Notícias Militares

terça-feira, 14 de julho de 2009

CAXIAS OU CACHIAS ?


Caxias ou Cachias?
General Virgílio Ribeiro Muxfeldt (*)

Pai, a professora, ao saber que sou filha de militar, pediu para lhe perguntar qual a origem da palavra Caxias que, pelo exemplo deixado pelo Patrono do Exército Brasileiro, o Duque de Caxias, passou a ter o significado de pessoa muito escrupulosa no cumprimento de seus deveres.”

Uma pergunta tão simples e direta nos obriga a um mergulho na rica cultura romana-luso- brasileira, começando pelo muito conhecido fato histórico de que o então Coronel Luís Alves de Lima e Silva recebeu do imperador D. Pedro II, um menino de quinze anos, em 1841, o título de Barão de Caxias, como reconhecimento pelo sucesso obtido na pacificação da Província do Maranhão, abrindo assim caminho para a manutenção da unidade nacional representada pelo Império. Mas por que Caxias?
"Caxias simbolizava a revolução subjugada. Essa cidade do Maranhão havia sido mais que qualquer outra afligida pelos horrores de uma guerra de bandidos; tomada e retomada pelas forças imperiais, foi quase ali que a insurreição começou, ali que se encarniçou tremenda; ali que o Coronel Luis Alves de Lima e Silva entrou, expedindo a última intimação aos sediciosos para que depusessem as armas; ali que libertou a Província da horda de assassinos”
explica o seu biógrafo Padre Joaquim Pinto de Campos. Mas por que a povoação, antigo aldeamento indígena, situada às margens do Rio Itapecuru, recebeu o nome de Caxias?
Essa história começa no século XVII, durante a invasão francesa do Maranhão. Buscando fustigar os invasores, os portugueses, inicialmente, ocuparam o interior maranhense, submetendo as tribos indígenas que colaboravam com os invasores. Em 1615, após a expulsão dos franceses, como represália ao colaboracionismo com os invasores, os portugueses mudaram os nomes indígenas de várias aldeias, substituindo-os por sonoros nomes portugueses. Assim a aldeia Guanaré - denominação indígena - teve seu nome mudado, sucessivamente para São José das Aldeias Altas, Arraial das Aldeias Altas e Vila de Caxias, já em meados do século XVIII. E por que o Arraial das Aldeias Altas mudou de nome para Vila de Caxias?
A mudança de nome para Caxias foi uma homenagem prestada por Francisco Xavier Mendonça Furtado, Governador e Capitão-General do Grão-Pará e Maranhão e irmão do Marquês do Pombal, primeiro ministro português, à linda quinta da família, erigida na Freguesia de Caxias, situada nas imediações de Lisboa, à beira- mar.
Finalmente entram os romanos que, ao ocuparem a península ibérica, além do germe que resultaria na maioria das povoações portuguesas, deixaram o latim, língua mãe do espanhol e do português. Assim, nos conta o historiador português Rogério de Oliveira Gonçalves, o topônimo Caxias, segundo os lingüistas, tem como origem uma das seguintes versões: uma, que é a mais aceita, com origem em casillas, casas pequenas em espanhol, do latim casa (choupana) e a outra, do latim quassina (rochedo, quebra-mar), donde Cassia e, depois, Caxias.
Encerrando, “ó última flor do lácio, inculta e bela” os etimologistas portugueses até hoje discutem qual a grafia certa para Caxias, se com x ou ch...

(*) O autor foi Comandante Militar do Nordeste (CMNE) e Comandante de Operações Terrestres (COTer).

Nenhum comentário: