no corrente ano, haja vista a discrepância de remuneração destes com as outras carreiras típicas de Estado. Esta sinalização ocorreu após V. Exª ter se reunido exaustivamente com os Comandantes das três Forças e a equipe econômica do governo, tendo, inclusive, concordado que os militares estão com as suas remunerações defasadas, na sua audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, no dia 31 de outubro, na Câmara dos Deputados.



Como se fosse tudo em função da não aprovação dessa mal-fadada CPMF, no dia de hoje tivemos conhecimento de que o Governo Federal cancelou o reajuste anteriormente anunciado oficialmente por V. Exª. Senhor ministro, “nós sentimos na carne” a má vontade de sempre sermos relegados a segundo plano. Não vou tecer comentários às peculiaridades e situações de trabalho e de risco a que são submetidos os militares, pois todos estes tipos de assuntos já são de conhecimento da população brasileira e que são divulgados periodicamente pela Imprensa.



Não fosse a incansável e destemida atuação do Deputado Federal Jair Messias Bolsonaro, não tenho dúvidas de que as nossas Forças Armadas estariam em pior situação. Creio que, com o seu passado, tendo, inclusive, sido presidente do STF, V. Exª não deveria ter sido desacreditado dias depois do anúncio do reajuste, como se o atual governo não soubesse que poderia ser derrotado na votação da CPMF, o que de fato ocorreu e que nada tinha a ver com o referido reajuste, que já havia sido divulgado.



Eu gostaria de saber como que o governo arrumou recursos financeiros para criar milhares de cargos sem concurso público. Senhor ministro, de que adiantou todo o seu empenho, preocupação e boa vontade em ter se aprofundado na questão salarial, se V. Exª ficou desacreditado com a notícia do cancelamento do reajuste? Onde ficou a vossa palavra? Não tenho nenhuma dúvida que V. Exª ficou em uma situação ruim perante a classe. Qual será a credibilidade que V. Exª terá nos seus futuros pronunciamentos, se a sua palavra não teve voz ativa no governo? V. Exª jamais deveria ter sido exposto nessa situação constrangedora pelo atual governo, que teve tantos escândalos noticiados pela Imprensa. Será que vale a pena fazer parte dele? O senhor sabe que não existe satisfação profissional sem uma justa remuneração. Pelo seu brilhante passado, sugiro a V. Exª que faça uma profunda reflexão dos fatos ocorridos e chegue à conclusão que, talvez seja melhor entregar o cargo e gozar a sua justa e merecida aposentadoria, pois nem o senhor e nem ninguém com boas intenções, justiça e seriedade deve ser desacreditado em público após ter empenhado a palavra.



Também temos notícias pela Imprensa que os três comandantes das Forças Armadas sempre estiveram empenhados em resolver a grave situação salarial por que passam os seus integrantes. Qual será o estímulo deles para continuarem comandando as Forças Armadas do Brasil, em que o próprio Presidente da República, seu Comandante Supremo, S.M.J. (salvo melhor juízo), não dá a elas o seu devido valor? Triste Brasil...



Respeitosamente,

José João Abdalla

Capitão-de-Corveta (T-RM1)

RG: 370508 (SIM-RJ)

Tel.: (16) 33687412

São Carlos - SP

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

É SEMPRE BOM REPETIR....

É sempre bom repetir e nunca é tarde para reagir.

Ternuma Regional Brasília

Pelo Gen Bda R1 Paulo Chagas

De acordo com as minhas mais firmes convicções, estou convencido de que a difícil situação em que se encontram e a que vêm sendo submetidas as Forças Armadas brasileiras como instituições, e seus integrantes como cidadãos, não se deve unicamente ao movimento deliberado de grupos políticos organizados, ou a um bem elaborado e executado planejamento revanchista, mas, também e principalmente, à timidez, ao descabido complexo de culpa e à inocência dos próprios militares.

Acreditando na honestidade de propósitos do gênero humano, aí incluída a plêiade de oportunistas que se aboletou no poder desde o fim dos governos militares e que se locupleta da ignorância popular e dos parcos recursos públicos, os militares se deixaram iludir por migalhas e afagos que hoje os colocam de joelhos, procurando justificar sua existência com ações complementares, assistencialistas, completamente defasadas de sua real importância e de sua missão constitucional.

Se, em momento oportuno, que há muito passou, tivessem soberanamente se colocado, com um mínimo de altivez, na posição de destaque que lhes cabe e assumido as responsabilidades que, até hoje, têm receio de assumir, com certeza a sua situação e a do próprio País seriam outras!

Se as FA não tivessem abdicado do compromisso de marcar posições, mesmo que passivas, no processo de evolução e de condução da política nacional, como instrumentos de defesa das instituições e dos fundamentos do estado democrático, com certeza estariam hoje desfrutando do orgulho de estar servindo à Pátria na plenitude de seu potencial e de seu dever constitucional!

Não há por que culpar a quem quer que seja se não às próprias Forças Armadas! Quem muito se encolhe acaba por mostrar-se dispensável e sem importância!

No entanto, tendo sido formados sob a batuta dos mesmos princípios morais e para operar em clima de completa adversidade e , ainda, lembrando o exemplo de que "a guarda morre mas não se entrega", devemos manter a crença de que este pensamento esteja sendo compartilhado com os camaradas que neste momento ocupam os postos da mais alta responsabilidade na condução dos destinos das Forças e aguardar e apoiar, com pensamento positivo, a reação que, embora tardia, se faz mais do que necessária!

Visite nosso site www.ternuma.com.br

O DESTINO DO BRASIL ESTÁ EM JOGO

(O DESTINO DO BRASIL ESTÁ ME JOGO)


Caros amigos,
Era a minha proposta como candidato ao Clube Militar, fazia parte do nosso projeto político da chapa "Determinação", cabe a quem assumiu o Clube levantar a bandeira e convocar as Forças Vivas Militares e Civis do País, não só em defesa da Classe,mas também da Nação.
Têm a Faca e o Queijo na mão e não sabem ou não querem usá-la!
Ativa e Reserva estão e estarão sempre Unidas, é questão de sentar para negociar irmamente, pois a União faz a Força. O Clube tem que falar pela Classe quando a Ativa não puder fazê-lo, como candidato tive esse sinal verde de vários membros do Alto Comando da minha turma e contemporâneos.
As tradições do Clube Militar mostram isso. É só rever a História.
Têm que assumir a liderança e "pressionar "o Governo, influenciar os formadores de opinião e o povo. Houveram motivos de sobra para um "impithmam" e nada fizemos.
Temos tudo para para chegar lá através do voto, formando uma Bancada Miliar, e o Clube Militar permanece calado.
É a opinião de quem vivenciou o Clube 4 anos, como Vice-Presidente, mas não tinha o Poder Decisório, apesar de ter lutado muito por isso junto à Presidência.
Gen Paulo Assis.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

CAMARADAAS,REPITO,NÃO TEMAM!....

Camaradas, repito, não temam! Acreditem!!

Um espectro ronda a nossa unidade e argumenta fortemente a favor da desvinculação da Reserva e das Pensionistas.
No entanto, repito, não temam! Em que pese a qualquer argumentação ou ameaça, continuem acreditando na lógica da formação castrense e na prática das virtudes militares!
Qualquer tentativa de separar a Ativa da Reserva ou as Pensionistas será prontamente neutralizadas pela intransigente postura dos COMANDANTES MILITARES, do Almirantado e dos Altos Comandos.
Neguem-se a pensar ou a aceitar outra postura!
Repito, a covardia, a timidez, a subserviência e a miopia estratégica são vícios que não sobrevivem às virtudes daqueles que, por sua prática exemplar, chegaram aos mais altos postos da hierarquia militar.
A dignidade da família militar será defendida acima de todos os interesses pessoais pelos nossos CHEFES. Antes não ter nenhum aumento do que aceitar o absurdo da divisão em classes!

É assim que reagirão os Chefes Militares, porque são os mais aguerridos defensores do brio, da respeitabilidade e da decência militar.
Não falharão e não faltarão à confiança que conquistaram junto a seus subordinados!

Não se dobrarão jamais!
Repito! Camaradas, não temam! Confiem nos CHEFES!
Gen Bda R1 Paulo Chagas

REAJUSTE SALARIAL

URGE UMA BANCADA MILITAR.


---------- Início da mensagem original -----------
De: "Dep. Jair Bolsonaro" dep.jairbolsonaro@camara.gov.br
COMUNICADO Nº 178
Brasília DF, 21 de dezembro de 2007

REAJUSTE SALARIAL
Na última 3ª feira (18 Dez), à noite, conversei com os Deputados ALDO REBELO (PC do B/SP) e VIEIRA DA CUNHA (PDT/RS) e, após análise da situação salarial dos militares das Forças Armadas, resolvemos solicitar Audiência Pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional – CREDN com o Ministro da Defesa para tratarmos exclusivamente desta questão. (OFÍCIO AO MINISTÉRIO DA DEFESA).

Na 5ª feira (20 Dez), às 12h30, o Ministro Jobim recebeu 9 Deputados da CREDN para explanar as negociações até então realizadas sobre o reajuste prometido para setembro/2007.

Os deputados VIEIRA DA CUNHA (PDT/RS) – Presidente da CREDN e ALDO REBELO (PCdoB/SP) tiveram atuações decisivas na realização da audiência com o Ministro da Defesa, da qual participaram os deputados abaixo nominados, para os quais solicito envio de e-mails:

Dep. Aldo Rebelo
Dep. Augusto Carvalho
Dep. Édio Lopes
Dep. Francisco Rodrigues
Dep. João Almeida
Dep. Luciana Costa
Dep. Praciano
Dep. Rocha Loures
Dep. Vieira da Cunha
Dep. Willian Woo
Fotos da audiência: 01 – 02 – 03 – 04 – 05 – 06 – 07 – 08 – 09 – 10 – 11.

Da mesma forma, o acesso de 6 vídeos disponibilizados em nossa página (links abaixo) e que perfazem 23 minutos, levarão, dentre outras, às seguintes conclusões:

1 – A justificativa do Ministro da dificuldade em reajustar a remuneração dos militares pelo alto peso dos inativos na folha.
2 – Reconhecimento da baixa remuneração dos militares comparando-se com os demais servidores (exceto os do PCC), mesmo sem levar em consideração que já está acordado, por parte do governo Lula, reajuste médio de 14%, a partir de fevereiro de 2008, para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e equiparação com a Polícia Civil em 2009, cujos vencimentos já estão fixados pela MP nº 401, de 13/11/2007.
3 – As comparações salariais feitas pelo próprio Ministro comprovam que o governo do PT sabe das disparidades. Ressalto que vale a pena assistir nossos vídeos para confirmar que um Major da PM/BM do DF, com 35 anos de idade, com o reajuste concedido para fevereiro de 2008, passará a ganhar mais que um General-de-Exército, com 45 anos de serviço.
4 – Ao dizer que está buscando comparações previdenciárias com países do 1º mundo, acende-se a luz amarela para os inativos e pensionistas, ressaltando que tal preocupação não deve fugir aos atuais ativos que, certamente, serão os inativos de amanhã.

VÍDEOS DA AUDIÊNCIA:
Vídeo 01 - Cobrança do Bolsonaro.
Vídeo 02 - Palavra do Ministro
Vídeo 03 - Comparações de remuneração
Vídeo 04 - Ministro fala em mais estudos
Vídeo 05 - O uso das Forças
Vídeo 06 - Impacto no Orçamento
Em todos os Comunicados anteriores reproduzimos fielmente o que foi tratado pelo Legislativo junto ao Executivo nas questões de interesse dos integrantes das Forças Armadas. Continuarei agindo da mesma forma até o último dia deste mandato confiado pelos eleitores do Rio de Janeiro.

Como Capitão do Exército Brasileiro desejo a todos FELIZ NATAL e dias melhores em 2008.

Um abraço.
JAIR BOLSONARO – Cap R/1
Tels. (61) 3215-5482 / (21) 3814-2118

domingo, 23 de dezembro de 2007

ALERTA AOS CMT FFAA

ALERTA AOS CMT DAS FORÇAS ARMADAS E SEUS INTEGRANTES

Ernesto Caruso, 23/12/2007



Ao que se divulga, tem sido uma preocupação do governo a paridade de vencimentos entre ativa e reserva, especulando-se que seria um obstáculo à concessão do reajuste. Um outro argumento seria a dependência da aprovação da CPMF. Nem uma coisa nem outra, na minha visão. O planejado e sabido pela cúpula, por tudo que já falaram e encenaram, estava DECIDIDO: nada seria concedido neste ano. E bem capaz, riram às nossas custas, porque o deboche é uma característica marcante dessa gente top-top. O doce era tão doce que anunciaram que o reajuste seria retroativo a setembro do corrente. Quanta sacanagem.

Hoje entendo, por conta da autodefinição, o ser uma metamorfose ambulante, deixando marcas pelas pegadas(mais ou menos isto), porquanto se transforma em matéria orgânica e anda para a classe militar.

A questão da paridade é um nó que o governo quer desatar em prejuízo da gente da reserva. Um nó que representa uma aliança fundida historicamente, sem distinção entre os da ativa e os da reserva, sempre prontos a desempenhar as suas funções, uns exercendo e outros em condições de exercê-las a um chamamento da Pátria.

No entanto, de forma camuflada, tal condição já foi imposta para os que estavam na ativa, quando da efetivação da MP2131 e por nós comentada através a "APRECIAÇÃO SOBRE A MP Nº 2.131 DE 28/12/00" de 13 de fevereiro de 2001. Foi nas proximidades do Natal e da esperança de um Bom Ano Novo o que foi feito no governo FHC em 2000, agora repetido como presente em 2007 pelo governo Lula.

Aos que passaram para a reserva antes da referida MP, quero crer, há de se respeitar o ditame da Carta Maior:

- "CONSTITUIÇÃO DO BRASIL

................

Art. 5º........................

XXXVI – a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada;"



Tal fato impõe manter as condições de respeitabilidade à lei no momento do fato gerador do direito, caracterizado pelo ato jurídico perfeito.

Considerar ainda:

- "CONSTITUIÇÃO DO BRASIL

Art. 37 ..........

XV - os vencimentos dos servidores públicos são irredutíveis, e a remuneração observará o que dispõem os arts. 37, XI e XII, 150, II, 153, III e § 2º, I; (EC 18/98)

Art. 40............§ 8° Observado o disposto no art. 37, XI, os proventos de aposentadoria e as pensões serão revistos na mesma proporção e na mesma data, sempre que se modificar a remuneração dos servidores em atividade, sendo também estendidos aos aposentados e aos pensionistas quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão, na forma da lei. (EC 20/98)



Art. 142....................§ 3º.............IX – aplica-se aos militares e a seus pensionistas o disposto no art. 40, §§ 7º e 8º;............. (EC 20/98)

§ 3º Os membros das Forças Armadas são denominados militares, aplicando-se-lhes, além das que vierem a ser fixadas em lei, as seguintes disposições:......................

VIII - aplica-se aos militares o disposto no art. 7º, incisos VIII, XII, XVII, XVIII, XIX e XXV e no art. 37, incisos XI, XIII, XIV e XV;(EC 18/98)

EC nº 20/1998

Art. 3º.........

§ 3º São mantidos todos os direitos e garantias assegurados nas disposições constitucionais vigentes à data de publicação desta Emenda aos servidores e militares, inativos e pensionistas, aos anistiados e aos ex-combatentes, assim como àqueles que já cumpriram, até aquela data, os requisitos para usufruírem tais direitos, observado o disposto no art. 37,XI, da Constituição Federal.



- ESTATUTO DOS MILITARES(Lei 6.880, de 9/12/80)

Art. 58 - Os proventos de inatividade serão revistos sempre que, por motivo de alteração do poder aquisitivo da moeda, se modificarem os vencimentos dos militares em serviço ativo.

Parágrafo único. Ressalvados os casos previstos em lei, os proventos da inatividade não poderão exceder à remuneração percebida pelo militar da ativa no posto ou graduação correspondente aos dos seus proventos.



Já os atingidos pela famigerada, comentávamos na oportunidade:



"c. Quanto a outras perdas



Os militares da ativa são prejudicados pela MP 2131 no que se refere à percepção de remuneração ao grau hierárquico superior e pela extinção do adicional de tempo de serviço, “congelando” o tempo já cumprido, sem receber, por equiparação, ao longo da carreira, os anuênios. Quando passarem para a reserva, constituir-se-ão em uma classe inferior, se comparados aos seus pares da inatividade. São eles que lidam com explosivos, munições, canhões, obuseiros, granadas, gases, acampamentos, permanência nos aquartelamentos por 33 horas seguidas, quando em serviço de um domingo, iniciado às 7 horas e término às 7 horas de segunda-feira, mais o expediente normal até 16 ou 16h30min. Convivem com os perigos dos mares, dos céus e das florestas, superando vicissitudes, doenças tropicais e o isolamento das fronteiras e, de forma penosa, o alvo principal da economia que se pretende fazer .

Exemplo:

- Atual (Cel com proventos do posto superior): soldo (Gen Bda) 4.101,00; Ad Mil(28% em Jan/2002) 1.148,28; Ad Hab (30%) 1.230.30; Ad TSv (35%) 1.435,35; total 7.914,93;

- Atual (Maj com 15 anos de tempo de serviço, “congelado” em 15%)

- Futuro (o referido Maj passando para a reserva como Cel): soldo 3.741.00; Ad Mil(25%) 935,25; Ad Hab (30%) 1.122,30; Ad TSv (15%) 561,15; total 6.359,70

Resultado final (7.914,93-6.359,70): 1.555,23

Assim, os proventos do Cel do futuro significarão 80,35% dos do atual."



Observe-se que já se passaram sete anos e outros se somarão e com o isso, o tempo se serviço congelado vai diminuindo gradativamente, fazendo com que a perda salarial seja maior e aumente a diferença de vencimentos entre as gerações da reserva antes de dezembro de 2000 e as posteriores. O estrago já foi feito.

Mais justo seria aumentar o tempo de contribuição, ao invés de fustigar quem já tanto trabalhou pelo engrandecimento do País. O governo Castelo Branco passou de 25 para 30 anos. Muito lógico. Na medida que o tempo de vida aumenta, há que se pensar em um número maior de contribuintes. A redução de salário tem sido uma prática perversa.

Some-se a esse descaso a evasão de oficiais das FA devido aos baixos salários, diminuindo o universo de contribuintes.

Estão marchando na contramão, se não for essa a intenção.

Mas, ainda faltam alguns dias para terminar o ano...

sábado, 22 de dezembro de 2007

Hipócritas, cínicos e incompetentes

Hipócritas, cínicos e incompetentes



Produzido pelo Ternuma Regional Brasília



Por Paulo Carvalho Espíndola, Cel Reformado



Nunca vi, em toda a minha vida, tanto caradurismo e tanta insensatez como vejo agora, por parte de autoridades que vivem, nababescamente, à custa do dinheiro de nós contribuintes.



Uma pessoa amiga, movido por belas intenções, solicitou-me que deixasse de fazer carga contra o ministro da Defesa, pois que essa autoridade estaria comprometido, de corpo e alma, com a reestruturação das Forças Armadas e decisivamente empenhado com a justa solução para a penúria remuneratória dos militares, além de declarar-se tentando pôr fim à anarquia por que passa a aviação civil brasileira. Considerei o pedido, movido por disciplina intelectual e pela crença nos chefes. Os fatos, no entanto, vêm mostrando o quanto pecamos pela nossa ingenuidade.



O ministro Nélson Jobim, fardado de canhestro e bisonho oficial general, empenhou a sua palavra, acenando com reajuste para os militares a ser anunciado, no máximo, em dezembro, com retroação de uma primeira parcela, a contar de setembro de 2007. Os homens verdadeiramente fardados, como sempre crédulos com o que falam seus chefes, acreditaram no blefe de um político. Afinal, ele estava uniformizado e a farda, para os militares, é o manto que sublima o compromisso de levá-los, até, ao sacrifício das próprias vidas.



Ledo engano. Veio a conjuração política das oposições a Lula e os quarenta bilhões de reais da CPMF foram banidos das contas governamentais. Com o sumiço deles, tudo, oficialmente, muda de figura. O reajuste, em primeiro plano, deixa de ser retroativo e nem se sabe se sairá e quando ou quanto. O reaparelhamento fica por conta do que sobrará, se é que vão sobrar recursos para isso, porque o “planejamento” orçamentário de 2008 terá que cortar emendas dos parlamentares, em face da “inesperada” perda desses quarenta bilhões. Os políticos, que apresentam emendas ao orçamento para a prospecção de poços de mel e de viadutos a ligar o nada a coisa nenhuma, hão de pressionar o governo e, tenho a mais verdadeira certeza, terão as suas emendas aceitas e, assim, obras absolutamente eleitoreiras assegurar-lhes-ão mais votos, para que lhes seja garantida a permanência no éden corrupto-financeiro. Com isso, o Brasil terá postergadas para um “ad eternum” as suas imediatas aspirações.



Nélson Jobim, “preocupado” com o caos em que se encontra a aviação civil, tentou “solucionar” o problema. Dentre várias medidas comprovadamente inócuas, nomeou uma sua assessora, inteligente e bela mulher, mas, pelo que sei, totalmente neófita para o cargo de chefia da ANAC, órgão que substituiu, por puro revanchismo, o saudoso Departamento de Aviação Civil (DAC) sob a responsabilidade do muito mais saudoso Ministério da Aeronáutica. Hoje, 21 de dezembro de 2007, Jobim, hipocritamente, atribuiu os atrasos de vôos e a bagunça nos aeroportos brasileiros às condições climáticas. Interessante isso, pois não me consta que o clima no Brasil tenha mudado tão radicalmente nestes últimos tempos, a ponto de causar tanta confusão. Quando era vivo o DAC, nada disso acontecia e a natureza não era tão inclemente



O cinismo não pára por aí. Vendo hoje o noticiário da semi-estatal Rede Globo, acerca das deploráveis condições das estradas brasileiras, oferecendo seriíssimos riscos de morte a quem se aventura a viajar, indignei-me com o descaso e a cara-de-pau do DNIT. Não me lembro o que traduz essa sigla; só sei que substituiu o velho e inepto DNER. Mudança de siglas importa em substituir o seis por meia-dúzia.



Lembram-se, eleitores brasileiros, do que fez o governo Lula às vésperas da eleição de 2006? Bilhões de reais foram gastos em obras fajutas, com o fito de “recuperar” a malha rodoviária, sem licitação, já que “havia” urgência e emergência. Pois é, tudo está muito pior. A reportagem mostrou o inferno em que se encontra a malha viária. Crateras provocam, diariamente, tragédias que vitimam compatriotas, sejam passageiros de ônibus e de carros particulares, sejam caminhoneiros em busca do seu sustento. Curioso é que os postos de balança nessa estrada estão desativados, o que impede a eficaz fiscalização das cargas transportadas. Não sei quem do DNIT, consultado, declarou que o problema das balanças é que os contratos de exploração encerraram-se em setembro e que o órgão está empenhado em fazer novas licitações, para que as balanças estejam prontas a atuar em março de 2008. É o imoral desças e o suspeito desconhecimento de que nesta época do ano cresce muitíssimo o tráfego nas estradas. O DNIT é a própria tradução da inconsciência governamental. Esquecida a reportagem, que se danem os mortos e inválidos vítimas dos buracos e da incúria. Depois das águas de março, as balanças funcionarão, mas as deploráveis estradas continuarão a ceifar vidas.



O que temos a ver com isso, nós do TERNUMA? Tudo, pois que somos brasileiros contribuintes, submetidos às maiores cargas tributárias do mundo.



Não consinto em calar-me diante de tanta desfaçatez, ainda mais com essa incompetência de gente que não respeita os menores princípios de chefia e liderança, tornando-nos meros expectadores de uma “brilhante” ascensão na vida pública. Não tenho dúvida de que, depois de alcançados os ganhos políticos, fardas criminosamente usadas serão jogadas no lixo, indo com elas bravatas também sem mais serventia.



Incompetentes, cínicos e hipócritas estão aí à solta.



Cabe-nos, sociedade brasileira, escoimar o joio do trigo e a votar bem.



Enquanto isso, resta-nos convencer os “beneficiários“ das bolsas-esmolas que o Brasil é o mais importante de tudo. Às favas as ideologias retrógradas e a demagogia barata.



Como diz a minha netinha, tarefinha difícil, não é vovô?



Visite nosso site www.ternuma.com.br

POR QUÉ NO TE VÁS ?

¿ Por qué no te vás ?



Ternuma Regional Brasília



Pelo Gen Div Murillo Neves Tavares da Silva



Chegam-me, a cada momento, e-mails dando conta do andamento de um muito falado reajuste de vencimentos para os militares. Lembro-me que já se tratava do assunto em agosto, quando me ausentei de casa para uma viagem relativamente longa. Sempre que possível, buscava a Internet para me atualizar. Diziam que seria com percentuais diferenciados, para beneficiar mais os de graduações e postos inferiores. E, também, que viria em duas parcelas: uma a contar de 1º de setembro de 2007; outra, para um ano depois. Lembro-me de ter lido declarações do general cenográfico - o falastrão Pernalonga jobim – de que ele estava negociando de maneira diferente da até então adotada. Se não me falha a memória, ele falaria com os ministros envolvidos e, depois, levaria ao presidente da república já com tudo pronto para ser assinado. Ou coisa parecida... Voltei e continuei a me informar pela Internet. Um dos despachos não foi possível, porque chegou um chefe de estado estrangeiro; outro, porque o presidente resolveu viajar para afagar um dos seus grandes amigos Chávez ou Evo; outro, porque não poderiam as autoridades atrasar-se para uma solenidade. E foi a coisa se arrastando e o encontro protelado, protelado, protelado... Aí vem a catástrofe (?) da CPMF; desaparecem 40 bilhões dos gulosos petistas e o horizonte torna-se nublado. Como iria um pretenso candidato a presidente da república incomodar um aborrecido presidente em exercício, e com chances de fazer seu sucessor, com essa bobagem de reajuste de remuneração de militares? A impertinência poderia custar-lhe o cargo de ministro e alguns DAS já distribuídos a pessoas de sua confiança na estrutura do Ministério da Defesa.



Chega-me, hoje, a notícia de que deputados federais foram ao Ministério da Defesa e lá ouviram que o grande número de inativos é um entrave para a concessão do que chamam de aumento. Gostaria de saber desse senhor jobim se ele, como aposentado, ganha menos do que os ministros do STF em atividade; se todos os outros juízes, procuradores, promotores, desembargadores e outros profissionais da Justiça Federal ou Estadual aposentados não ganham tanto quanto os que estão em atividade. Pergunto, também, se os milhares de militares da reserva das polícias militares ganham menos do que seus companheiros da ativa. Que ele caia na real e pare de usar argumentos fajutos porque, em verdade, o que ele não quer é sarna para se coçar. O que vai evitar, a todo custo, é eventualmente entestar o presidente, até porque sua identificação com os militares é nenhuma. Seu interesse reside somente na fantasia de general...



Já disse uma vez que não confio nesse senhor a quem foi entregue a pasta da Defesa. Não só pela falsificação confessada da Constituição Federal, mas também porque ele é um empurrador com a barriga. Disse que o caos aéreo vai estar resolvido em março; grande piada, porque assim ele se livra do movimento das festas natalinas, de reveillon e de carnaval, além das férias escolares e profissionais da maioria dos brasileiros. Tendo assumido em julho, será que não houve tempo para ele adotar providências, a fim de que os passageiros não venham a sofrer os constrangimentos que os telejornais já começaram a mostrar ontem e hoje? Foram instituídas umas multas que todos sabemos que nunca serão pagas e a nova presidenta da ANAC foi mandada passear em Congonhas, para ver in loco o que todos estamos cansados de ver pela televisão. Ele disse, também, que o planejamento estratégico da defesa nacional e as necessidades de material para reaparelhamento das três forças armadas são coisas para setembro de 2008. Como se não houvesse uma plêiade de oficiais de elite nos estados-maiores da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, trabalhando continuamente nesses assuntos há muitos anos. Como oficial de estado-maior diplomado em 1970, afirmo que, a qualquer momento, eles têm condições de expor os planos e as necessidades com a maior precisão e clareza. E trabalham com conhecimento de causa, sem precisar de palpites de mangabeiras e jobins. Foi esse pedante senhor, com uma agressividade que causou estranheza e constrangimento, que na sua posse disse: “ – Faça ou saia ! “ Se ele ainda nem conseguiu chegar um pouquinho para trás as poltronas dos aviões comerciais, por que ainda continua no cargo? Seria o caso de imitar o ínclito Rei da Espanha e perguntar ao ministro: “ ? - Por qué no te vás ? “

Brasília, DF, 22 de dezembro de 2007.

Autorizadas a impressão, a divulgação e a reprodução, desde que conservado o nome do autor.



Visite nosso site www.ternuma.com.br

HERÓI

Herói


O Senado aprovou ontem o PL que determina a inscrição do nome de João Cândido Felisberto, militar brasileiro negro da Marinha de Guerra do Brasil, nascido no RS, e que liderou a Revolta da Chibata (1910), no Livro dos Heróis da Pátria.

MARINHA -APROVADOS CONCURSO

MARINHA DO BRASIL


DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA


NOTA À IMPRENSA


RIO DE JANEIRO, RJ.

Em 21 de dezembro de 2007.




Processo Seletivo de Admissão à Escola Naval (PSAEN-2007) - Resultado Final.


I - Relação dos candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas

estabelecidas, por ordem de classificação, com número de inscrição, nome e ORDI,

observados os critérios de desempate contidos no subitem 13.2 do Edital:


ASPIRANTE DA ESCOLA NAVAL (53 Vagas )


TITULARES


Inscrição Nome Média Clas ORDI

46720-9 THIAGO DE MEDEIROS SILVEIRA SILVA 80.83 1 DEnsM

47588-2 JOAO LIMA SANTANELLI 77.89 2 DEnsM

45260-5 RODRIGO ALMEIDA DA FONSECA 76.39 3 DEnsM

45631-5 ALEXANDRE ALLI PEREIRA 74.89 4 DEnsM

45334-1 JOAO FELIPE COSTA CASARES 74.56 5 DEnsM

45573-4 FABIO RIBEIRO QUEIROZ 72.50 6 DEnsM

45319-0 FERNANDO MERLIM DE OLIVEIRA 72.50 7 Com3o.DN

47117-9 CARLOS RENAN ARAUJO DE CASTRO 72.33 8 DEnsM

45143-4 RENATO PARAENSE GODINHO 72.06 9 Com4o.DN

45794-0 VICTOR BENICIO ARDILHA DA SILVA ALVES 69.28 10 DEnsM

45112-7 VICTOR TEIXEIRA MESQUITA 67.67 11 DEnsM

45073-0 FELIPE MACEDO DA CRUZ 66.33 12 DEnsM

46253-9 ANSELMO JESUS SILVINO 64.78 13 DEnsM

46207-0 PAULO HENRIQUE FERREIRA SOUZA 63.72 14 EAMPE

45102-0 DIEGO MORENO DA ROCHA 63.28 15 Com7o.DN

46682-0 THOMAZ MURRIETA PALMEIRA DE OLIVEIRA 63.11 16 Com4o.DN

45507-2 ANTONIO WALKIR SIBANTO CALDEIRA 63.00 17 DEnsM

45581-4 VICTOR MANOEL PEIXOTO DA CUNHA 62.06 18 DEnsM

47072-3 IGOR PEDRO PINTO DOS SANTOS 61.72 19 DEnsM

46516-6 VINICIUS CARLOS F. DO FUNDO 61.28 * DEnsM SUBJUDICE

46588-7 LEANDRO VEIGA PEDROSO QUEIROZ 60.72 20 DEnsM

47677-0 HILTON ALEX SOARES DE LIMA 60.61 21 EAMCE

45060-0 DOUGLAS PINHEIRO MAZZUCO 60.50 22 DelPAlegre

45075-7 LUCAS TELLES AMARAL 60.28 23 BAeNSPA

45377-1 BRUNO DE SEIXAS CARVALHO 59.67 24 DEnsM

45551-5 ERICK DE OLIVEIRA MIRANDA 59.50 25 DEnsM

46848-0 CASSIO BEZERRA DE OLIVEIRA 59.50 26 Com4o.DN

46110-6 THIAGO CARNEIRO SEVERINI DA SILVA 59.39 27 DEnsM

47500-6 PAULO ALEXANDRE DE C. CUNHA 59.39 28 Com7ºDN

47585-8 LUCAS TADEU S. DE CARVALHO 59.39 29 Com7ºDN

47364-1 VITOR MARTINS CARVALHO 59.22 30 EAMCE

46528-9 DANIEL VILLALVA MARTINS 58.00 31 DEnsM

46131-7 ANTONIO FERREIRA DE LIMA JUNIOR 57.94 32 DEnsM

45912-9 RODRIGO ZAUNER 57.50 33 Com8o.DN

45312-2 ANDERSON MAURICIO DE SANTANA 56.78 34 DEnsM

45318-1 CARLOS GABRIEL BAPTISTA PEREIRA FARSURA 56.56 35 DEnsM

47513-7 ALEXANDRE DIAS LINHARES 56.28 36 DEnsM

45159-0 FELIPE NASCIMENTO FERNANDES 56.11 37 DEnsM

(Continuação da Nota à Imprensa de 21/12/2007, da DEnsM........................)

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

- 2 de 3 -

II - Informações complementares:

a) Os candidatos deverão apresentar-se na Escola Naval, sito à Av. Alte.

Sílvio de Noronha, s/nº - Centro, Rio de Janeiro, RJ, no dia 06JAN2008, até às

08h30, para palestra a ser proferida pelo Comandante do Corpo de Aspirantes, que

será iniciada às 09h, para a qual os responsáveis pelos candidatos estão

convidados.

b) Para aqueles que não possuírem condução própria, serão disponibilizados

ônibus, que sairão da Praça Barão de Ladário (Centro do Rio de Janeiro - RJ, em

frente ao Comando do Primeiro Distrito Naval), a partir das 07h.

c) Os convidados e adaptandos serão dispensados após a palestra, devendo os

adaptandos se apresentar na Escola Naval até às 07h do dia 07JAN2008, quando será

iniciado o período de adaptação em regime de internato. Estão previstas licenças

nos finais de semana.

d) Os candidatos deverão apresentar, no período de adaptação, cópias

autenticadas dos documentos abaixo mencionados, de modo a confirmar as condições

exigidas para inscrição, conforme o subitem 14.4 do Edital:

- Certidão de Nascimento do Registro Civil;

- Certificado ou Declaração de conclusão do curso de Ensino Médio ou

equivalente;

- Histórico-Escolar;

- Título de Eleitor, se possuir, e comprovante de votação da última

eleição ou correspondente justificação;

- Certificado de Reservista ou prova de quitação com o Serviço Militar,

se o candidato tiver 18 anos ou mais;

- Certidão de Alistamento Militar, em caso do candidato haver se alistado

para prestação do Serviço Militar;

- Se militar ou membro da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros

Militares, em atividade, autorização para inscrição pela respectiva Força Armada

ou Força Auxiliar, conforme modelo padrão disponível na página da DEnsM na

Internet;

- Cartão de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); e

- Documento oficial de identificação, com fotografia.

e) Os candidatos se apresentarão trajando camisa tipo pólo ou de botões com

meia manga ou manga comprida. Disposta para dentro da calça, com cinto e sapatos

com meias, e deverão trazer o seguinte material:

- PIS/PASEP, se possuir;

- Identidade (original + quatro(4) cópias)

- Documento comprovante de residência (2º semestre/2007 - original +

duas (2) cópias);

- Seis (6) fotos 3x4 – coloridas, fundo branco, datadas de menos de

seis meses, com cabelo cortado, sem barba e sem bigode;

- Quatro (4) cadeados com chaves reserva;

- Material de higiene pessoal (incluindo duas toalhas de rosto e duas

de banho);

- Um par de sandálias tipo “havaianas” pretas;

- Material escolar (2 cadernos de 60 folhas, canetas esferográfica

preta, azul e vermelha, lápis, borracha, fita durex e régua de 30

cm);

- Seis (6) folhas de papel pardo para forrar armários;

- Material de limpeza (graxa preta e branca, escova de sapatos, escova

de roupas, polidor de metais e flanela);

- Material para costura (agulhas, linhas cinza, branca preta e azul

marinho, tesoura);

- Pelo menos um (1) calção azul para ginástica;

- Pelo menos três (3) camisetas brancas sem manga;

- Pelo menos três (3) pares de meias soquetes brancas;

- Um (1) par de tênis para ginástica e corrida (predominantemente

brancos, sem cores berrantes);

(Continuação da Nota à Imprensa de 21/12/2007, da DEnsM........................)

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

- 3 de 3 -

- Pelo menos uma (1) sunga preta (sem marcas);

- Pelo menos duas (2) calças tipo jeans, na cor azul, não desbotadas;

- Pelo menos cinco (5) camisetas brancas meia manga;

- Uma caneta para marcar roupas;

- Protetor solar; e

- Caso haja adaptandos que façam uso de medicamentos, controlados, ou

não, deverão trazê-los consigo e, no caso de controlados, estes

deverão vir acompanhados do respectivo receituário médico, o qual

será apresentado no Departamento de Saúde da Escola Naval na primeira

oportunidade.



Atenciosamente,




JEFERSON J. RIBEIRO DOS SANTOS

SO-TI-IO

Supervisor da Divisão de Divulgação

NOVOS BLINDADOS

Montadora da Fiat vai fabricar novos blindados para Exército
Plantão | Publicada em 21/12/2007 às 14h12m
O Globo
BRASÍLIA - O Exército e a Iveco, montadora de caminhões do Grupo Fiat, assinaram nesta sexta-feira um contrato para a produção de viaturas blindadas de transporte de pessoal - média de rodas (VBTP-MR), que vão representar uma renovação da atual família de blindados das Forças Armadas, incluindo veículos de tranporte pessoal, viatura oficina e de reconhecimento, entre outros.

O VBTP-MR, em seu modelo básico, é um carro de combate blindado de 25 toneladas, anfíbio, aerotransportável, com tração nas seis rodas e capacidade de conduzir dez soldados e um motorista. O projeto do VBTP-MR será desenvolvido em parceria com os engenheiros militares do Exército e a montadora, visando o desenvolvimento e a absorção de tecnologia pela força. O protótipo será construído na fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG).

Ao lado das especificações de ordem militar, o novo veículo deve ser projetado tendo em vista a facilidade de manutenção e disponibilidade de peças de reposição no mercado nacional, com índice de nacionalização superior a 60%, segundo previsões do Exército.

VENCIMENTOS/PROVENTOS /PENSÕES

Porto Alegre,RS, 22 de dezembro de 2007
RUI GARAVELO MACHADO


VENCIMENTOS/PROVENTOS/PENSÕES
*... a culpa , pelo descaso , não é só deles ...


Trata-se de assunto extremamente desagradável e , para nós , Militares , até bastante constrangedor ; refiro aos Vencimentos/Proventos e Pensões.
A cada dia , circula pela Internet e , muito raramente , pela Mídia alguma noticia sobre o Sr LULA , o Sr NELSON JOBIM e o tal Reajuste/Aumento dos Militares.
Em se tratando do Sr LULA - o mesmo que diz ser coisa de bravata quando falava na Oposição - e do Sr NELSON JOBIM - que fraudou até itens da Constituição , conforme sua (dele ) confissão - ninguém de razoável inteligência/bom senso pode acreditar .
São , ambos , profissionais da política ; o Sr LULA já fez de tudo - correto ou não - para ser candidato e , ao fim e ao cabo ser eleito e governar ; o Sr NELSON JOBIM faz lembrar a célebre frase do Sr LULA sobre o Sr BRIZOLA "... é capaz de pisar no pescoço da própria mãe para ser candidato... ".
Daí , repito , qualquer Militar de razoável inteligência/bom senso não pode acreditar nas promessas de ambos .
O que causa tristeza/desapontamento/frustração é assistir a passividade/silêncio dos Chefes Militares.
Ou estão silentes pela ( super falsa) Disciplina/Hierarquia ou - o que é pior - estão concordes com ambos os políticos e , nesse caso , a eles se assemelham .
O que desejo deixar bastante claro é :
- não há a mínima razão para acreditar no Sr LULA e no Sr NELSON JOBIM ; ambos são capazes de tudo e agem como o escorpião : pica porque é de sua natureza;
- já os Chefes Militares - ao que se sabe - até as indicações e posses eram destacados e distinguidos por seus méritos ; hoje , ao que parece , são semelhantes aos políticos , isto é , tangidos pelos ventos dos interesses se dirigem para cá ou para lá ; se mandarem dançar , dançam ; se mandarem cantar , até berram ; se mentirem , acreditam.
Pobre FF AA.
Um Oficial Superior das FF AA recebe como Vencimentos muito menos que um Oficial de Transporte Vertical do Congresso ( traduzindo : ascensorista ) ganha como Salário .
E , para a alegria e diversão dos revanchistas , o Sr LULA , o Sr JOBIM e sequazes prosseguem com suas promessas e baboseiras.
Em resume e para concluir :
- a culpa pelo " estado de miserabilidade " ( se comparada à outras Carreiras ) não é exclusivamente dos Sr LULA e do Sr JOBIM ......deixa para lá !!!
Pobre FF AA .
RUI GARAVELO MACHADO



Cordialmente
RUI GARAVELO MACHADO
Amigos para sempre e um pouco mais
Cordialmente
RUI GARAVELO MACHADO
Amigos para sempre e um pouco mais

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

BONS OLHOS SOBRE AS FFAA

Rio de Janeiro, 8 de dezembro de 2007.
De olhos atentos
O navio Sir Galahad já se preparava para o desmonte no ferro velho, quando foi salvo pelo operoso governo Lula, que está disposto a recuperar as FFAA brasileiras. "A Marinha comprou do Reino Unido o navio Sir Galahad, que passará a se chamar Garcia d'Ávila. Com 8 mil e 750 toneladas, foi construído nos anos 60 e "deu baixa" em 2003, após missões humanitárias em Angola e Iraque". É o que informa o colunista Cláudio Humberto.
Nessa de olhar com bons olhos as FFAA, o governo Lula, como os antecessores que
se seguiram aos governos militares, tem cuidado com carinho o lado humano da
instituição militar. Desde já se pensa incluir a tropa no programa Bolsa Família. E os comandantes militares, ganhando tanto quanto um major da Polícia Militar de Brasília, receberam uma missão extra para compensar os altos proventos, e apreço dado pelo governo; foram intimados a não mais permitir que as 'vagabundas' das milicas, esposas dos militares, fiquem de arruaças pela Esplanada dos Ministérios, incomodando os senhores meganhas da dita cuja polícia do Planalto.
Este é o resultado da política de boa vizinhança adotada pelas FFAA. Acenam com a concórdia, com a distribuição de condecorações e honrarias para os detentores do poder; e recebem em troca o desprezo e a incompreensão. "Joga pedra na Geni / Joga pedra na Geni / Ela é feita pra apanhar / Ela é boa de cuspir / Ela dá pra qualquer um..." Como dizem os versos de Chico Buarque.
As FFAA tinham status de ministérios, tratando diretamente com o presidente da República os problemas inerentes a cada Força. Hoje essa função passou para um ministério da Defesa, sob o comando de um civil, que desconhece a missão e age como se o soubesse. Distanciados do poder, os comandantes militares foram jogados à escanteio. O máximo que conseguem fazer é se lamuriar pelos cantos, sem autoridade e distantes das decisões. E não se esforçam para atenuar a condição de inferioridade. Apenas se queixam quando são descartados e substituídos de seus cargos. Os exemplos são clássicos. O presidente FHC quando assumiu o segundo mandato, não manteve o Comandante do Exército. Este, sentindo-se rejeitado, deixou o governo falando o que não teve coragem de falar enquanto estava no comando do Exército. No primeiro mandato do presidente Lula tivemos um comandante do Exército que marcou a sua passagem pelo cargo como o mais desastrado dos Comandantes do Exército. Errou quando não assumiu a nota expedida pelo CCOMSEX e foi obrigado a redigir quatro notas, até que satisfez o ministro da Defesa José Viegas. Essa fraqueza lhe valeu boas dores de cabeça, tamanho o número de reguadas levadas no couro cabeludo. E se não bastasse, ainda marcou bobeira num aeroporto, impedindo a partida de uma aeronave que se destinava a Brasília. Resultado: virou saco de pancada de tudo quanto é movimento de esquerda, que aproveitou a ocasião para cair pesado sobre as FFAA, em particular sobre o pouco sensato comandante militar, que hoje responde a processo movido pelo MPF, em conseqüência deste ato intempestivo. E não ficou por aí: o ilustre comandante militar viveu os seus piores dias como comandante do Exército, ao pleitear um reajuste de salário, levando seguidos chás de cadeira no gabinete do Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República, José Dirceu.
Se se pensa que os nossos atuais comandantes militares aprenderam com os erros de seus antecessores, engana-se. O atual ministro da Defesa, Nelson Jobim, encontrando fraqueza nos chefes militares, começou a sua gestão ameaçando não só o comandante do Exército, quanto o Alto Comando do Exército. O comandante do Exército reuniu os oficiais quatro estrelas para protestar, mas o que conseguiu foi publicar uma nota, insossa, devidamente censurada pelo ministro da Defesa, ficando o dito pelo não dito.
Agora se pergunta: temos chefes militares, ou arremedos de oficiais generais?
Afianço que no meu tempo de caserna um oficial, qualquer posto que exercesse, era uma autoridade respeitada. Um comandante militar era visto como liderança, acatado e admirado pelos seus comandados, e conceituado pela sociedade. Hoje serve de chacota, dada as suas atitudes de mediocridade, covardia, frouxidão e pusilanimidade.
Não temos mais chefes militares. O que se vê por aí são arremedos de chefes, ridicularizados e desrespeitados por quantos deveriam cultuar e tê-los como lideranças militares! Esses senhores venderam a sua dignidade por trinta dinheiros e uma boquinha quando passam para a reserva.
O anárquico governo Lula conseguiu o impossível: transformou homens de bem, em ratos de esgoto, em indivíduos medíocres, em vilões sem alma e coração. Um monturo de homens fardados! São esses senhores que estão permitindo o sucateamento do material bélico das FFAA, e transformando a tropa num grupamento de famintos, submissos, que à falta de uma liderança militar, se submetem aos caprichos de seus opressores, e os defendem, deixando sinalizado que num evento em que se tenha que empregar as FFAA para restaurar a dignidade da nação, vai-se encontrar uma cisão interna, pior do que a situação de insubordinação vivida nos anos 60.
Na atualidade, dorme-se com o inimigo ao lado. E que não se pense que 35 não irá se repetir!
José Geraldo Pimentel
CAP QAO (R/1) EB

PROMOÇÕES DE OFICIAIS -25/12/2007

*A PALAVRA OFICIAL DO EXÉRCITO*
INFORMEX NR 031 – 21 DE DEZEMBRO DE 2007
DISTRIBUIÇÃO: TODAS AS ORGANIZAÇÕES MILITARES
DIFUSÃO: TODOS OS MILITARES
ASSUNTO: PROMOÇÃO DE OFICIAIS

Incumbiu-me o Sr Comandante do Exército de transmitir à Força que serão efetuadas, a contar de 25 de dezembro de 2007, as promoções abaixo, conforme discriminado:


PORTARIA Nº 928, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2007.


Promoção de Oficiais


O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso da delegação de competência que lhe confere o art. 1º, inciso IV, do Decreto nº 2.790, de 29 de setembro de 1998, combinado com o art. 19 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, e de acordo com os arts. 4º, alínea "b)", 11, § 2º, e 21, alínea "b)", da Lei nº 5.821, de 10 de novembro de 1972, em conformidade com as prescrições estabelecidas sobre o assunto, nos arts. 47º e 48º, do Decreto nº 3.998, de 5 de novembro de 2001, resolve:

PROMOVER,

por merecimento, aos postos imediatos, a contar de 25 de dezembro de 2007, os seguintes oficiais das Armas, dos Quadros e dos Serviços:


AO POSTO DE CORONEL


OS TENENTES-CORONÉIS

INFANTARIA

BENEDITO CELSO DOS (SANTOS) 9º BI Mtz
CLAUDIO LUIZ DE (REZENDE) COSTA Cmdo Fron R NEGRO/5º BIS
EDSON (RONALDO) OLIVEIRA DA SILVA EsIMEx
ENIO MOREIRA (AZZI) ECEME
DINALDO (SABINO) DE FIGUEIREDO IPCFEx
(NORTON) LUÍS SILVA DA COSTA D T Mob
(EDMIR) RODRIGUES BEZERRA COTER
KLAUSS ERICH (KLEIN) 15º BI Mtz
IVAN CARLOS GINDRI (ANGONESE) 56º BI
JOSÉ LEONARDO (MANISCALCO) ECEME
CLÁUDIO (HOLANDA) DE MENEZES CIE
(HEIMO) ANDRÉ DA SILVA GUIMARÃES DE LUNA 4º BPE
LUIZ ANTÔNIO (CAUDURO) SOSA COTER
RENATO MELLO DE ANDRADE (NERY) 54º BIS
FRANCISCO (RONALD) ROCHA FERNANDES Cmdo C M P
JOSÉ (OTÁVIO) GONÇALVES 38º BI
HENRIQUE DOS SANTOS (WEBER) CComSEx
ANTONIO ROQUE (PEDREIRA) JUNIOR Gab Cmt Ex
(JORGE) EDUARDO DE AZAMBUJA BARCELLOS Cmdo 5ª RM/ 5ª DE
(PAULO) GILBERTO DA (SILVA) 1º CTA
NILTON (RODRIGUES) DE SOUZA CEP
PAULO DE (TARSO) CORDOVIL CORRÊA DOS SANTOS COTER
JOSÉ AUGUSTO (MASSAD) GOMES DA SILVA 47º BI
(HEGEL) PEREIRA BRITTO 19º BI Mtz
GUILHERME JOSE DA COSTA (NASCIMENTO) 35º BI


CAVALARIA

JOSÉ CARLOS BRAGA DE (AVELLAR) DGP
FRANCIS DE OLIVEIRA (GONÇALVES) EME
DIDIO PEREIRA DE (CAMPOS) GSI/PR
BENTO (PAULOS) CABRAL DCEM
MARCELO BARBOSA (CUNHA) 14º R C Mec
LEONARDO (PFEIFER) MACEDO MD
NILTON GONÇALVES (REZENDE) 10º R C Mec


ARTILHARIA

(MARCO ANTONIO) SOUTO DE ARAÚJO 6º GLMF e CIF
(MÁRIO CÉSAR) LIMA DE AMORIM COMDABRA
(JEFFERSON) LAGES DOS SANTOS EME
ORLANDO ROQUE (DE SIMONE) 12º GAC
EMIDIO SILVA (DIAS) Cmdo 4ª RM/4ª DE
JÚLIO CESAR DA (COSTA E SILVA) Cmdo CMNE
(RENATO) GONÇALVES LEITE MD
LUIZ AUGUSTO (CRISTOVÃO) LIOTTI Cmdo 4ª Bda C Mec
CARLOS MARTINS DE (OLIVEIRA) 29º GAC/AP
(FERNANDO) GOMES FERREIRA 31º GAC (ES)


ENGENHARIA

FERNANDO LUIZ (PERINI) Cmdo Cmdo Av Ex
(WALTER) ADEL LEITE PEREIRA GSI/PR
JORGE PAULO DOS (SANTOS SOARES) 24ª CSM
(RIVAIL) LUIZ CERQUEIRA 15ª CSM
(ADAUTO) VIEIRA AMÉRICO DEC
ANGENOR LOPES (FONTOURA) 6º B E Cmb


COMUNICAÇÕES

WALTER DA ROCHA (TRAVASSOS) JÚNIOR MD
FRANCISCO ANTONIO DO AMARAL (BRATHWAITE) 17º B Log
JAIRO PONTO (LESSA) IME


MATERIAL BÉLICO

LUÍS ANTÔNIO FERNANDES (SARTORI) DMAvEx
FRANCISCO CARLOS (LEITE) Cmdo 9ª RM
JOSÉ TORRES (VIEIRA) DE AZEVEDO 22º D Sup
LUÍS ALBERTO GONÇALVES (IGNÁCIO) 9º B Sup


INTENDÊNCIA

(ODIR) MARTINS DE SOUZA D Cont
(CHESMAN) LOUREIRO DE LIMA Dep Subs SANTA MARIA
ROBINSON DOS SANTOS (SANTIAGO) 2ª ICFEx
AUGUSTO CEZAR AZEVEDO (CARDOSO) 5ª ICFEx
(MILTON) PEREIRA DE ALBUQUERQUE JUNIOR 12ª ICFEx


ENGENHEIROS MILITARES

ROBERTO (GASSEN) XAVIER 1º CTA
PAULO CESAR SALGADO (VIDAL) DF


SAÚDE (MÉDICO)

RAIMUNDO (SÉRGIO) FURTADO DE OLIVEIRA HCE
RUBEM SANTOS (JÚNIOR) HCE
JOSÉ (MIGUEL) HCE
FRANCISCO JOSÉ (MADEIRO) MONTEIRO H Ge R
FERNANDO (STORTE) H Ge SP
CELSO LUIZ MUHLETHALER (CHOUIN) H Gu VM


SAÚDE (FARMACÊUTICO)

JEZUEL FONSECA (SERAFIM) Cmdo 3ª RM
LUIZ FERNANDO (FREITAS) SILVEIRA H Ge C


SAÚDE (DENTISTA)

GERALDO JOSÉ FERREIRA (SAMPAIO) H Ge SP
(RICARDO) LUIZ IVAN DA MOTTA H C E
JOSÉ LEONARDO (BRIDE) Cmdo 23ª Bda Inf Sl
(LUIZ EDUARDO) MARQUES NUNES H Ge JF


AO POSTO DE TENENTE-CORONEL


OS MAJORES

INFANTARIA
ÂNGELO FERNANDO (FACCIOLLI) 7ª CSM
EVERALDO ALVES (MACIEL) JÚNIOR CMB
(NELSON) SANTANA DA SILVA DAProm
(DAVI) SILVA TEIXEIRA DE SOUZA EsEFEx
MÁRIO VILA (PITALUGA) FILHO IPCFEx
ROBERTO MOUTELLA (PIMENTA) EsPCEx
JAIR RODRIGUES DA (CRUZ JÚNIOR) Cmdo 12ª Bda Inf L (Amv)
ALFREDO DE ANDRADE (BOTTINO) ECEME


CAVALARIA

CLÁUDIO EMILIO PINTO DE (QUADROS) 7º R C Mec
JOSÉ OTÁVIO BERTÉ (CASSEPP) DGP
(DANILO) ANDRÉ CARRAPATEIRA DE OLIVEIRA DCEM
(MARCO AURÉLIO) GUIMARÃES MD
ALEXANDRE GINDRI (ANGONESE) ECEME


ARTILHARIA

(ADYR) DE PAULA Cmdo 7ª RM/7ª DE
MARCO (AURÉLIO BAPTISTA) 5ª CSM
MARCELO SILVA DA (FONSECA) Cmdo 13ª Bda Inf Mtz
ANTÔNIO (GIL) BEZERRA CORDEIRO Cmdo 8ª RM/8ª DE
(ROBSON) DOS SANTOS CARVALHO Cmdo AD/1
(CARLOS EDUARDO) BARBOSA CARVALHO Cmdo 12ª RM


ENGENHARIA

ANTONIO CARLOS DE (TORRES) CECMA
(OSMAR) DE LIMA ARAÚJO 5º B E Cnst
LUIZ EDUARDO LIMA DE (ALMEIDA) CPOR/R
PAULO DE TARSO (PASSOS) DA COSTA EsAEx
HEIDER ANTUNES (RAMIRO) DE LIMA Cmdo 1ª DE


COMUNICAÇÕES

FERNANDO (ALVES VIEIRA) 6º CTA
LUIZ CARLOS DA (CRUZ) FILHO DMCEI


MATERIAL BÉLICO

NAPOLEÃO RICARDO (BARBOSA) COSTA 27º B Log
(ALBERTO) FERNANDO VICENTE DE LIMA D Log


INTENDÊNCIA

CARLOS ESQUERDO (CARNEIRO) EsAO
JOÃO HENRIQUE MESIANO (PRACIANO) FILHO D T Mob
ENGENHEIROS MILITARES

PAULO (RICARDO) CORRÊA BONIFÁCIO CDS
(ALAELSON) VIEIRA GOMES IME
(MARCUS VINICIUS) DOS SANTOS FERNANDES IME
VLADIMIR (HALLAK) GABRIEL 5º BIL
CARLOS ALBERTO (BACCINI) BARBOSA CRO/5ª RM


SAÚDE (MÉDICO)

JAB SOUSA DA (SILVEIRA) H Ge BSB
JOSÉ MÁRIO (BORGES FORTES) LIMA H Gu VM
ALEXANDRE SERRA (VALLADÃO) H C E
(JOSÉ CEZAR) DOS SANTOS H C E
FRANCISCO CARLOS TAVARES (RIVERA) VILA HFA


AO POSTO DE MAJOR

OS CAPITÃES

INFANTARIA

ROBERTO WANDERLEY (GUARINO) JUNIOR 54º BIS
DAVID LEONARDO DE (SAINT’ JUST) FONTES RIBEIRO AMAN
ANTONIO CARLOS (DUTRA) JUNIOR 8º B Log
(CLYNSON) SILVA DE OLIVEIRA Dst Op Psico
MARCELO (PASCARELLA) DE AZEVEDO COSTA CMC
JOSÉ (BONIFÁCIO) SALES DA SILVA JÚNIOR BGP
ANDRÉ LUIZ (SAMPAIO) AFFONSO Cmdo Fron R NEGRO/5º BIS
CLÓVIS ELÍSIO COUTINHO (GOMES DA SILVA) Cia Cmdo 15ª Bda Inf Mtz
LUIZ FABIANO MAFRA (NEGREIROS) 12ª Cia Gd
EDUARDO DA (VEIGA) CABRAL 26º BI Pqdt
(NILTON) DINIZ RODRIGUES 1ª Cia Inf
GENARO MACHADO (BECKENKAMP) Cia Cmdo 1ª DE
RAYMUNDO (PIRES) MONTEIRO 1ª Cia PE
(ÁLVARO) DE ARAÚJO FERREIRA LIMA FILHO 37º BIL
(MÁRCIO ROGÉRIO) BRITO BORGES 24º BC
SÉRGIO VELLOSO (VAZ SAMPAIO) 12º BI
(ERALDO) FRANCISCO FERREIRA JUNIOR Cia Cmdo 10ª Bda Inf Mtz
(CLÁUDIO) SAMPAIO PEREIRA DE LIMA EsSA
LUCIANO AUGUSTO (CABANAS) KANHET 32º BI Mtz
ALEXANDRE (NEVES) LEMOS ESTEVES 51º BIS
(JADER) MESSIAS CHERES 20º BIB
MAURICIO VARGAS (HÜNING) Cia Cmdo 8ª Bda Inf Mtz
GUILHERME LIMA TORRES (SANGINETO) CMRJ
(REGINALDO) DOS SANTOS OLIVEIRA 59º BI Mtz
GEORGE (HAMILTON) DE SOUZA PINTO AMAN
ALEXANDRE CAVALCANTI (GUIMARÃES) Cia Cmdo CML
CARLOS (EMANUEL) DE SOUZA SANTOS EsAEx
(MARCOS ANTONIO) TAVARES DA COSTA 10º BI
ANDRÉ MENEZES (GALVÃO) Cia Cmdo CMS
RODRIGO (LOTT DE MORAES) BPEB
ANDRÉ LUCIANO (BITTENCOURT) BARBOSA Cia Cmdo 1ª Bda Inf Sl
ANDRÉ LUIZ (GUIMARÃES SILVA) Cia Cmdo 3ª Bda Inf Mtz
JOSÉ HENRIQUE (MENEZES) RAMOS 3º BPE
(FÁBIO) LEITE (COSTA) 3º B Av Ex
(MARCO AURELIO) CALDAS 13º BIB
MAURÍCIO DO PRADO (FIGUEIRAS) 1º BIS
ALEXANDRE SILVEIRA (PESSÔA) Cia Cmdo 8ª RM/8ª DE
(JORGE) RAMOS DA SILVA CIGS
MARCO (TULIO) BATISTA EsEFEx
EDMUNDO (DO VALLE) AMAN
MARLOS TEIXEIRA (PARANHOS) CIE
ROBSON DE MENEZES (PERONI) CAMPOS 6ª Cia Intlg
EDUARDO (D’ AVILA) CPOR/SP
EDIVAN LUIS (VIER) 24º BC
NIVALDO ALVES DE (MOURA FILHO) 61º BIS
(CARLOS CESAR) BRASIL LAURINDO CMM
CARLOS HENRIQUE DA SILVA (MACHADO) 2ª Cia Gd
(HALLEY) BEZERRA DANTAS AMAN


CAVALARIA

MARCELO (RODRIGUES) 14º R C Mec
(CARLOS) ALEXANDRE DE SOUZA AMAN
JOÃO GUSTAVO RIBEIRO DE (CERQUEIRA-LIMA) NETO EsAO
LUIZ CARLOS (BARROSO RAMOS) JUNIOR 3º R C Gd
MARIO (MINORU) KUAMOTO 1º R C Gd
MARCELO GOMES (KNAPIK) 20º R C B
ALESSANDRO (SBERNI) Cmdo 8ª Bda Inf Mtz
PAULO MARCELO (SELANI) EsPCEx
SÉRGIO DOS SANTOS (BOTELHO) CIAvEx
(ACÉLIO) FERREIRA DA SILVA JUNIOR EsAO
VAGNER) KNOPP DE CARVALHO C I Bld
RICKMANN (SCHMIDT) EsSA
ADAIL RODRIGUES DE (ASSUNÇÃO) EsSA
ALEXANDRE (PFAENDER) JUNIOR 23º Esqd C Sl
CLÁUDIO CESAR DA (SILVA LEMOS) 2º Esqd Av Ex
MARCELO (MILWARD) DE ALBUQUERQUE Esqd Cmdo 3ª Bda C Mec
MARCOS VINICIUS (SERRENHO) DE CARVALHO EsSA
(HUMBERTO) SILVEIRA DE ALMEIDA CPOR/RJ


ARTILHARIA

CLAYTON (AMARAL) DOMINGUES EsAO
LUCIO FERREIRA DE (MEDEIROS) 2ª Bia AAAe
(EDUARDO) AUGUSTO NASCIMENTO (ROCHA) 5º GAC/AP
MARCELO PAIVA (FONTENELE) CIGE
ELIAS SILVA (GUEDES) 31ª CSM
(ALEXSANDRO) HENRIQUE SILVA 1ª Bia AAAe
(ALEXANDRE) JOSÉ SILVA DE (SÁ) Cmdo AD/3
(EDGARD) BRITO DE MACEDO Cmdo 1ª Bda AAAe
(SÉRGIO) LUÍS (PINHEIRO) DA SILVA 21ª Bia AAAe Pqdt
FABRÍCIO (RAMIRES) PINTO 14ª Bia AAAe
RICHARD ALVES (FIORAVANTE) EsAO
MARCELO (DURAES) DE SOUZA CMJF
DORIAN) CERQUEIRA DE SOUZA EsMB
CARLOS HENRIQUE DA (SILVA MARTINS) 14º GAC
CLÁUDIO (VIANA) PEREIRA 31º GAC (ES)
ALESSANDRO DOS SANTOS (LIBERATORI) EsAEx
(ANDRÉ) COELHO DA (SILVA) AMAN
GÉDER TÁVORA (SAID) AMAN
(ROGÉRIO) PEREIRA GONÇALVES AMAN
MARCIO DA SILVA (AMORIM) EsAO
JOSÉ ANTÔNIO (SAZDJIAN) JUNIOR 3º B Av Ex
SERGIO MARTINS (ROCHA) Cmdo 5ª RM/5ª DE
(DANILO) SILVA MAIA EsSA
GIOVANNI SAMUEL (SCHNEIDER) SOARES 9º GAC
ANDRÉ GUSTAVO CHAVES (MATHEUS) Cmdo 15ª Bda Inf Mtz


ENGENHARIA

ITAMAR (FELDMANN) Cia Cmdo 1º Gpt E
(JOILSON) SILVA LIMA Cmdo 2º Gpt E
(ROBERT) MACIEL DE SOUSA 4ª Cia E Cmb Mec
(FRANK) ALVES NUNES 2ª Cia E Cmb Mec
RAFAEL (ROESLER) AMAN
ANDERSON FLORES (RETORI) CMSM
FÁBIO (LINCOLN) LEMOS LOBO CEP
ALEXANDRE NEVES (LEAL) EsIE
RAFAEL (AQUINO) DOS SANTOS EASA
GLÁUCIO (ÉRICO) DE ALMEIDA SILVA 1ª Cia E Cmb Mec
(ROBERTO IUNES) SOARES BESERRA 21ª Cia E Cnst
(LUÍS HENRIQUE) SANTOS FRANCO 15ª Cia E Cmb


COMUNICAÇÕES

ANDRÉ GUSTAVO PINHEIRO DO (REGO BARROS) CIGE
ANDRÉ LUIZ DOS (SANTOS FRANCO) CIGE
JOÃO MATOS PINHEIRO (FILHO) CIGE
FERNANDO (BASILIO) DA SILVA JUNIOR CIAvEx
MARCELO RODRIGUES (STACHUK) 12ª Cia Com Mec
(RODOLFO) TRISTÃO PINA 4ª Cia Com
(FERNANDO) DE (FARIAS) FERREIRA CIGE
LUIZ DE (FARIAS) CARVALHO 13ª Cia Com Mec
(LUÍS CARLOS) SOARES DE SOUSA DGP


MATERIAL BÉLICO

CARLOS EDUARDO (BRUGIOLO) 4º D Sup
ALEXANDRE (MAXIMIANO) PEREIRA 16ª Ba Log
(KAZUO) RAYMUNDO DE MAGALHÃES DCMun
JOSÉ EUSTAQUIO SANTOS (MARGOTTO) Pq R Mnt/5ª RM
(HELDER) LIMA DE QUEIROZ Cmdo 8ª RM/8ª DE
JOSÉ CARLOS (IENGO) BATISTA AMAN
ANDRÉ MONTEIRO (GUSMÃO) EsAO
(WELSON) DA CONCEIÇÃO JORGE AMAN


INTENDÊNCIA

MARCELO DE (BARROS) BARBOSA CRO/5ª RM
ANDRÉ LUÍS (NUNES) MACHADO H Ge PA
MARCOS WAGNER RODRIGUES (MONTEIRO) EsAO
ALEXANDRE MAGNO VIEIRA (FRANÇA) AMAN
ALEXANDRE (MARTINELLI) CERQUEIRA EsAEx
FERNANDO PINTO (LIBÓRIO) Cmdo 17ª Bda Inf Sl
EDUARDO (DEFILIPPO) PMZS
MARCIO (GABRIEL) RIBEIRO EsAO
ALESSANDRO (HADDAD) DOS SANTOS H Gu MARABÁ
WILLIAM (PAULO) DA (COSTA) CPOR/R
MARCELO (BLANCO) DA COSTA 3º B Sup
ÉLTON RODRIGUES ALVES (ARRAIS) EsAO
ALEXANDRE (FERNANDES) MONTEIRO MD
MARCO ANTÔNIO (ALVES) 10º D Sup
HAMILTON (VILLELA) DA SILVA FILHO 4º B Av Ex
MARCO AURÉLIO (CAMILO) MUNIZ 9ª ICFEx
(ERNESTO) ISAACODETTE DUTRA PEREIRA BATISTA LOPES AMAN
(MARCELO) HENRIQUE DANTAS DA SILVA HCE


ENGENHEIROS MILITARES

MARCUS JOSÉ (PIO) IME
ANDRÉ LUIZ (VALLE) ROSA COTER
FRANCISCO (EDUARDO LIMA) DE MEDEIROS C T Ex
(ANTÔNIO) CLÁUDIO PINHEIRO BARBOSA IME
ANTÔNIO EDUARDO (CARRILHO) DA CUNHA IME
MAURO CEZAR (REBELLO) CORDEIRO IME
(JÚLIO) CESAR JOSÉ RODRIGUES JUNIOR C T Ex
VINICIUS CORREA (DAMASO) C T Ex
MAURICIO (MOUTINHO) SILVA C T Ex


SAÚDE (MÉDICO)

JOSÉ MÁRIO (ÁVILA) DOMINOT H Ge PA
TARCISO FONTES (NARDY) Cmdo 4ª RM/4ª DE
AUGUSTO CARLOS NASCIMENTO (GIBSON) H Gu N
ADAIL (TENÓRIO) CARMO H Ge C
ANTÔNIO (ENOFRE) DA SILVA Cmdo Fron RONDONIA/6º BIS
MANOEL (ROBERTO) PEREIRA DE SOUZA H Gu JP
AMILCAR (PELINI) DA FONSECA 25º BC


SAÚDE (FARMACÊUTICO)

(WEBER) VICENTE ALVES Pol Mil PA
GREGÓRIO (CORTEZ) H Gu CA
SANTIAGO (DE LA TORRE) RUIBAL HCE


SAÚDE (DENTISTA)

GENIVALDO (MOURA) DA SILVA H Ge R
ALEXANDRE RODRIGUES (BUCCI) H Gu MARABÁ
MARCELO AUGUSTO (MENDES) COSTA H Ge CG
MAURO ADRIANO (TOMÉ) H Gu SA

QCO

(ANA LÚCIA) DE OLIVEIRA CARNEIRO EsPCEx
(MANOEL) JORGE RODRIGUES CComSEx
(CEZAR) FREITAS (LOPES) DGO
ADRIANA) PÉRICO Cmdo CMS
(ALYNE) ALVES TRINDADE DEPA
(DARCI) LUIZ PLASSE Cmdo 3ª RM
(MAGNUS) BERTOGLIO 1º CTA
MARIA CRISTINA PASSOS (GIANNINI) H Gu SGC
MANOEL SUEIDE (FREITAS) Cmdo Fron SOLIMOES/8º BIS
ANTONIO AURIMÁ (ALBUQUERQUE) DCEM
EVA NISA (BERWALDT) CIGE
ELISEU DE (ANDRADE) DGP
JOSÉ ROBERTO (GERHEIM) INFANTE DEP


PORTARIA Nº 929, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2007.


Promoção de Oficiais


O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso da delegação de competência que lhe confere o art.1º, inciso IV, do Decreto nº 2.790, de 29 de setembro de 1998, combinado com o art. 19 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, e de acordo com os arts. 4º, alínea "a)", 11, § 2º, e 21, alínea "b)", da Lei nº 5.821, de 10 de novembro de 1972, em conformidade com as prescrições estabelecidas sobre o assunto, nos arts. 47º e 48º, do Decreto nº 3.998, de 5 de novembro de 2001, resolve:

PROMOVER,

por antigüidade, aos postos imediatos, a contar de 25 de dezembro de 2007, os seguintes oficiais das Armas, dos Quadros e dos Serviços:


AO POSTO DE CORONEL


OS TENENTES-CORONÉIS

INFANTARIA

MURILO (NEI) MACIEL Cmdo 13ª Bda Inf Mtz
LUIZ (GUSTAVO) DOS SANTOS TEIXEIRA Cmdo CMP
(IVANILDO) ALCANTARA DO NASCIMENTO DAProm
ROBSON (RODRIGUES) EsAEx
SERGIO RIBEIRO (GUIMARÃES) Cmdo 3ª RM


CAVALARIA

HENRIQUE ANTÔNIO DA (COSTA) CPOR/PA
MAURIVERTH (SPENA) JUNIOR Cmdo 5ª RM/ 5ª DE


ARTILHARIA

MAURO JOSÉ DE CARVALHO (NOGUEIRA) Cmdo 9ª RM
PAULO ROBERTO PEREIRA (GOMES) Cmdo Bda Inf Pqdt


ENGENHARIA

CARLOS EDUARDO KROEFF (PLÁ) Cmdo 11ª RM


COMUNICAÇÕES

MARCOS SERGIO (PRINCHAK) Cmdo CMSE
(RONEI) ALBERTO SCHÖNARDIE CMF


MATERIAL BÉLICO

ALVIMAR DO (NASCIMENTO) DAC
CARLOS DA (COSTA FERREIRA) Cmdo 4ª RM/4ª DE


INTENDÊNCIA

MARCO ANTONIO (RABELO) DO AMARAL Cmdo 1ª RM


ENGENHEIROS MILITARES

BENEDITO LUÍS BARBOSA DE (ANDRADE) IME


SAÚDE (MÉDICO)

(ROBERTO) MANHÃES DE SOUSA Cmdo 1ª RM

AO POSTO DE TENENTE-CORONEL


OS MAJORES

INFANTARIA

CARLOS (EDUARDO) GONÇALVES GSI/PR
(GILBERTO) MARQUES DE SOUZA AMAN
VALDAIR (GIOVANNI) DE CARVALHO Ba Adm Ap Ibirapuera
JOSÉ ANTONIO (DIAS) TEIXEIRA (JUNIOR) 29º BIB
(ROMULO) VAZ NOGUEIRA CMB
FERNANDO AUGUSTO DE (CASTRO MENDES) CORRÊA 41º BIMtz
CLÁUDIO RENATO DE (BORBA) CAEx
CLERYO FERNANDES (GIAROLA) EsAEx
PAULO DE TARSO (RAMOS) 55º BI
MARCELO GRASSIA (SERENO) Cmdo 5ª RM/ 5ª DE
CARLOS ALBERTO (NACCER) ECEME
(NILSON) RODRIGUES DE SOUZA 4ª Cia Intlg
PEDRO (ALVES) FERREIRA NETO EsSE
ADRIANO CAMARGO (TESTONI) 11º BI Mth
FERNANDO DE GALVÃO E ALBUQUERQUE (MONTENEGRO) ECEME
FRANCISCO (SANTANA) DA SILVA FILHO 72º BI Mtz
DANILO (POSPIESZ) DE OLIVEIRA Cmdo Fron RONDÔNIA/6º BIS


CAVALARIA

JOSÉ (MARCIO) DE SOUZA ARAUJO CDS
(MÁRCIO) FRANCO (ROZAS) DEP
NILSON (DISCONZI) DA SILVA D Aud
LAUSIMAR JOSÉ (ZIMMERMANN) Cmdo 4ª Bda C Mec
ANSELMO RODRIGUES (EBERLE) Cmdo 6ª DE
(ANDRÉ) PORTELA BATISTA DCT
JERSON LUIZ DOS SANTOS (VIEIRA DA FONSECA) EME
CÁSSIO (GRILLI) CMB


ARTILHARIA

FERNANDO JOSÉ FRAGA (GARRIDO) Cmdo 12ª Bda Inf L (Amv)
FERNANDO DOS SANTOS (MORGADO) Cmdo 12ª RM
MOACYR GUEDES (ALCOFORADO) JÚNIOR CDE
(SIDÔNIO) LOPES FILHO Cmdo 11ª Bda Inf L (GLO)
CARLOS ALBERTO CAVALCANTE (CAMPOS) Cmdo 1ª RM
HENRIQUE (NATAL) DA SILVEIRA H Ge C
(FÁBIO LIMA) DE ALMEIDA EsACosAAe
JOÃO EUFRÁSIO DO (NASCIMENTO) DCIP
ODEMIR DE ABREU DAS (LARANJEIRAS) 28º GAC
(HAMILTON) IWAMOTO DA SILVA DGP
JOAQUIM DE LAGOS (LYRA NETO) 9º GAC


ENGENHARIA

FRANCISCO VIEIRA DOS (SANTOS JUNIOR) Cmdo 8ª RM/8ª DE
(ARISTOCLES) BATISTA PESSOA 2º B E Cnst
ANTONIO DE OLIVEIRA (ARAMAYO) Cmdo Bda Inf Pqdt
(JÚLIO) CESAR COSTA CRO/11ª RM
FRANCISCO (VLADIMIR) DA ROCHA 11º BE Cnst
CARLOS EDUARDO DE LIMA (BRANDÃO) 3º BE Cnst
(SÉRGIO MURILO) BARBOSA DE MACÊDO IBEx
(HERMES) ALFREDO CARVALHO RAMOS Cmdo 10ª Bda Inf Mtz


COMUNICAÇÕES

(GUTEMBERG) SOUZA DOS SANTOS EME
FRANCISCO JOSÉ (FREIRE) GONÇALVES Cmdo 12ª Bda Inf L (Amv)
MARCELO (EMÍLIO) DOS SANTOS 6° B Com
GUILHERME LUIZ MESQUITA (OLIVEIRA) DMCEI
CLÁUDIO VASCONCELOS (PLENAMENTE) CEP


MATERIAL BÉLICO

MANOEL AGUIAR (DOMINGUES) FILHO Pq R Mnt/10ª RM
JOSÉ MARCIO AZEVEDO (GOMES) 16ª Ba Log
(ROBSON) JOSÉ SOARES DA ROCHA Cmdo 2ª Bda Inf Sl
LUÍS (RONALDO) MONTIN Cmdo 2ª RM
(LUIZ) LUCIANO SILVA 3º B Av Ex
SEBASTIÃO CARLOS DA SILVA (PARREIRAS) 7º D Sup
CARLOS (EDUARDO) GUIMARÃES Cmdo 6ª RM


INTENDÊNCIA

JOÃO CARLOS DA (LUZ) ALMEIDA Cmdo 12ª RM
ANTONIO (RICARDO MAIA) DE OLIVEIRA CPOR/R
GERALDO MAGELLA DE (GODOY) E OLIVEIRA Cmdo 8ª RM/8ª DE
(RONALD) VIEIRA DO NASCIMENTO IME


ENGENHEIROS MILITARES

RENATO (SALLES) RODRIGUES DA SILVA Cmdo 6ª RM
(MARCELO) DE CARVALHO PRATES DEC
IRAN DA SILVA (ARAGÃO) FILHO IME
CELSO SOOMA (SASAQUI) Cmdo 1ª RM
NEWTON GOMES (DUMANI) JÚNIOR IME
CARLOS HENRIQUE (GEBER) OLIVEIRA DMCEI
JOSÉ RICARDO SOUZA (CAMELO) DCT


SAÚDE (MÉDICO)

JORGE) ALVES DE ALMEIDA H Ge SP
SÉRGIO LUIZ DOS SANTOS (NEVES) HCE
RAIMUNDO (BENTO) VIEIRA PEIXOTO Cmdo 1ª Bda Inf Sl
SÉRGIO ANTONIO (UCHA) RIBEIRO H Ge PA
MIGUEL FERREIRA (MOUTA) JUNIOR H Ge SP
LUIZ HENRIQUE PEREGRINO (BAUDEL) CIGS
LUIZ FERNANDO (MOSCOSO) MAIA Cmdo 1ª Bda Inf Sl
JOÃO (IVAN) DA COSTA GARCIA H Ge BSB
MIGUEL ANTONIO DOS SANTOS (ALVARENGA) H Ge B
AFONSO CELSO (BRAGA) H Gu N


SAÚDE (FARMACÊUTICO)

LUIZ MÁRIO (CAMISÃO) CORRÊA H Ge CG
JOSÉ (LICURGO) TINOCO DA LUZ LQFEx
(JORGE) CORREIA SEBASTIÃO IBEx
CARLOS ALBERTO (RAMOS) H Gu N


SAÚDE (DENTISTA)

(ALEXANDRE) ALFREDO SILVA H Ge CG
DOUGLAS (ABRANTES) PORDEUS H Gu N
PAULO CELSO) SIMÕES FERREIRA TOMAZ AMAN
JOSÉ ADRIANO (FARINA) H Gu PV


AO POSTO DE MAJOR


OS CAPITÃES

INFANTARIA

MILTON JOSÉ CARVALHO (DA CRUZ) Cmdo From SOLIMOES/8º BIS


CAVALARIA

(GLÁUCIO) JORGE FERREIRA ROSA EsAEx


ENGENHARIA

MARCELO DE MORAES (FONSECA) 4º B Log


MATERIAL BÉLICO

(GEORGE HENRIQUE) DUARTE DE VASCONCELOS 16º B Log

SAÚDE (FARMACÊUTICO)

CARLOS ALEXANDRE (GOLFETO) Cmdo 13ª Bda Inf Mtz


SAÚDE (DENTISTA)

(ITASSÚ) DE ALMEIDA PORTO JUNIOR H Ge BSB


QCO

MANOEL LÚCIO DA (SILVA NETO) Cmdo 1ª RM
MÁRCIA DE CARVALHO (SALIBA) CMC
MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA (MAGALHÃES) EsAO
(LIEGE) TEIXEIRA REAL CMSM
MAURÍCIO (DANIEL) DA SILVA CMPA
JOSÉ (LUIZ ALVES) DA SILVA HCE
(NARGEL) CÂNDIDO DA COSTA DGP
(ALMIR) ALEIXO DE CARVALHO CEP
ELZA ELIZABETH (DURAN) DE MENEZES CEP
GENIVALDO DA (SILVA) 2ª ICFEx
(MARISTELA) DA SILVA FERREIRA CEP
MIGUEL JOAQUIM (AMARO) 9ª ICFEx
(KÊNIA) GOMES DO CARMO PICANÇO H Ge BSB
ANA (RUTH) PIRES AMARAL H Ge B
(CAMILO) DILES PRESOTI 4ª ICFEx
(MARIA JUDITH) BERTO FRANCISCO EME
(MARA EMILIA) MENDES DOS SANTOS SEF
(JOANA MARA) CARVALHO DE CARVALHO IBEx


PORTARIA Nº 282, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007.

Promoção de Oficiais


O CHEFE DO DEPARTAMENTO-GERAL DO PESSOAL, no uso da delegação de competência que lhe confere o art. 1º, inciso V, alínea x), da Portaria do Comandante do Exército nº 761, de 2 de dezembro de 2003, de acordo com a alínea a) do art. 4° e alínea b) do art. 21 da Lei nº 5.821, de 10 de novembro de 1972, resolve

PROMOVER,

por antigüidade, aos postos imediatos, a partir de 25 de dezembro de 2007, os seguintes oficiais das Armas, dos Quadros e dos Serviços:


AO POSTO DE CAPITÃO

1º TENENTES

INFANTARIA
JEFFERSON (PINHEIRO SILVA) 2º BIS
FABIO ROBERTO SANTOS (ALCANTARA) AMAN
(CLEVERTON) SANTOS DIAS AMAN
LUIS HENRIQUE VIGHI (TEIXEIRA) 63º BI
MARCELO SOUSA DE (PINHO) AMAN
(GUSTAVO) TIYODI NAKASHIMA 13º BIB
ALAN LOPES (MELLINGER) 1º BFEsp
(MOACIR) MENDONÇA LIMA 2ª Cia Intlg
RAFAEL (OLIGURSKY) 1º B F Esp
CARLOS AUGUSTO DA (SILVA NETO) Cmdo 8ª Bda Inf Mtz
FLAVIO (MICK) AMAN
(THIAGO) GARCIA PEREIRA 26º Pel PE
(CLAUDINEI) DE ALMEIDA JÚNIOR 7º BIB
GUILHERME (MARZULLO) DE CARVALHO 35º Pel PE
PABLO NEVES (SALVIANO) DE LUCENA 4º BPE
(SAMUEL) SOALHEIRO CALDEIRA AMAN
ODONIAS (PERICLES) ALVES 27º BI Pqdt
FLAVIO (AZEREDO) AMAN
ARTHUR JOSÉ MARINS (PIMENTEL) BPEB
(WILLIAM) ANTONIO MIRANDA SILVA AMAN
CARLOS CÉSAR CUNHA (MARTINS) FILHO 3º BPE
JONAS (MOLZ) AMAN
ALÍPIO (GOMES) DE ASSIS Cia Def QBN
FABIO LOURENÇO (MARQUES) 62º BI
(MARCOS SILVA) ALMEIDA 4º B Av Ex
MARCO AURÉLIO BEZERRA DE (ARAÚJO) Cia Cmdo CMNE
DIOGO VERLY (BOLLORINI) 38º BI
RONAY SOUZA (DINIZ) AMAN
RENATO DE (BARROS) FIGUEIREDO 5ª Cia Gd
MARIO GUSTAVO (KNAUF) AMAN
(LEONARDO) JOSÉ LINS 1º B A C
ADILSON INÁCIO DE (OLIVEIRA) 4º B Av Ex
LUIS FELIPE (FERREIRA) Cia Prec Pqdt
ALEXANDRE (MEIRELES) VIEIRA C I Pqdt GPB
VÍTOR DE PAULA (TARGUETA) BGP
LEANDRO CASTRO DE (GOES) MARTINS 61º BIS
MÁRCIO ANDREI (STEIN) BPEB
MURILO JOSÉ VIEIRA (BARRETO) AMAN
NELSON DIAS (LEONI) 11º D Sup
(HEBERT) CÁSSIO GUIMARÃES FONSECA Cmdo Fron Solimões/8º BIS
(PAULO) GUSTAVO MONTEIRO DOS (SANTOS) CPOR/R
VITOR (CIBIEN) DE OLIVEIRA IME
LEONARDO (KUWABARA) 12º Pel PE
(TIGERNAQUE) PERGENTINO DE SANT'ANA JUNIOR 2º BIS
ADRIANO MARTINS (BORBA) 1º B F Esp
PEDRO (SANTORO) COSTA DA SILVA 61º BIS
(DOUGLAS) DOS SANTOS LEITE C I Pqdt GPB
GERSON (FABRE) MARÇÃO 53º BIS
(ADEMIR) RODRIGUES OLIVEIRA 61º BIS
(VINICIUS) VASCONCELOS DE OLIVEIRA 17º Pel PE
JOÃO BOSCO REIS (CESTARO) B Av T
CLAUDIO (BELCHIOR) SANTOS DE SOUZA Cia Cmdo 17ª Bda Inf Sl
FREDERICO VIEIRA (CABRAL) MENDES 71º B I Mtz
LUÍS FERNANDO (HILGENBERG) JÚNIOR AMAN
MAXUEL SILVA DE (SOUZA LIMA) EASA
MARCO HENRIQUE (ROTATORI) PEREIRA 3ª Cia Intlg
(ALEX) JESUS SOARES 7º BIB
LUIS HENRIQUE CETRANGOLO (DÓREA) 72º BI Mtz
(NAPOLEÃO) MARQUES DE CARVALHO FILHO 5ª Cia Intlg
(ANDRÉ GOMES) PEREIRA Cmdo Fron Acre/4º B I S
(EULER) DE PAULA GOMES 11º BI Mth
HENZO (GERARDI) NETO Cia Cmdo 18ª Bda Inf Fron
EDUARDO (PRADO) DO MONTE 1º B F Esp
NORBERTO VILAS BÔAS (HENNEMANN) 11º Pel PE
RODRIGO EUGENIO DE (PAIVA) 72º BI Mtz
MARCELO (AFONSO) COSTA 3º BPE
RODOLFO (PARRA) 37º BIL
HÉLIO RICARDO BEZERRA (SAMPAIO) Cmdo 12ª Bda Inf L (Amv)
(ALEX MARQUES) DA SILVA 4º BPE
(ISACKSON) JOSÉ DO NASCIMENTO 11º BI Mth
JOSÉ MAURO DE (MOURA ALVES) JUNIOR 41º BI Mtz
RENATO DE (FREITAS) SOUSA 19º BI Mtz
EDUARDO JOSÉ COSTA (PITANGUEIRA) 1º BAC
EDUARDO MENNA (BARRETO) 4º BPE
(HUMBERTO) IVAR RIBEIRO DE ALBUQUERQUE JUNIOR 23º BC
RICARDO (PEREIRA) BARRETO Cmdo Fron Solimões/8º B I S
(CARLOS) EDUARDO PEREIRA DA (SILVA) BPEB
(GLÊDSON) CÉSAR FERREIRA DE AZEVÊDO 71º BI Mtz
PAULO (EUSTÁQUIO) DOS SANTOS JÚNIOR BGP
TONY (ALISSON) FERREIRA Cia Cmdo 17ª Bda Inf Sl
(REYNALDO) RANGEL JUNIOR C I Pqdt GPB
HUMBERTO ANDRE PRAZERES (GUAITA) Cmdo Fron Roraima/7º B I S
MARCELO (RODRIGUES) 1ª Cia Intlg
(ROGERIO) MENEZES DE OLIVEIRA 1º B F Esp
MÁRCIO RODRIGO (RIBAS) 2º BIL
FRANCISCO DE (PAULO CAMELO) DE SOUSA JÚNIOR 40º BI
LAERTE (FERRARI) ALVES Es E F Ex
GLAUCIR (LOPES) GONÇALVES 3º BPE
RUBENS (AUGUSTO) KLANK JUNIOR 23º BI
MARCUS VINÍCIUS (DALTRO) CAMPOS DE ANDRADE Cia Cmdo 4ª Bda Inf Mtz
JOSE (JOSAMAR) DE LIMA JUNIOR 23º BC
(ADRIANO) BARROS SILVA 16º BI Mtz
RODRIGO GOMES (OZIAS) 1º B A C
RODRIGO PEREIRA (ISNARDI) 1º BPE
(ANDRÉ LUIZ) DE SOUZA RODRIGUES 32º Pel PE
(MARCOS PAULO) MACEDO BARBOSA 72º BI Mtz
CARLOS (GUSTAVO GRITZ) RODRIGUES Cia Cmdo Bda Inf Pqdt
FÁBIO ALAN DA SILVA (DIATEL) BGP
TADEU JORDÃO (BARRADAS) 4º BPE
(GUSTAVO) ANDRADE DE (LIMA) 33º Pel PE
DANIEL PASCHOAL (ZANINI) 9º BI Mtz
EGBERTO WANDERLAN DA (SILVA MACEDO) 4º BPE
CRISTIANO MODESTO (PENAFORTES) 52º BIS
ANDRÉ (MICHELS) 63º BI
(NORMANDO) CAVALCANTE DAS NEVES 23º BC
RODRIGO (INÁCIO) BARROS SILVA 41º BI Mtz
ELEONARDO (SABADINI) SANTOS 52º BIS
WILSON BERNARDO (ALVES) 11º BI Mth
ANDRÉ JUSTINO DE (CARVALHO) 32º BI Mtz
ROBERTO VLADIMIR (CAMBOIM) DE SOUZA 3º BPE
(ANDREI) GUSTAVO DE SOUZA E SOUZA 1º BIS
VANDERSON MOTA DE (ALMEIDA) Cia Cmdo 10ª Bda Inf Mtz
LUIZ (DERMEVAL) ANDRADE CAVALCANTE 18º B I Mtz
AILTON TORRES (PEDROSA) 10ª Cia Gd
LEONARDO (HENRIQUE) MEDEIROS RODRIGUES 2º B Fron
WELLINGTON (EDWIN) CORREA 47º BI
RICARDO (SANCHEZ) DE ANDRADE 53º BIS
(VALMAR) BARBOSA CATUNDA (JÚNIOR) 10º Pel PE
ANDRE LUIS DA COSTA (BRANDÃO) 72º BI Mtz
RAFAEL DE FREITAS (ALMEIDA) CUNHA 6º BIL
LÚCIO ARAÚJO (AIRES) 23º BC
JOSÉ (GENTIL) IZIDORO DA SILVA JÚNIOR 23º BC
(DANIEL) PEREIRA CARVALHO 7º BIB
WALLACE (MANARO) SILVA Cmdo AD/ 3
(JÔNATAS) MONTEIRO LOUREIRO CIGS
VALDENOR (MATIAS) RIBEIRO DE SOUZA JÚNIOR AMAN
RODRIGO SILVA (DE ASSIS) 27º BI Pqdt
JÚLIO CESAR DOS SANTOS (SILVESTRE) 2º B Av Ex
MARIO HENRIQUE ARAÚJO (FEITOSA) 2º BIS
JOABE (ALEXSANDER) BRAGA 28º BC
RODRIGO COSTA (FEDOZZI) CPOR/RJ
(IGOR) DOS SANTOS LEITE 27º BI Pqdt
(SERGIO) RUY CASSIANO (RIBEIRO) 25º BI Pqdt
(GILBERTO) DE CARVALHO DOS SANTOS C I Op Paz
(PLÍNIO) RANGEL JATOBÁ DE OLIVEIRA Cmdo Fron Rondônia/6º BIS
(RODRIGO) DE SOUZA MENDES 26º BI Pqdt
MÁRCIO FAM (MOREIRA) 14º Pel PE
FRANCISCO ALFREDO PESSOA (MOTA) JÚNIOR 10ª Cia Gd
ANDERSON DE OLIVEIRA (BATISTA) 52º BIS
(FÁBIO) ROBERTO MOREIRA DO AMARAL (SANTOS) 27º BI Pqdt
ANDERSON AZEVEDO (QUIXABA) 1º B F Esp
MARCEL (RAMOS) DE ABREU COUTINHO 1ª Cia Gd
BRUNO (GRACO) ARAUJO DA SILVA 31º BI Mtz
ANDERSON (MARINHO) MACHADO DOS SANTOS 1º BI Mtz (Es)
EDSON (VALENTIM) DA SILVA 1º BIS
CRISTIANO GARCIA (GUEDES) 26º BI Pqdt
PAULO HENRIQUE (SANTOS BRAGA) Cia PE/ 6ª RM
ERICO (LUTHIANE) SOUSA DA SILVA Cmdo Fron Acre/4º BIS
WAGNER MONTEIRO (MATTOS) 25º BI Pqdt
FABIANO PATRICIO (ALIANE) 52º BIS
(MÁRIO) MOREIRA E SILVA NETO 17º BIS
HIROSHI (SUGIYA) 1º BG
(ALAN) DE OLIVEIRA ALMEIDA 5ª Cia PE
JEFFERSON GONÇALVES (MACHADO) 47º BI
LUIZ JUVENAL GOMES VIEIRA (JÚNIOR) 71º BI Mtz
CARLOS (JEFFERSON) DUARTE BEZERRA 53º BIS


CAVALARIA

MARCELO DIAS (MONTEIRO) 1º B F Esp
DANIEL LONGHI (CANÉPPELE) CMCG
(PEDRO AUGUSTO) DA CAS PORTO 17º R C Mec
LEANDRO SICORRA (WILEMBERG) AMAN
RAFAEL DE MATTOS (FALCÃO) 1º B F Esp
(EDUARDO) NOBRE BUENO BRANDÃO 1ª Cia Intlg
RENATO GRILLO (DE CARVALHO) Cmdo 10ª RM
LUIZ FERNANDO (CORADINI) AMAN
(LAÉRCIO) CAMILO RODRIGUES 9º RCB
RICARDO RUANITO NASCIMENTO (FIGUEREDO) 1º B Av Ex
ALEXANDRE MARTINS (BORGES CAMPOS) 2º B Av Ex
RODRIGO MACHADO DE (ALBUQUERQUE) 1º B Ax Ex
(DIEFFERSON) MACHADO FELIX 2º B Av Ex
RODRIGO CONRADO (LANOT) 19º RC Mec
ERSINO (ALBANO) DA SILVA JÚNIOR Cmdo 13ª Bda Inf Mtz
DIEGO PIPPI (LORENZONI) 3º R C Gd
(CAMILO) AUGUSTO DE LIMA MOTA 10º R C Mec
(MÁRCIO) DOS REIS CARDOSO 20º R C B
MARCOS PERES DE (CASTRO) 1º B Av Ex
RODRIGO CARLOS DE (MEDEIROS) 1º R C Gd
JOSÉ CARLOS (COMEL) JÚNIOR IME
DAVID (ABE) RIBEIRO AMAN
JULIO CESAR SOUZA (ZACARIAS) 11º R C Mec
ANDERSON (CODEVILA) DA SILVA Cmdo 1ª Bda C Mec
CARLOS GUIMARÃES (MORAES) 6º R C B
LEONARDO RODRIGO (COPETTI) 19º R C Mec
FÁBIO DA SILVA (LOUREIRO) CMRJ
LEONARDO (MACIEL) 20º R C B
LUIZ GUSTAVO (DIOGO RIBEIRO) 10º Esqd C Mec
ÉVERTON BARBOSA (ORTOLAN) 10º Esqd C Mec
(GUSTAVO) MACHADO DA CUNHA 23º Esqd C Sl
(RODRIGO) SANTANA PINTO 6º R C B
(ERILDO) SIMEÃO CAMARGO LEMOS JUNIOR CPOR/PA
VAGNER ALVES (NOGUEIRA) CMR
ALESSANDRO PINTO (GOULART) 11º R C Mec
FABRÍCIO GONÇALVES MAGALHÃES (ROCHA) 1º B Av Ex
(DOUGLAS) DOS SANTOS 23º Esqd C Sl
MÁRCIO ANTÔNIO (VOLPI) DA SILVA 1º RCC
MARCELO (USTRA) DA SILVA SOARES 3º R C Gd
LUCIANO (SCHUNCK) 3ª Esqd C Mec
PEDRO (FORNARI) ECEME
MÁRCIO FERNANDO (DE ALMEIDA) Es Com
MARCELLO MARQUES (LORIATO) 2º B Av Ex
ANDERSON (DIEGO) DA SILVA 3º R C Mec
RODRIGO DE SOUZA (MENDES) 1º B Av Ex
(FELIPE) VIEIRA (LEITE) 5º Esqd C Mec
(EVANIR) DE SOUZA ANTUNES (FILHO) 2º R C Gd
FELIPE DOS SANTOS (CAILLAVA) Es Eq Ex
PEDRO DA CRUZ (MACHADO) JÚNIOR EsSA
ODILSON DE MELLO (BENZI) EsIE
(LUIZ ROBERTO) GONÇALVES 16º Esqd C Mec


ARTILHARIA

CARLOS ROBERTO (PAULONI) AMAN
LUIZ RENATO (LARAIA) PINHEIRO 17º GAC
RENATO MACEDO (BIONE) DA SILVA CPOR/RJ
FABIO CRISTIANO (TAFFAREL) 1º GAC/SL
SANDRO (BALBINO) DA SILVA 4º G A AAe
(LUIZ CARLOS) BATISTA DE ALMEIDA JÚNIOR 6º GLMF e CIF
LUCIANO (ROVANI) 3º G A AAe
BRUNO SOARES DE (CERQUEIRA) Bia Cmdo 1ª Bda AAAe
RAFAEL (SALGADO) DA SILVA 21ª Bia A AAe Pqdt
ILMAR (UBIRATAN) SALGADO LUZIA 2º GAC L
ELCIO (SANTIAGO) BARBOSA 22º B Log L
RICARDO DIAS (REIMANN) E A S A
(RODRIGO NUNES) FERREIRA CPOR/B H
RODRIGO SOUZA (LOPES DE ABREU) 6º GAC
(HIAN) CARREIRO DA SILVA 4º G A AAe
ANDERSON VON (HEIMBURG) C P O R/P A
(DARVIN) MACHADO DOS SANTOS JUNIOR 27º GAC
MARCO AURÉLIO (VASQUES) SILVA 4º B Av Ex
(CHARLESTON) DE OLIVEIRA FERNANDES EsSEx
FRANCISCO GUILHERME DE (MENDONÇA LEITE) Bia Cmdo AD/ 5
(FLÁVIO HENRIQUE) PINHEIRO DA COSTA AMAN
(LUCIANO) AMÉRICO FONSECA DE (SOUZA) 4º B Av Ex
(LUCIANO) LUBIANA AMAN
DANIEL (TENENBAUM) DA SILVA Es A Cos AAe
MAURO (DAVID) CARDOSO MARTINS CPOR/RJ
ERIK MARQUES (ALVES BRANCO) 32º GAC
(FILIPE) CARDOSO (GOMES) B Adm Bda Op Esp
ARTUR (MAGNO) DE CASTRO RANGEL C I Pqdt GPB
(GEDEEL) MACHADO BRITO VALIN Cia Prec Pqdt
DIOGO CERSÓSIMO (KRISTOSCHEK) Es A Cos AAe
RODRIGO VILLAR (ABALLO) 10º GAC Sl
(VITOR HUGO) BARBOSA ALVES BARRETO AMAN
RODRIGO (CUNHA) DA SILVA EsPCEx
UBIRAJARA (OLIVEIRA) VIEIRA DAS (NEVES) CPOR/SP
AUGUSTO ROSSI (LUCHETTI) 12º GAC
(ELISANDRO) RODRIGUES DE FREITAS CUNHA 1º G A AAe
EDILSON LUÍS (ZAMBERLAN) 26º GAC
LUIZ HENRIQUE TAVARES (NUNES) 3ª Cia Intlg
CRISTIANO DELGADO (SIQUEIRA) 4º G A AAe
LEANDRO (NAVARRETE) MACHADO 4º G A AAe
NEWTON JOSÉ (MEURER) JÚNIOR 19º GAC
CHRISTOPHE GERVAZONI (SABINO) 21ª Bia A AAe Pqdt
HALLEY DA SILVA (MÁXIMO) 5ª Bia A AAe L
CARLOS FRANCISCO (COELHO NETO) 3ª Bia A AAe
MARCIO BABY (KROEFF) EASA
ALESSANDRO CRUZ (EITERER) 5ª Bia A AAe L
(VITOR) AUGUSTO KOPP JANTSCH 11ª Bia A AAe L
CARLOS AUGUSTO DE (SOUZA PIRES) 11ª Bia A AAe L
MARCIO DE LIMA (SCHUCHTER) 11ª Bia A AAe L
GEORGE HAMILTON (FRANCO) 25º GAC
ANDRÉ LUÍS (SARAIVA) 27º GAC
MARCELO MELO DE (MENEZES) 18º GAC
ANTONIO CARLOS MACARTHS (LUCENA) JUNIOR 5ª Bia A AAe L
FABIO) DA SILVA (BARRETO) 3º G A AAe
CRISTIANO (CORREA) PEREIRA 31º GAC (ES)
MARCOS ANDRE (FONTES) GUERRA 6º GLMF e CIF
(FÁBIO) SOUSA (ARAÚJO) 6º GLMF e CIF
JOSÉ LUIZ) DA SILVA JUNIOR 3º G A AAe
CARLOS (ANDRE) DE LIMA (LOPES) 1º G A AAe
(MADSON) ANDRÉ SILVA DO VALE 6º GLMF e CIF
SANDRO LUIZ ALVERNE (LODI) 1º G A AAe
(HERENYN) ESTEVAM DE SOUZA 9º GAC


ENGENHARIA

FRANCISCO HOSKEN (DA CÁS) AMAN
ANGELO (MAURY) PEREIRA AMAN
(GLAYSTON) CLAY LEITE MOURA BENEVIDES AMAN
(ROMUALDO) CRISANTO EUFRAZIO DGP
(CADSON) DE SOUZA BARBOZA AMAN
(JONAS) SANTOS SILVA JÚNIOR 2º B E Cnst
CLÁUDIO SANTOS (BISPO) 11ª Cia E Cmb L
(MARIO) SILVERIO RODRIGUES DE MIRANDA (NETO) EsSA
(RODRIGO) MACIEL LESSA 1º B E Cnst
DENIVALDO) DE SOUSA SILVA 21ª Cia E Cnst
FELIPE) ARAÚJO (BARROS) 10ª Cia E Cmb
DOMINGOS (SAVIO) SANTOS COSTA 3º B E Cnst
(ARNALDO) MOREIRA DE FARIA B Av T
(JAKSON) (MOURA) COSTA 2º B E Cnst
EDUARDO (VIEIRA) RODRIGUES 11º B E Cnst
(AMINTHAS) FLORIANO DA SILVA NETO EsSA
PAULO ANDRÉ (MOREIRA SANTOS) 3º B E Cnst
(ROBERTO) MOURA DE (ALMEIDA) 7º B E Cnst
VALERÍ RODRIGUES (TORRES) JUNIOR 11º B E Cnst
EDUARDO JOSÉ DE ALCANTARA (QUEIROZ) EsMB
ARTHUR MATTOS (MUELLER) 1º B Av Ex
(MAYK) NELSOLYNE COSTA DOS SANTOS 2º B E Cnst
GUSTAVO (HUMBERTO) DOS SANTOS (COSTA) 6º B E Cnst
(ABELARDO) SILVA DE FARIA FILHO 1º B E Cnst
(MILTON) DA CRUZ PEREIRA 1ª B A Log
(FERNANDO) PORCIUNCULA (RODRIGUES) Pq R Mnt/1ª RM
(RICARDO) FELICIANO MEDEIROS DA SILVA 4º B E Cnst
IRAPUAN (IGOR) MORAES (MEDEIROS) 7º B E Cnst
JOSÉ (ADILSON) ANDRADE SILVA 5º B E Cnst
(ANDERSON) PRADO ANDRADE 3ª Cia E Cmb Mec
JOSÉ (WILKER) COSTA GOMES 9º B E Cnst
JOSÉ MARIA DE CASTRO (GUIMARÃES) 3º B Av Ex
(ERIC) MONIOS 5º B E Cnst
ANDERSON (LUIZ ALVES) FIGUEIREDO 4º B E Cnst


COMUNICAÇÕES

BRAULIO FERNANDO RIBEIRO (SAKAMOTO) CIGE
JAIRO DINIZ (GUERRA) CPOR/R
DANIEL ROBERTO (RESENDE) 1º B F Esp
(ALFREDO) (ROLIM) PEREIRA Pq R Mnt/10ª RM
(ALFREDO) FERRÃO DE OLIVEIRA JUNIOR AMAN
(MARCELO) WERMINGHOFF 16º B Log
PABLO LUIZ QUEIROZ FUZARO (CHIARINOTTI) Cia Cmdo 16ª Bda Inf Sl
CARLOS ALBERTO ACIOLI (FRAGA) 4° B Com
(JULIANO) BRANDÃO PALÁCIO 23ª Cia Com Sl
(MARCIO) RICARDO HOFFMANN RECK CPOR/PA
RODRIGO LUÍS ROSA DA (SILVA) CPOR/SP
CLAUDIO EDUARDO BITTENCOURT (VAZ) 1ª Cia GE
GUSTAVO (LYRIO) DE OLIVEIRA C I Av Ex
FÁBIO DE SENA (BARRETO) EsCom
PLÁCIDO GARCIA (TRAVASSOS) DOS SANTOS 11º R C Mec
(FERNANDO) WAGNER RAFAEL DE SOUZA 27º B Log
(IGOR) PAHINS BARROS 5º BIL
GUSTAVO (CAMPOS) ROSA Dst Ap Op Esp
LEANDRO DE (AMORIM PENHA) 28º B Log
(HELDER) JESUS FRANÇA DE FARIAS 23ª Cia Com Sl
(EWERSON) SANTOS RIBEIRO IME
ELBER (FÁBIO) DOS SANTOS C I Av Ex
MARCELO VIEIRA (XAVIER) 14ª Cia Com Mec
(LUCIANO) DA (SILVA) 16° Pel Com Sl
GUILERME RODRIGUES (RIBEIRO) FERREIRA CECMA
LUIS CARLOS (PRACANICO) JUNIOR 2° B Av Ex
VITOR ESPINDOLA (TRIANI) Ba Adm Ap I
WILLIAM DAMAS (PAIXÃO) 25° B I Pqdt
(HEBER) DOS REIS MOURA EsCom
(HOLDYMAR) VALDIR ARNDT JUNIOR 22° B Log L
(CARLOS) FELIPE DE FREITAS BARROS 23° B Log Sl
BRUNO LIMA (BARCELOS) 10° B Log
FÁBIO DE (LIMA) GONÇALVES 5° B Log
(NEVILSON) DUARTE LEITE 51° CT
(ELIANDRO) MOTA DE SOUZA 2° B Av Ex
FRANCISCO (ASSIS) DOS SANTOS NETO 1° B F Esp
MIZANGELO ELIAS (DE BARROS) Cia Cmdo 16ª Bda Inf Sl
SAULO (ASSAD) PEREIRA 7° R C Mec
RICARDO) DAMASCENO DA (SILVA) Cmdo 6ª RM
(RAMON) KLEBER FERREIRA PACHECO 2° B Log L
BRUNO FERNANDES DE (MAGALHÃES) C I Pqdt G P B
ALEXANDRE (COSTA MARQUES) 7ª Cia Com
MARCOS CÉZAR DIAS (GIL) 18° B Log


MATERIAL BÉLICO

FABIO (ERIKSON) PEREIRA GOUVEIA AMAN
PEDRO HENRIQUE (BAKO) DIOGO 2º B Av Ex
MARCELO (WALZ) 20º B Log Pqdt
(GUILHERME) AUGUSTO DOS SANTOS SOUZA EsMB
(RUI) CÉSAR DIAS DA SILVA 10º D Sup
ANDERSON (MENDES) DIAS EsMB
RENATO GUEDES (GOMES) IME
FÁBIO (MELO) DE BARROS EsMB
(SANDRO) CORRÊA Pq R Mnt/7ª RM
(ROUSEMAN) VAZ BRITTO 23º B Log Sl
ALEXANDRE DE (CARVALHO) AMAN
(WAGNER) GAIO 5º B Sup
KLEIDSON GOMES (PANTALEÃO) 23º B Log Sl
RODRIGO ALVES DE (MACEDO) 7º D Sup
(RICHARD) DE OLIVEIRA ASSIS EsMB
FLAVIO LUIZ FELICIANO (DE FARIA) IME
PAULO HENRIQUE (PUEHRINGER) Pq R Mnt/3ª RM
JOSÉ AUGUSTO (MARÇÃO) 20º B Log Pqdt
(KEFREN) SILVA SENRA 11º D Sup
HERMENEGILDO (DIAS JUNIOR) 17º B Log
(ANSELMO) DA SILVA VITOR Pq R Mnt/10ª RM
(IGOR COSTA) BITENCOURT 17° B Log
JOÃO MARCELO DO (AMARAL) B Mnt Sup Av Ex
(LEANDRO) VICENTE DA SILVA AMAN
ADÍLSON GOMES (COSTA JÚNIOR) CPOR/SP
JORGE (GUERRA PEIXE) EsMB


INTENDÊNCIA

GUSTAVO (GRÖHS) 23º Esqd C Sl
(WELTON) FERREIRA CARDOSO AMAN
PAULO GUSTAVO OLIVEIRA (BRITO) 1º R C Gd
RAMON (DA SILVA) OLIVEIRA C I Pqdt GPB
RAFAEL SILVA DOS (SANTOS) 20º BIB
RODRIGO DE CARVALHO (MINUZZI) 22º BI
PAULO HENRIQUE SANTOS SILVA (DE AZEVEDO) 1º BPE
(ULYSSES) PEREIRA BRAGA 10º B E Cnst
MÁRCIO EDSON (ASSUNÇÃO) DE MATOS 72º BI Mtz
(RODRIGO OTÁVIO) CARVALHO ALVARES DE OLIVEIRA 11º B E Cnst
(SANDRO CESAR) DE ALMEIDA COELHO 4ª DL
(MAURO) MAGALHÃES AGUIAR JÚNIOR Pol Mil N
JOSÉ LUIZ (ANDRADE) JÚNIOR 25º B Log (ES)
FERNANDO (BARRA) FREIXO 10º Esqd C MEC
MAICO RUSSIANO DE (SOUZA BOENO) Cmdo 23ª Bda Inf Sl
JOÃO (PAULO GOMES) PEREIRA 7º D Sup
ANDRÉ LUIZ (ACCIOLY) DE ARAÚJO 7ª I C F Ex
FELIPE JUNGES (VILLA) 37º BIL
JOSÉ AUGUSTO (BIGARELLI) Cmdo 2ª Bda Inf Sl
(DAIAN) GOMES DE MEDEIROS EsIE
(LUÍS HENRIQUE) LENKE DE SOUZA 32º BI Mtz
FREDERICO SANTOS DE (AMORIM) CMB
ALEXSANDRO FERREIRA (MARTINS) 59º BI Mtz
(ROSSINE) PINTO DE AGUIAR JUNIOR 5º B Log
SILVIO MOREIRA DE (SANT'ANNA) JUNIOR C I Op Esp
DANIEL CUNHA (GONÇALVES) 1º BG
(ALEXANDRE) VIEIRA DE FRAGA 2º BIL
RODRIGO DIAS (FREIRE) DE ALMEIDA 1ª Cia Com Sl
(ANDRÉ) LUIZ RODRIGUES GOMES Cmdo 13ª Bda Inf Mtz
(ALEX) ESPOSITO BARREIRO H Gu T
(EDSON) MURILO MENDES DE ALMEIDA 23º B Log Sl
(CARLOS ERON) DA COSTA SOUSA 5º R C C
LUÍS CLAUDIO DA SILVA (FARIA) H Ge M
(ARTUR) ALBINO BARBOZA 18º BI Mtz
FLÁVIO SARAIVA (QUINTELLA) 30º BI Mtz
EDUARDO DOS (SANTOS) ANDRADE 9º B E Cnst
ANTÔNIO CARLOS MELO (COELHO) 38º BI
(FÁBIO) PARAISO VIEIRA LIMA 1º G A AAe
(FELIPPE) GOMES LIMA 23º BC
FÁBIO RENATO (MAJESKI) 13º BIB
WAGNER (CAVALCANTE) FIGUEIREDO 51º BIS
(WESLEY) CORRÊA DA SILVA 4º GAC
(LÍVIO) MARTINS DE LIMA 17º B Log
RICARDO (FIGUEREDO) JORGE CPOR/RJ
(DENNY) TRAVASSOS ALVES CPOR/SP
RODRIGO TAVARES (FERREIRA) 25º B Log
CHARLES DAVIDSON SOARES (BITENCOURT) 5º B Log
RICARDO DA SILVA (RAMADA) C A Ad Ex
(ALEX) DOS (SANTOS) MARCELINO Pq R Mnt/10ª RM
ULISSES DA SILVA (BARALDO) 1º Esqd C L
ALÉQUIS (SANDER) DA SILVA CORRÊIRA CPOR/PA
ULYSSES ELIE (ILDEFONSO) DPEP
ALEXANDRE GOMES (TORQUATO) DA COSTA EsIE
EMERSON SILVA (MAZULO) DPEP
EDSON LUIS DE (SOUZA ROSAS) 28° B Log
MARCIO (ADRYANI) DA SILVA OLIVEIRA 1ª Ba Log
(LUIDE) MACHADO LEMOS 16º BI Mtz
(FABIO) ROBERTO DE SOUZA 2º B Av Ex
FABIO (COSTA SILVA) 53º BIS
RODRIGO DE (FRANÇA) MESQUITA E LOPES 4ª Cia Intlg



ENGENHEIROS MILITARES

ROBSON FRANÇA DE (MORAES) AGR
(LUCIANA) DA CUNHA SILVEIRA IME
(ROBERTA) PEREIRA FERREIRA CARVALHO C T Ex
(MARCIO) SCARPIM DE SOUZA C T Ex
(JANILMA) AFFIFE RAFFID DE VILLARA PERES CIGE
(EMERSON) MAGNUS DE ARAÚJO XAVIER Cmdo 12ª Bda Inf L (Amv)
BRUNO EDUARDO (MADEIRA) IME
LEANDRO TEIXEIRA (DORNELLES) IME
(CAROLINA) BARROSO THOMAZ AGR
RENATO HENRIQUE (GUIMARÃES) DIAS AGR
WAGNER JOSÉ (MOREIRA) IME
(FABRICIO) ABREU ALVES 3º C T A
CARLOS YOSHIO (MORITA) EsIE
(CASSIUS) MARCELUS FERREIRA PEREIRA CIGEx
BRUNO DE (PINHO) SILVEIRA AGR
(IVANILDO) BARBOSA IME
FRANCISCO (BENJAMIM) FILHO C T Ex
GUILHERME DE MAGALHÃES (OTTONI) DA SILVA IME
VITOR HENRIQUE PEREIRA (DRAEGER) CIGEx
JOSÉ (ADALBERTO) FRANÇA JUNIOR IME
MARLOS DE (MENDONÇA) CORREA IME
(ALEXANDRE) ANTONIO SILVA (PAIVA) Cmdo 4ª RM/4ª D E
LEONARDO DE (MACEDO) MARTINS DOS SANTOS D Log
GIUSEPPE MICELI (JUNIOR) 11º B E Cnst
LEONARDO RIBEIRO (FERNANDES) Cmdo 4ª RM/4ª D E
(RICARDO WAGNER) AMORIM GUIMARÃES 32º B I Mtz
JOSÉ) DE CASTRO (BARRETO) JÚNIOR C R O/11ª RM
RUBENS DA CUNHA (RONCONI) D F P C
(ACELINO) RODRIGUES ALVES C R O/8ª RM
VINICIUS (MAMEDE) CARVALHO C T Ex
FÁBIO (MUSETTI) DE SOUZA AGSP
ALEXANDRE LYRIO (VIANA) DE MELO D F
(GISELA) FERRAZ ALMADA 21º D Sup
(REUEL) LOPES PAULA D F P C
(HERON) ALVES DOS SANTOS C R O/11ª RM
RICARDO DA SILVEIRA (LOPES) CITEx
LEONARDO) ASSUMPCAO (MOREIRA) 4ª DL
CRISTIANO) (ROLIM) PEREIRA CITEx
MICHEL DA CUNHA (TASSI) 11° B E Cnst
MARCO AURÉLIO NUNES (DE SOUZA) C R O/3ª RM
(MOISÉS) DA SILVA RODRIGUES 21° CT
FRANCISCO LOPES DE (MAGALHÃES) JUNIOR 11° B E Cnst
(MARCIO AMIR) BALDEZ DA SILVA A G G C
FABIO DE OLIVEIRA (HUSS) C R O/8ª RM
(EMMANUEL) ARAUJO MACHADO B Mnt Sup Av Ex
ROGER DE OLIVEIRA (QUINTINO) AGSP
LUIZ CARLOS DOS SANTOS (BARBOSA) 6° CTA
ALEX DE LIMA TEODORO (DA PENHA) 3ª DL


SAÚDE (MÉDICO)

(SERGIO AUGUSTO) PINHO DE OLIVEIRA H Gu VM
(JONAS) GILVAM ROHDE H Gu SA
(ARLÉIA) RIBEIRO DA SILVA H C E
PAULO CESAR DOS SANTOS (FARIA) Pol Mil PV
(LUCIANA) BASTOS GIMENES H Ge F
(SANDRA) REGINA DE AZEVEDO PAIVA AMAN
(FREDERICO) GUSTAVO DA (LUZ) RIBEIRO H Ge R
(JOSIERTON) CRUZ BEZERRA H Ge BSB
MÁRCIO RIBEIRO (TONIAZZO) Pol Mil PA
(SANDRO) TRINDADE BENITES H Ge CG
MARIA (ELIANE) PAULINO DE OLIVEIRA Pol Mil PA
(DENISE) WERNER DA CUNHA LEAL Pol Mil N
(MAX) CARNEIRO LISBÔA H Ge B
MARIA (LÍVIA) DANIELA RIBEIRO BARBOSA H Ge S
GLAUCO TINOCO (ANACHE) H Gu Fl
(ANA CLÁUDIA) MENDES MORAIS SILVA DANTAS AMAN
(NEWTON) NOGUEIRA FERNANDES NETO AMAN
SEBASTIÃO SÉRGIO DE OLIVEIRA (RODRIGUES) Cmdo 4ª RM/4ª DE
(ROSANE) SILVEIRA PINTO H Ge CG
FRANCISCO (HARRISSON) DE SOUZA H Gu SM
(LUCIA) CAROLINE DOS SANTOS ALONSO ARGÔLO Pol Mil PV
(ENEIDA) PIRES TEIXEIRA H Gu SM
(ALESSANDRA) RODRIGUES SOUSA H Ge PA
(ROSEANE) DE OLIVEIRA CORRÊA H Gu SM
(JUHIR) PAULO BRAGLIA JÚNIOR H Gu Fl
(DANIELLA) CHRISTYANNE BERNARDES PONTES SANTOS H Ge S
(CYNTHIA) TORRES (FRANÇA) DA SILVA H C E
JOSÉ EDGAR SILVA (DA LUZ) JUNIOR H Gu SM
(LUCIENE) MARIA TAVARES DOS SANTOS H Ge B
(VERA) REGINA BAHIENSE (FERRO) H C E
PAULO LEANDRO NUNES Cmdo Fron Amapá/34º B I S
(MATEUS) PEREIRA PICANÇO H Ge B
(MARCOS) ANDRÉ CRUZ SILVA Pol Mil PA
(MESSIAS) PIRES MACIEL NETO H Ge S
(SONIA) MARIA SILVA (ALVES) H Gu N
(ESTEVÃO) JÚNIOR CASARA SOARES H Ge M
RONALDO) MOTOYUKI MOORI H Gu SGC
(DINORAH) FERREIRA DA COSTA E FONSECA H Ge B
CLAUDIO PINHEIRO (LOIVOS) Pol Mil PV
LUCIA (HELENA) DA CUNHA COSTA FRANCO (FRAGA) H Gu JP
(JOÃO WESLEY) LIMA TEODORO H Ge JF
(ANA CHRISTINA) AMARAL LOPES VIEIRA H Gu N
(CLÁUDIA NASCIMENTO) DE SOUZA H Gu VM
MARCOS ANTONIO GRANJA (LESSA) H Ge R
(JUREMA) MAÍRA CRUZ CAMARGO H Gu N
JOÃO BOSCO DE ARAUJO (ALARCON) H Ge CG
(FERNANDA) FERREIRA (FAGUNDES) H Gu T
(VIRGINIA) RAMALHO SILVA H Ge F
MANOEL (ANCELMO) DOS SANTOS H Ge M
(KÁTIA) VANUSA DE ALCÂNTARA QUEIROZ H Ge R
LIVIA DO CARMO) H Ge JF
FÁBIO (RODRIGUES) DE LIMA H Ge S
(ROBERT) DE JESUS DOURADO FILHO 24º B C
(CLÁUDIA REGINA) PEIXOTO DE SOUZA H Gu Fl

SAÚDE (FARMACÊUTICO)

JÚLIO CÉSAR (FRANÇA) H Ge BSB
(GIANLÍVIO) UMILE ZANINI H Gu VM
(GILVAN) DOS SANTOS H Ge S
(NÁDIA) VAEZ GONÇALVES DA CRUZ I B Ex
(ÂNGELA) ROSA ANDRÉ H Ge BSB
(GISLANE) ESTEFANIA ALVES 61º B I S
(LUCIANA KARLA) ARAÚJO DE AZEVEDO 10º D Sup
(MARISA) DINIZ MATTOS H Ge CG
(MÔNICA) DE GOUVEIA (CASTEX) L Q F Ex
(RONALDO) ROCHA DOS SANTOS I B Ex
NORMA (CLAUDIA DE MACEDO) SOUZA SANTOS H Gu VM
CRISTIANO SILVA (SAMPAIO) H Gu SM
SONIA (REGINA) NUNEZ DA SILVA H Ge BSB
(ELIS) REGINA BORGES CATETE H Gu Marabá
(MACLEINE) FRANTZ MACHADO H Ge PA
(RENATA) KEILA PINHEIRO LUZ H Gu Marabá


SAÚDE (DENTISTA)

MARCO ANTONIO LAVORATO DE (ALMEIDA) H Gu Bagé
ANDRE ANTUNES (MASCARENHAS) 28º B Log
(ADRIANA) DUARTE FREITAS H Gu VM
JOSÉ (ALOÍSIO) MESQUITA KLOECKNER 4º B Log
LUCIANA FERNANDES (LENTO) H Gu Fl
LUCIANO CAVALCANTI (GALINDO) H Ge R
(ARTUR) BENVENUTI DE OLIVEIRA H Ge SP
JOSÉ CARLOS MACEDO DOS (SANTOS) H Gu SM
(RODRIGO) PAZ SILVA H Ge S
(SAIONARA) NARESSI NEVES H Gu VM
(PRISCILLA) MONTEIRO MILBOURNE H Ge CG
(MARCELI) DE FRANÇA HAYASSY Pol Mil N
(OTÁVIO) HENRIQUE PINHATA BAPTISTA H Ge SP
(WAGNER) BREIT H Ge PA
DELIO (PERIM) JUNIOR O C Ex


QCO

(REGINA) CELIA GONÇALVES AMAN
MONICA AUGUSTO VIEIRA DA (FONSECA HERMES) 1º D Sup
(MARCIA) DE (HOLLANDA) PASSOS AMAN
RAFAEL (RODRIGUES) C I R
JOÃO CLÍMACO (VIEIRA) H Ge M
JOÃO BATISTA (TSURUDA) AMARAL 11º C T
(ADILSON) BATISTA DE OLIVEIRA 11º B E Cnst
CARLOS EDUARDO (ARRUDA) DE SOUZA Es A Ex
(EDER) LUÍS OLIVEIRA GONÇALVES 11º C T
WALISSON (D'ARC) MOIZÉS E M E
(RILDO) MACHADO FERREIRA Cmdo 1º Gpt E
ALCINDO (GRASSI) AMAN
(VANIA) ELIZABETH TORRES GOMES LIMA H Gu Fl
PAULO (RUSSEL) MARTINS LEIRIA CMDO 3ª R M
ELIEZER DA SILVA (PESSANHA) H Gu J P
(BRUNO) BELARMINIO APARECIDO DOS SANTOS C I T Ex
(TITO) LÍVIO CASTRO 1º C T A
ANDERSON BARROS (TORRES) 7º C T A
(RENATA) SANTOS (RIBEIRO) D E C
JONI (VILLAR) DA CONCEIÇÃO 4ª I C F Ex
(SILAS) BARBOSA NUNES B Av T
(HELTON) CARNEIRO DE CASTRO D Cont
(FLÁVIO) VIEIRA LIMA Cmdo Av Ex
ROBERTO CAMPOS (LEONI) AMAN
(REINALDO) JOSÉ MANGIALARDO C I T Ex
SÉRGIO (BARRETO) DE ALBUQUERQUE SILVA 21º C T
CELIO JORGE (VASQUES) DE OLIVEIRA AMAN
(WANNES) DE JESUS CELLA 2º C T A
RIVAIL (PASCOAL) DE LIMA D C I P
JEFFERSON (ESPINOLA) DE OLIVEIRA CIGE
(CLÁUDIO) TADEU CARDOSO FERNANDES CMB
(CLÁUDIO ALVES) DA SILVA CMDO C M P
MARIA (LÚCIA) DE FARIAS H Ge BSB
(MARCO AURÉLIO) SAMPAIO MUNIZ LIMA C Com S Ex
MARCOS AURÉLIO (TRAJANO) DE ASSIS Es Com
(WIVIANE) LEAL DA SILVA H C E
(ADRIANA) MARCIO (VASQUES) Ba Adm AP/ 1ª RM
FLAVIO (FERREIRA) DA SILVA AMAN
LUIZ FERNANDO SOUSA DA (FONTE) EsAEx
GLAUCO VINICIUS BARCELLOS (PERES) 3ª I C F Ex
(GILVANE) MARIA LEITE DA FROTA Cmdo 9ª RM
(ADELIANNY) DA ROCHA DE BRITO MACHADO Cmdo 10ª RM
ALEX (HUMMEL) AMAN
(RONALDO) PEREIRA DE MELO JUNIOR CMR
(RENATA) APARECIDA DOS SANTOS C Com S Ex
(RICHARD) SIQUEIRA MIRANDA D P E P
(MARCOS) OZI AMARAL PRADO Cmdo 11ª Bda Inf L (GLO)
FRANCISCO (FABIO ROSAS) DA SILVA 8ª I C F Ex
ALEX (AVELLAR) DE OLIVEIRA EsAO
MARCELLO CARDOSO (BERNARDO) GSI/PR
(LUCIANA) MOREIRA PIMENTEL CMPA
TULIO ALCANTARA (VALENTE) AMAN
(EDUARDO) JOSÉ FRANCHINI EsAEx
(ANNE) KELLY LEITE DE ARAUJO DCEM
ANA (CLARA) DA SILVA FONSECA DEP
(ANDRÉ LUIZ) DE OLIVEIRA MARTINIANO Cmdo Av Ex
ALEXANDRE RIGO (MOTTA) AMAN
(ROGÉRIO) GONÇALVES BOTELHO AMAN
(CHRISTIANE) ALVES DE (LIMA) EsAO
(HELENA) RODRIGUES ROCHA MARTINS DE OLIVEIRA CEP
(ANDRÉA) VALERIA CERVANTES DE OLIVEIRA (MONTEIRO) AMAN
IVALDO FELIX DE SOUZA (KAVISKI) Cmdo C M L
(IONE MIDON) PEREIRA CIGE
(DOALCEI) SILVA DE SANTANA AMAN
AO POSTO DE 1º TENENTE

OS SEGUNDOS TENENTES

INFANTARIA

FILIPE (SÁVIO) DUMONT DE OLIVEIRA 20º BIB
JONATAS NERY DA (COSTA) 33º BI Mtz
KEMPS DIAS (VIANA) 1º BIS
GABRIEL (SANTIAGO) 1º BI Mtz (ES)
GABRIEL (BELLO VISCONTI) 36º BI Mtz
MATEUS LOPES DE (PAIVA) 11º BI Mth
(ALEXANDRE) MENEZES DA (SILVA) Cmdo Fron Roraima/7º BIS
VICTOR LUIZ LOPES (DONATO) 59º BI Mtz
JOÃO (FAGUNDES) MARÇAL Cmdo Fron Roraima/7º BIS
(ÉDRIK) CINTRA SOANE 62º BI
JOAQUIM CLÁUDIO DOS (SANTOS) RABELO 36º BI Mtz
(NALDTON) MARVERSON MENESES CRUZ DE CASTRO LIMA Cmdo Fron Amapá/34º BIS
(RAFAEL) HENRIQUE RODRIGUES DE SOUZA 52º BIS
MARCELO TEIXEIRA EMÍDIO DE (ANDRADE) 61º BIS
RAFAEL SEIDY MILLE (TAKEMOTO) 20º BIB
(ÉRISSON) MOURA DANTAS Cmdo Fron Rondônia/6º BIS
(SAUL) ISAIAS DA ROSA 29º BIB
(TIAGO) MAGALHÃES (FRANÇA) SILVA 36º BI Mtz
(EDVALDO) NUNES NASCIMENTO JÚNIOR Cmdo Fron Acre/4º BIS
FABIANO DA SILVA (LINHARES) 36º BI Mtz
FREDERICO (ALTERMANN) NETO 7º BIB
(LUIZ CLAUDIO) DE MENEZES GONÇALVES 23º BI
JOHNESTOWN (HAULLINSON) FARIAS 51º BIS
(WASHINGTON) LUIS DE CASTRO AMADOR 52º BIS
GUSTAVO MENDES RÉGUA (BARCELOS) AMAN
(LUCAS) COSTA VILLAS-BÔAS 71º BI Mtz
(ALESSANDRO) DE OLIVEIRA SILVA 18º BI Mtz
RICARDO SARTORI (PORTUGUÊS) DE SOUZA 19º BI Mtz
BRUNO (PIMENTEL) DE OLIVEIRA Cmdo Fron Amapá/34º BIS
GUILHERME ANTONIO RODRIGUES (DANTAS) DOS SANTOS 28º BIL
PAULO DE SOUZA (TAVARES) JUNIOR Cmdo Fron Amapá/34º BIS
FÁBIO DA (SILVA ROCHA) 19º BI Mtz
PAULO SERGIO (RAGHIANT) BENITES JÚNIOR 28º BIL
FERNANDO RUDOLF (KASPER) 53º BIS
MÚCIO (MARIANO) GONCALVES Cmdo Fron Solimões/8º BIS
PEDRO SIQUEIRA (ROMÃO) CIGS
(LUIMAR) JOSÉ DA SILVA JÚNIOR 1º BI Mtz (ES)
EDUARDO FREITAS (GORGA) 7º BIB
RAFAEL (GUIMARÃES) DOS SANTOS 63º BI
(EDSON) ROSA PEREIRA JUNIOR 41º BI Mtz
(OTAVIO) SILVA RIBEIRO 71º BI Mtz
TADEU SILVA (ÁVILA) 2º BI Mtz (ES)
UBIRAJÁ (SEVERIANO) DE OLIVEIRA FILHO 71º BI Mtz
BRUNO GUIMARÃES (MELNIK) CIGS
(BRUNO) DE (ANDRADE) ALMEIDA 44º BI Mtz
GABRIEL SOUZA (GUINA) GARCIA 2º BI Mtz (ES)
JOSÉ OSVALDO DOS SANTOS (BANDEIRA) 14º BI Mtz
RAPHAEL (NAVROSKI) 28º BIL
MARCELO (FURTADO) GHETTI 2º BIL
CLAUDIO HENRIQUE SÁ E GUIMARÃES (BARROSO MAGNO) 5º BIL
(HEBER) LEITE GOMES 17º B Fron
ROBERTO NUNES DA (CUNHA NETO) 5º BIL
(JHOBSON) MAGALHÃES BERNARDINO 22º BI
TIAGO (CAVALCANTI) VIEIRA GONÇALVES 9º BI Mtz
FLÁVIO (MUNIZ) VASCONCELOS 2º BIL
(GERSON) GOMES DE OLIVEIRA ROCHA 2º B Fron
ERNESTO LUIZ (DALLA LANA) BOHRER JUNIOR 33º BI Mtz
EDIR (PAULINO) DA SILVA FILHO 13º BIB
(ALEX) SANDER DA SILVA 47º BI
ALESSANDRO (DORTA MONTEIRO) DO NASCIMENTO 47º BI
GUSTAVO (LONGATTI) SANTANA 6º BIL
RAMIRO ALVES BRANCO (LOBO) DE ALMEIDA 37º BIL
MIGUEL (FIUZA NETO) 30º BI Mtz
FABIANO ANTUNES (BALDUTI) 37º BIL
(LEONARDO) RODRIGUES 30º BI Mtz
WANDELSON FERNANDES (CAXIAS) 58º BI Mtz
(RAFAEL ARAUJO) DE SOUZA 37º BIL
JONATHAS NASCIMENTO (SERPA) 1º BIS
(PAULO DAVID) ROCHA BEZERRA SOUSA 2º BIS
LUCIO (HENRIQUE) FERNANDES NETO 2º BIS
(HENRIQUE) DE OLIVEIRA MENDONÇA 62º BI
(KENDERSON) RODRIGUES SILVA 11º BI Mth
RODERIK (YAMASHITA) 62º BI
RICARDO FERREIRA (ROCHA) 59º BI Mtz
(ALEXANDRE) DA SILVA FERREIRA CIGS
RODRIGO MENDES (RÉGUA) BARCELOS Cmdo Fron Acre/4º BIS
(TÚLIO) PIRES BARBOZA Cmdo Fron Acre/4º BIS
FILIPE ARAUJO (GOULART) 19º B I Mtz
(THIAGO) RODRIGO GUIMARÃES (ROCHA) Cmdo Fron Rondônia/6º BIS
(CHARLES) PAULO ARAUJO DE ALMEIDA Cmdo Fron Roraima/7º BIS
FERNANDO ANDRADE DE (SENA) 29º B I B
TIAGO ANDRÉ DE ARAÚJO (MORELATO) Cmdo Fron Roraima/7º BIS
ANDRE(MIRANCOS) DA SILVA 23º BI
(ALÉCIO) DINIZ GONÇALVES SILVA 63º BI
(ARMANDO) ALVES DE OLIVEIRA SOUZA 72º BI Mtz
EURICO DE (VASCONCELOS) GOMES 50º BIS
(ASAURI) BASTOS EMIDIO 50º BIS
(PIETRO)PORTELA DE LIMA Cmdo Fron Solimões/8º BIS
(THIAGO) MARCELINO (PAIS) 54º BIS
(MARCELO) PEREIRA (LOPES) 19º BI Mtz
HEINZ (STRICKER) DO VALLE Cmdo Fron Rondonia/6º BIS
CELSO (MONTENEGRO) JUSTO 53º BIS
THIAGO (FERNANDES) FLOR Cmdo Fron Amapá/34º BIS
ION DE (CASTRO LIMA) FERNANDES Cmdo Fron Amapá/34º BIS
VICTOR (HUGO) VEIGA DA SILVA 71º BI Mtz
(RUBENS LIMA) DE OLIVEIRA 50º BIS
ROBERTO WAGNER (MONTEIRO) DOS SANTOS CPOR/R
JOSÉ (WELLITON) SOARES ROCHA 50º BIS
GUILHERME RIBEIRO (LAGE) 28º BIL
(MARCELO RODRIGUES) DE OLIVEIRA 52º BIS
GABRIEL SANTOS (ALCÂNTARA) 72º BI Mtz
LEANDRO OLIVEIRA DE (SOUZA) 18º BI Mtz
AUGUSTO DE LIMA (ALBUQUERQUE) 41º BI Mtz
JOSÉ (GILBERTO) ALVES DE SOUSA FILHO 17º BIS
EDISSON NOGUEIRA (CAMPISTA) JUNIOR 57º BI Mtz (ES)
(BRIVALDO) LUIZ LOPES SILVA 14º BI Mtz
LUCAS EMANUEL (PONTES) MARTINS 72º BI Mtz
RODRIGO CAETANO (GOMES) 17º B Fron
THIAGO (MONTES GABRI) 7º BIB
(FERNANDO) GOMES DE SOUZA E SILVA SOBRINHO 28º BIL
DANIEL (AVELLAR) VALLIM Cmdo Fron Solimões/8º BIS
JOSÉ (WESLEY) DE ARAÚJO LUZ 17º BIS
(ARTHUR) NUNES E SILVA 1º BPE
GUILHERME JACINTO (HORTA) 2º BIL
BRUNO BORNACINA (SCORMIN) 4º BIL
ARIKSON (LAMARE) CASTRO SANTOS 7º BIB
GEOVANE (DAMASCENO) RAMOS 44º BI Mtz
(MARCELLO) CESAR NOGUEIRA 6º BIL
VITOR LEONARDO SANTOS (VARCILIO) 2º BIL
LEANDRO (LEITE) DE ALMEIDA 28º BIL
(J)ÚNYOR (FERNANDES) DE SOUZA 2º B Fron
MICHEL POSTIGLIONI (FONTOURA) 9º BI Mtz
LEONARDO (GARCEZ) BARROS 41º BI Mtz
ANDRÉ CÍCERO DE LIMA (MENDONÇA) 4º BIL
(PAULO CÉSAR) DE CASTRO PEREIRA 33º BI Mtz
(RENATO) FERREIRA COELHO (JÚNIOR) 47º BI
FELIPE JOSÉ FERREIRA (DE GÓES) 34º BI Mtz
FERNANDO (BELIDO) VEIGA 22º BI
RÔMULO DA FONSECA BOTELHO (ATELLA) 37º BIL
(MÁRCIO JORGE) FERREIRA DA COSTA 37º BIL
LEANDRO (XAVIER) DE FARIA 13º BIB
(RÉGIS) RIBEIRO (SALES) 13º BIB
(DIÓGENES) FERREIRA BATISTA 58º BI Mtz
ANDRÉ FELIPE BOTELHO (GONDIM) 17º B Fron
FERNANDO ANGELLO COUTINHO (NEVARES) Cmdo Fron R Negro/5º BIS
FRANCISCO BERNARDO (COELHO NETTO) 54º BIS
FERNANDO CAVALCANTE (HOLANDA) 34º BI Mtz
(HERLON) STRICKER DO VALLE 20º BIB


CAVALARIA

FABRÍCIO ZANG (BORBA) 16º R C Mec
CLODOMIRO RODRIGUES (MATOZO JUNIOR) 1º R C C
LUIZ CLÁUDIO (CYRILLO) JUNIOR 16º R C Mec
AWIRE ESPINDOLA (BUCHAUL) 1º R C C
(JORGE) ALFREDO HENRIQUES (OLIVEIRA) 15º R C Mec Es
ALESSANDRO RAFAEL (SCHIEFELBEIN) DA SILVA 1º R C Mec
(DANILO) CARDOSO NOGUEIRA 20º R C B
(JOSIEL) ALMEIDA DE AVILA 19º R C Mec
JOÃO PAULO CHINA (BARBOSA) 2º R C Gd
TIAGO EDUARDO SIQUEIRA (VERAS) 11º R C Mec
ALBERTO (SEREJO) ARAUJO 20º R C B
THIAGO (ITAMAR) PLUM 2º R C Gd
(VITOR MOURA) VARGAS 7º R C Mec
FÁBIO TEIXEIRA COSTA (SOUTO MARTINS) 9º R C B
BERNARDO HOFFMANN (SCHMIDT) 7º R C Mec
GIBSON ARAGONEZ (GUARIENTI) AMAN
ALCEU LOPES DE (MENEZES) JÚNIOR 17º R C Mec
LUIS FELIPE FERREIRA (SILVEIRA) 19º R C Mec
(JEAN) SOARES AMARAL 5º R C C
GUILHERME ZACARIAS (NOLIBOS) 2º R C Mec
MATHEUS CAVALCANTE DE (SÁ) 5º R C C
CÉSAR (MARQUES) DE OLIVEIRA 15º R C Mec (GLO)
BERNARDO GUERRA (ROLLA) 13º R C Mec
FERNANDO (RENATO) COTTA FERREIRA 14º R C Mec
SAMUEL CAVALCANTI (CASTOR) 6º R C B
MARCOS (NEIMAYER) PUSSI 6º R C B
FILIPE DANIEL (PAIOTTI) 13º R C Mec
(SILAS) RAFFAEL ALVES DA SILVA GOMES (RABELO) 5º R C Mec
NILTON PINTO (FRANÇA) JUNIOR 8º R C Mec
TELMO SANTIAGO (BORGES) 6º R C B
DANIEL SANTORO (SEVÉRO) 8º R C Mec
ALESSANDRO ALVES (GUAZINA) 4º R C C
FERNANDO SPEGGIORIN (MARTINI) 12º R C Mec
TIAGO HENRIQUE (ALVES) DO NASCIMENTO 10º R C Mec
RICARDO RIBEIRO DE (MELLO) 14º R C Mec
FREDERICO CHAVES (SALÕES) DO AMOR 5º R C Mec
EDUARDO DUARTE (MACEDO) 9º R C B
PAULO (LOR) TOLEDO 12º R C Mec
IRAJÁ SANTOS (WITT) 1º R C Mec
MARCELO (VITORINO) ALVARES 4º R C C
FÁBIO AUGUSTO PANTOLFI (POSSETTI) 4º R C B
ISRAEL DA SILVA (JORGE) 12º R C Mec
(MATHEUS) PACHECO DO NASCIMENTO 4º R C C
(VINÍCIUS) BARRETO (TEIXEIRA) 4º R C B
(CARLOS EDUARDO) LEMES DE AZEVEDO SILVA 2º R C Mec
LUÍS (FERNANDO MENDES) GARCIA 17º R C Mec
(ALEXANDER) SOUSA PACHECO 5º R C Mec
JÉDERSON (FONSECA) LEMOS 3º R C Mec
DANIEL (GALRÃO) DE FRANÇA BLASKIEVICZ 10º R C Mec
(BRAWLLER) JOSÉ CARVALHO DA SILVA 11º R C Mec



ARTILHARIA

(DIOGO LUIZ) OLIVEIRA DE ANDRADE 7º GAC
RICARDO (VALE) SILVA 7º GAC
DANILO (ALSU) SANTOS 16º GAC/AP
PAULO (ZILBERMAN) HENRIQUES 16º GAC/AP
(HERICK) FALQUETO DE MEDEIROS 5º GAC/AP
(RENAN) LOPES ALCANTARA 10º GAC Sl
ANDREI DANIEL (FERRAZ) SILVA 28º GAC
(VICTOR ALMEIDA) PEREIRA 5º GAC/AP
TIAGO DE SOUZA (CARELI) 3º GAC/AP
RAFAEL (GROSSI) LEOPOLDINO 8º GAC Pqdt
(ANTÔNIO) JOSÉ (DAVID) DE LIMA 28º GAC
ANTONIO (MARCOS) MARQUES DOS ANJOS 3º GAC/AP
(KLAUS) DIETRICH LÔBO 10º GAC Sl
CHRISTOPHE ANTOINE MARIE CARDOSO (BERAUD) 9º GAC
EDUARDO (SOSTER) 3º GAC/AP
(GABRIEL) DE PINNA (MENDEZ) 31º GAC (ES)
DAVIDSON (MACDOBEL) MARINHO 31º GAC (ES)
EDUARDO (CALDEIRA) DE FARIA RODRIGUES 13º GAC
SÁVIO COELHO DE (OLIVEIRA) 14º GAC
CESAR (MEIRA) ARAUJO 12º GAC
LEANDRO DE SOUSA (GONÇALVES) 15º GAC/AP
DOUGLAS (KALUZEVICIUS) MORAIS 20º GAC L
(CEZAR) AUGUSTO RODRIGUES LIMA JUNIOR 32º GAC
GABRIEL NICOLETTI (BONATO) 13º GAC
(ADRIANO) PEREIRA DE OLIVEIRA 26º GAC
EVERTON ELIAS FERREIRA (TABORDA) 32º GAC
RICARDO (LAMOGLIA) PASTURA MARTINS 18º GAC
DANIEL MORGADO (FERRARI) 18º GAC
ANDRÉ EIDI (HANADA) 20º GAC L
ANTONIO (VICTOR) DA SILVA AZEVEDO (FILHO) 6º GAC
(DOUGLAS) GUIMARÃES SIQUEIRA 12º GAC
VITOR MENDONÇA (SOARES) 2º GAC L
HUDSON (DUQUE) SCRAMIGNON Bia Cmdo AD/1
DANIEL (SUCCI) SILVA 14º GAC
(ANDERSON) MARQUES 26º GAC
(ADHEMAR) MOREIRA DE SOUZA NETO 6º GAC
ANTONIO CARLOS DA SILVA ARAUJO (JUNIOR) 8º GAC Pqdt
DIOGO DA (CRUZ) ROSA 8º GAC Pqdt
SALOMÃO (FORASTIERI) 2º GAC L
LEONARDO JOSÉ MUNIZ SANTOS (REIS) 15º GAC/AP
EVERTON (ELÓI) GOMES 2º GAC L
(SILAS) RODRIGUES DE SOUSA 8º GAC Pqdt
LEONARDO COSTA (CASTIGLIONI) 20º GAC L
(JOSUÉ) GOMES VIEIRA 8º GAC Pqdt
EDUARDO HENRIQUE LOPES (CHAVES) 19º GAC
(ANDRE) LUIZ (PEREIRA) 8º GAC Pqdt
GERVAN EDUARDO FARIA DE (MATOS) 25º GAC
LUIZ FERNANDO (LEVINO) DOS SANTOS 27º GAC
THIAGO RODRIGUES (AMARAL) 22º GAC/AP
(WALISSON) PEDROZO DA COSTA 19º GAC
(VICTOR) RAFAEL DE FREITAS BRITO 22º GAC/AP
(ROBERTO) DE CASTRO 27º GAC
(MARCIO) BARBOSA DE FIGUEIREDO 29º GAC/AP
ADRIANO (MARQUES) DA SILVA 29º GAC/AP


ENGENHARIA

EDENILSON FABRICIO (DE MELLO) 5º B E Cmb Bld
ANDRÉ (TEIXEIRA) DA SILVA 5º B E Cmb Bld
(MARCELO) DA SILVA VITORINO 3º B E Cmb
(RONALD) FERNANDES (PEDRA) 8º B E Cnst
SÉRGIO AUGUSTO (PAZETTO) MORAIS 3º B E Cmb
(UÉMERSON) FERREIRA DA SILVA 2º B E Cnst
(LUIZ) ANTÔNIO DA SILVEIRA 2º B E Cnst
(JOSÉ MAURICIO) NETO 4º B E Cnst
ARACATY ANDRADE (SARAIVA) 8º B E Cnst
RAFAEL (MARINS) DE SOUZA 9º B E Cmb
JULIO CESAR RODRIGUES (YUASA) 6º B E Cnst
MARCELO (CAHÚ) GONÇALVES 9º B E Cmb
MARCUS VINÍCIUS GUIMARÃES (MONTEIRO DE CASTRO) 6º B E Cnst
(ODILON) FERREIRA ALVES JUNIOR B Es Eng
TIAGO REGES (TEOTÔNIO) COSTA DE MELO 2º B E Cmb
MÁRCIO (WILLIAM) DE FRANÇA LUZ 3º B E Cnst
(MARCELO) ANDRÉ BARROS DE (SÁ) 7º B E Cnst
DAVI DE (AVILA) MELLO 6º B E Cmb
EDUARDO (CORRÊA) DA SILVA B Es Eng
(MARCOS) LOPES BARBOSA DE LIMA SERBIM 5º B E Cnst
LEANDRO (SALAZAR) FRANCISCO 2º B E Cmb
RODRIGO (BERBERT) EIRAS 7º B E Cnst
(THIAGO) SARAIVA GUINGO 7º B E Cnst
AUGUSTO TOSCANO (ESPÍNOLA) NETO 5º B E Cnst
LUIZ FABRÍCIO (RAMALHO) MACHADO 4º B E Cnst
EDUARDO (ROCHA SOARES) DE OLIVEIRA 5º B E Cnst
AUGUSTO (GARCIA) LEAL DE ALMEIDA 9º B E Cnst
RODRIGO CORDEIRO (FALCÃO) 6º B E Cmb
DAMIÃO DE FRANÇA (BLASKIEVICZ) 9º B E Cnst
(EDUARDO) DE OLIVEIRA LEITE 9º B E Cnst
LUCIANO HAICKI (MATAROTTI) 10º B E Cnst
(RAFAEL) GUSTAVO ABRÃO (CARDOSO) 10º B E Cnst
(CLERISTON) BARBOSA BELLO 3º B E Cnst
(GUSTAVO LUIZ) CORREIA DA SILVA 11º B E Cnst
(JACKSON) EDUARDO DA SILVA 11º B E Cnst


COMUNICAÇÕES

RAFAEL (MOULIÊ) CORRÊA 5ª Cia Com Bld
RAFAEL (HARTUIQUE) GUILHERME 5ª Cia Com Bld
PAULO CORDEIRO (AZEREDO) 4ª Cia Com
EDUARDO (ZUCARATO) PERES 4ª Cia Com
PEDRO (ARRAES) FEITOSA NETO 4° B Com
(LUIZ SERGIO) COUTO CORREIA B Es Com
NELCINEI DE FREITAS (VALENTE) B Es Com
EDUARDO BORDIGNON (LUCCHINI) 3° B Com
(TARUMANI) ESPÍNDOLA BUCHAUL 12ª Cia Com L
LEONARDO HENRIQUE (MOREIRA) 12ª Cia Com L
(CUSTODIO) LUIZ DE PAULA FILHO 1ª Cia Com Sl
RUY) MELGAÇO (LUCAS) DE JESUS 12ª Cia Com L
RODRIGO PIPPI (PAIM) 3ª Cia Com Bld
EDUARDO FABRICIO GOMES (TRINDADE) 1° B Com
FLÁVIO (CORSI) 1° B Com
MARCO ANTONIO D'ALMEIDA (DIOGO) 14ª Cia Com Mec
GUILHERME DA SILVEIRA LOPES (GÓES) 1° B Com
(PAULO ROBERTO) PANCHENIAK NEUMANN 6° B Com
(WAGNER) DE MATOS SALUSTRIANO AMAN
ANDERSON GUSTAVO (LIMA) DOS SANTOS 1ª Cia Com Sl
EVERTON MIGUEL (DOS ANJOS) 3° B Com
(SÍLON) BRANDÃO SCHAIBLICH 3ª Cia Com Bld
BRUNO (ENEAS) CARVALHO DOS ANJOS 1° B Com
CÉZAR FLORES (MALHADA) JÚNIOR 14ª Cia Com Mec
RARINALDO (FÁBIO MORAIS) DE OLIVEIRA 6° B Com
(ENIO) VINÍCIUS DE BARROS OLIVEIRA 13ª Cia Com Mec
JETER LEÃO (ARAIS) DA SILVA 13ª Cia Com Mec


MATERIAL BÉLICO

ROBERTO CÉSAR DA SILVA (BENDIA) Pq R Mnt/9ª RM
AFONSO RENÃ (HOFFMANN) KRAUSPENHAR 8º B Log
(EDEILSON) CALADO DE OLIVEIRA CPOR/R
RAFAEL COSTA (MARINHO) Pq R Mnt/1ª RM
RAFAEL JOSÉ (MARTINS) SOUZA BMA
PAULO CÉSAR DE SOUZA (RAMOS) AGR
(ROBERTO) DE OLIVEIRA (SCHAPKE) 8º D Sup
(WANDERSON) BRAGA DE SOUZA Pq R Mnt/5ª RM
TIAGO BATISTA (TORRES) 2º B Log L
(JHONNATA) RAFAEL DOS SANTOS 1º D Sup
(DIOGO SOUZA) RÊGO Pq R Mnt/5ª RM
(HILTON) SOUSA SILVA JÚNIOR CPOR/RJ
BRUNO JOSÉ DE SIQUEIRA LEITE (FOCHI) B Mnt Sup Av Ex
PAULO ALEXANDRE (FUZARO) B Mnt Sup Av Ex
(WILLGMAN) DOS SANTOS FERREIRA AGSP
LUCIANO (DUTRA) MELO JUNIOR 6º D Sup
ADILSON FREITAS (BASTOS) Pq R Mnt/5ª RM
VICTOR ARTUR (BALDISSERA) 9° B Log
RODRIGO DA (COSTA ROCHA) Pq R Mnt/2ª RM
FERNANDO WILSON SANTIAGO DE (FREITAS) B Mnt Sup Av Ex
WILSON DE PAULA (LESSA) D C Mun
DANILO COSTA (TODA) 3° B Log
THALES (RANIERY) AQUINO DE SOUSA 10° B Log
(JOCIMAR) RODRIGUES DE OLIVEIRA JÚNIOR 3° B Log
(UZIAN) PINTO MACHADO 22° B Log L
(FÁBIO SAMPAIO) FERREIRA CPOR/SP


INTENDÊNCIA

RAPHAEL AUGUSTO DANIEL (GRILO) 2º GAC L
REDUCINO (TEGON) JUNIOR 12º GAC
AMÁBLE (ALEJANDRO) TRAVIESA ZARAGOZA NETO 19º B C
ANTÔNIO SÉRGIO DA SILVA (MENDES JÚNIOR) 17º B Log
MARCELO DE ALMEIDA (FERES) VIEIRA CPOR/BH
(SÉRGIO VIEIRA) GOMES DA SILVA 8º D Sup
JOÃO ALBERTO (PORTELA) SOUSA 72º B I Mtz
TIAGO (PEDREIRO) DE LIMA 71º B I Mtz
(ANDERSON LUIZ) DE FRANÇA SILVA 5º B Sup
PAULO VICTOR DE (ALMEIDA XAVIER) 6º GAC
FRANCISCO PAULO DE (SANTANA) JUNIOR 31º G A C (ES)
(EVERTON) HOLANDA COSTA 36º B I Mtz
JOÃO PAULO (GURGEL) BEZERRA 16º G A C/AP
LUIS FERNANDO GOMES (LUZ) BMA
MARCO ANTONIO (FERREIRA) DE CARVALHO SOARES 17º B Fron
FLÁVIO FRANCISCO DE (ASSIS) 11º B I Mth
JOSÉ LEONARDO DA COSTA (BERTOLETI) 15º R C Mec Es
(RICARDO) HERCULANO DA SILVA 28º B Log
ALEXANDRE FERREIRA DE (MORAES) 1º R C C
OSIRIS (FERNANDO) TODERO EASA
(ANDRÉ) MARQUES PEREIRA B DOMPSA
DANIEL (LOUBACH) FLORENTINO 29º GAC/AP
(RODRIGO LOPES) ANDRADE 19º GAC
ANDERSON BATISTA GONZAGA (CARDOSO) 15º GAC/AP
(NILSON) PEREIRA MATIAS 19º R C Mec
TIAGO VARGAS (WEBBER) 17º R C Mec
ROBERTO (BENEVIDES) DE OLIVEIRA 41º BI Mtz
JOÃO PAULO DE VASCONCELLOS (ACCIOLI) DA SILVA 20º B Log Pqdt
LEONARDO (VILHENA) DE MIRANDA 20º B Log Pqdt
(ELIEZER) PEREIRA BEZERRA JÚNIOR 22º GAC/AP
THIAGO (KAUFMAN) SILVA 9º B Log
LEONARDO (GABE) LOPES 2º B E Cmb
AUGUSTO CÉSAR DA CUNHA (ASSUMPÇÃO) 13º R C Mec
(BRUNO) WOELLNER DE SOUZA 27º BI Pqdt
JORGE (FELIPE) CARVALHO DE SOUZA 8º GAC Pqdt
(FERNANDO) RODRIGUES DOS SANTOS 7º R C Mec
FERNANDO HENRIQUE (MAURICIO) 26º BI Pqdt
FELIPE (REZENDE) FERREIRA 10º R C Mec
RAFAEL GONCALVES DO (CARMO) 6º B E Cmb
ROBERTO FERNANDO DE (SOUSA RIBEIRO) JÚNIOR 25º GAC
ANDERSON) JOSÉ SOARES DE (LIMA) 3º B Log
LEONARDO ALBUQUERQUE (VIEIRA) 4º R C B
OVÍDIO (BERNARDINO) MONTEIRO JÚNIOR 12º R C Mec
RAFAEL DOS (REIS) CEZAR 1º R C Mec


SAREX

CLÁUDIO MÁRCIO (CASSIANO) CORDOVIL Cmdo 1ª Bda Inf Sl
JOSÉ RICARDO ESTEVES (PEREIRA) Cmdo 13ª Bda Inf Mtz
ROGERIO DE (CARVALHO LIMA) Cmdo C M O
EDNALDO DA (COSTA PEREIRA) Cmdo 12ª R M
JOSÉ CARLOS DE (FREITAS) B Adm Bda Op Esp


___________________________________________
LUIZ FELIPE KRAEMER CARBONELL - Cel
Respondendo pela Chefia do CCOMSEx