Notícias Militares

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

UM EXÉRCITO MODERNO



Prezados

O EB está realizando uma coleta de informações como parte do Projeto EB 2035, através um questionário, o qual respondi, com modesta colaboração, e enviei subsidiariamente o texto anexo, publicado na Revista Defesa Nacional em 1984.

Com as ressalvas do tempo transcorrido, o retransmito, acrescentando o grau de satisfação vivido recentemente em uma passagem de chefia, quando lido o currículo do oficial general e nele citados os graus de mestrado e doutorado(?) por sua dedicação ao estudo.

Satisfação, pois que ansiávamos por tais designações a nos aproximar dos civis em uma linguagem que lhes é familiar e por resgatar o passado, já que os bancos escolares do Exército foram o verdadeiro "Berço fardado dos doutores"(artigo pub na Revista do Clube Militar e Forças Armadas em Revista.
Abaixo, um resumo.

Saudações
Ernesto Caruso


UM EXÉRCITO MODERNO PARA AS CONDIÇÕES BRASILEIRAS

(resumo)



- O Exército Brasileiro existe para as operações de guerra, defesa territorial, defesa interna, para manter a ação de presença e, porque não dizer, como uma grande escola de civismo, assim não se pode pensar em pura e simplesmente transferir OM de um lugar para outro do país.



- A estrutura organizacional deve ser adequada não somente quanto à arma, Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia..., mas também para atender finalidades específicas, já que o ideal de se possuir todas as OM em nível máximo de operacionalidade é impossível. Determinadas OM suprem as necessidades de defesa externa e outras, as de defesa interna, formação de reserva ou até de absorção de parcela maior da juventude no Serviço Militar. Necessidade de se ter em todos escalões, organizações com estrutura de guerra, inclusive no que se refere ao Apoio Administrativo.



- O curso na AMAN devia envolver a formação do bacharel em Ciências Militares (hoje já assim) cumulativamente com a do bacharel em Ciências Administrativas. Mestrado na EsAO e doutorado na ECEME.



- Material distribuído de forma diversa. As OM do Tipo I têm completa a sua dotação de material. As OM do Tipo II têm o material essencial para o tipo de atividade que vão executar na área de Defesa Interna instrução e ação de presença.



- As OM do Tipo I são essencialmente direcionadas para o ADESTRAMENTO; ao invés de realizado em cinco anos, voltado basicamente para os quadros e com a participação anual dos soldados, este poderia ser realizado em muito menor tempo, talvez em dois anos, mas com um mesmo conjunto. A tropa estará sempre pronta não só para essas atividades como também para emprego em ações de guerra. A surpresa encontrará resposta imediata e não uma tropa de formação incompleta.


- As OM Tipo II se dedicam fundamentalmente para a Instrução Individual Básica (IIB), nove semanas, e de Qualificação (IIQ), treze semanas. Como atividade, complementar são empregadas nos Cursos de Formação de Sargentos Temporários, dezessete semanas. Ou ter mais de uma incorporação no ano.


- Custos com alimentação, munição, combustível e vencimentos são bastante diminuídos nas OM Tipo II, o que permite vencimentos melhores aos que prosseguem nas OM Tipo I, realizando o Período de Adestramento e completando os dois anos de serviço militar.



- A defasagem da incorporação nas OM Tipo I permite também atender aos possíveis recompletamentos que se fizerem necessários.



- As OM Tipo I são distribuídas pelo território nacional considerando, imposições estratégicas; proximidade de campos de instrução compatíveis com a natureza da OM; facilidade de reunião para emprego centralizado; proximidade de meios de transporte ferroviário, rodoviário, aeroviário e marítimo; condições locais de suprimento.



- As OM Tipo II são distribuídas pelo território, considerando, necessária ação de presença; absorção de parcela da juventude no Serviço Militar; condições para transformação em OM TIPO I; razões de Segurança Interna; proximidade das OM Tipo I para facilitar a movimentação de militares.

Nenhum comentário: