Notícias Militares

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

EPCAR - NAÇÃO 68


BARBACENA, MG, julho de 2008.
Encontro Nacional/ 40 da Turma / 68 da EPCAR.



Presentes, lá, em BARBACENA, MG, em fins de julho de 2008, estavam mais de 200 Pré-Cadetes que ingressaram na FORÇA AÉREA BRASILEIRA no início de 1968 após aprovação em Exame Público e Universal para o Encontro Nacional/40 da Nação 68.

Foram alguns milhares de jovens de todos os rincões nacionais que tentaram/disputaram vagas e só 450 aprovados/selecionados/chamados.

A partir de então, esse seleto Grupo passou a freqüentar uma das mais qualificadas Escolas de Ensino Médio do País e, com uma Orientação Pedagógica quase que sem paralelo entre as congêneres.

No regime de internado e com dedicação exclusiva, freqüentaram, ao longo de três anos letivos, todas Disciplinas impostas pela Legislação vigente e mais as que a EPCAR criou/estabeleceu/desenvolveu.

Passados 40 anos, lá estavam mais de 200 ex-Alunos que recordaram, de maneira alegre/emotiva/com intensa saudade e invulgar carinho, os momentos mais significativos de suas vidas de jovens estudantes.

Ao concluírem o Curso, eram cerca de 400 Formandos que se dirigiram, alguns para a Carreira Militar e outros tantos – cerca de metade – para Atividades Civis.

Hoje, homens maduros, formam um coeso Grupo de CIDADÃOS.

Não há um só que não guarde com imenso carinho o tempo da EPCAR.

ESCOLA que completou, com absoluto êxito, a formação/educação que cada um trouxera de sua Família.

Se a Educação tem início no seio da Família é na ESCOLA que se forma o cidadão.

Não há como negar que, ao ingressar na EPCAR mercê da pouca idade/vivência/experiência e imaturidade, os sacrifícios impostos pela Vida Militar foram (quase) insuportáveis.

Não há como olvidar as primeiras noites no Alojamento em que o soluçar de alguns (talvez, a maioria) traduzia o desejo de voltar para casa.

A CASA, a FAMÍLIA, a partir de então, passou a ser a EPCAR e a TURMA 68.

Bendita FAMÍLIA, agora, transformada em NAÇÃO 68.

Uma NAÇÃO de mais de 400 integrantes com vidas diferentes, destinos variados, atividades múltiplas, porém, irmanados no mesmo ideal de ser CIDADÃO BRASILEIRO, com pensamentos nobres e atitudes altivas.

Os exemplos foram muitos e diversos:
- dos Instrutores, Professores, Monitores, Funcionários da EPCAR – 68, 69 e 70 – tiveram ensinamentos; absorveram conhecimentos científicos, humanísticos, de idiomas, enfim, de variadas e diferentes Matérias, no entanto, o EXEMPLO deve ter ficado como marca indelével.

Claro que se tratava de homens e mulheres com diferentes maneiras de transmitir conhecimentos/experiências/exemplos, no entanto, o desejo de todos, era o de MELHOR FORMAR O PRÉ-CADETE pois, todos viam naquele jovem o futuro CIDADÃO DIGNO/CORRETO/ÉTICO.

Felizmente, o presente veio comprovar isso:
- não há como esquecer que todos seguiam as determinações/exigências/exemplos/dedicação de um LÍDER/COMANDANTE/CHEFE/EDUCADOR chamado JOÃO TELLES CAMARÃO RIBEIRO – o Brigadeiro CAMARÃO.

São indiscutíveis os méritos dos Instrutores, Professores, Monitores, Funcionários da EPCAR à época, entretanto, nada se sobressaia ao procedimento do Brig CAMARÃO.

Ele era a própria força da EPCAR.

O Brig CAMARÃO, à época, era a própria ESCOLA.

Nós, Instrutores/Professores/Monitores/Funcionários, éramos os executores de seus Sonhos/Planos, com maior ou menor eficiência.

Vivíamos um período glorioso do Ensino na EPCAR.

Pois bem, naquela época, por desígnio do destino fui servir naquela extraordinária e inigualável ESCOLA e, modestamente, tentei dar uma contribuição à formação de mais de um milhar de jovens ao longo dos 4 anos que lá estive.

Tudo isso – e muito mais – lembrei, como num filme, nos dias 26,27 e 28 de julho de 2008 quando estive no ENAC/40 da Turma 68.

Honrado com o convite de antigos Pré-Cadetes, compareci ao ENAC/40 de 68.

Gloriosos dias de emocionantes recordações.

Este Velho Soldado, calejado pelos sacrifícios impostos por uma longa Carreira Militar, de repente, viu-se, qual um menino, aos prantos, abraçado às recordações maravilhosas.

Só a bondade daqueles Ex-Pré-Cadetes – hoje vitoriosos cidadãos de variadas atividades – poderia proporcionar ao Velho Soldado momentos tão gloriosos.

Nada se compara à ventura de ver antigos Instruendos como Cidadãos ; eram a elite da Juventude à época do Ingresso na EPCAR/FAB ; hoje, sem dúvidas , são homens da Elite da Sociedade Brasileira .

Cada um com o seu sonho realizado por completo e/ou em parte, entretanto, todos com a consciência do DEVER CUMPRIDO.

Na atual quadra da Vida Nacional – quando os escândalos se multiplicam; há uma ânsia de melhor se locupletar; a vaidade e a fanfarrice imperam; a corrupção é comum e campeia; muitos se jactam da própria ignorância e outros tantos se dizem políticos por adotarem ideologia espúria; e a mediocridade é parâmetro – a Nação 68 se coloca acima e além do dever e cumpre tarefas superiores ao esperado.

A todos os Pré-Cadetes de 68, a todos os INTEGRANTES DA NAÇÃO 68, o meu agradecimento pela felicidade de conviver com vocês e seus familiares.

Tenham a certeza que muito honrado fiquei.

Maior que a minha alegria/satisfação/orgulho de estar na Turma/68/EPCAR só a emoção que me levou às lágrimas.

Obrigado.

Obrigado a todos os da NAÇÃO 68.


RUI GARAVELO MACHADO
Ex-Cap EB - Instrutor da Nação 68

3 comentários:

Anônimo disse...

Os terroristas estão no governo brasileiro????
Trabalhando no palácio?????
Os terroristas estão tomando lugar dos brasileiros?
Terrorista narco-guerrrilheiros governando o país?

...Misericordia!
Cadê as FORÇAS ARMADAS DESTA BOSTA DE PAÍS SEM-DONO????

Anônimo disse...

Começo a desacreditar que as FFAA farão alguma coisa para nos livrar dessa chaga vermelha que suga nossa vida, nossa energia e nossa cidadania.
Passo por aqui algumas vezes, na vã esperança de encontrar algum alento, um sinal mesmo que sutil de reação por parte daqueles que ao jurar a bandeira, prometeram defender o Brasil à qualquer preço.

Mas qual o quê, só encontro aqui, a repercussão de belos textos ,

mais nada!!!

dá até preguiça!!!

Blogs são armas de civis!


Militar tem que militar em outras frentes!!!

Mas tudo bem!

Em breve, beberemos todos, as FFAA e o povo brasileiro, de ÁGUA PARADA!!!

se é que me entendem!!

Anônimo disse...

"A semi-estatal Brasil-Telecom já possui o software "Narus Insight Discover Suite", que tem capacidade para ler nossos e-mails, vasculhar nossas contas bancárias e ouvir nossas conversas no Skype. Quer dizer: adeus, privacidade. Para a dinastia Lula, porém, isso pode ser uma boa notícia. Era essa a empresa que, segundo a Veja, o bem-aventurado Fábio Lulinha estava tentando comprar, só não o fazendo graças a entraves legais. Mas estes são, é claro, removíveis. Se tudo der certo, o futuro selo do Brasil ostentará a orelha do Lulinha, aquele que tudo ouve."

http://forum.darkside.com.br/vb/showthread.php?p=400559