Notícias Militares

quarta-feira, 15 de julho de 2009

SINTOMAS DA GRIPE


Prezados amigos,

Tendo em vista haver informações desencontradas publicadas pela imprensa e com o intuito de esclarecer e tranquilizar a população e a comunidade escolar, o comando do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) tornou pública a seguinte nota, difundindo-a para jornais, emissoras de rádio, emissoras de televisão e agências de notícias. Tudo o que for escrito ou dito fora deste conteúdo não é verdadeiro.

"Uma delegação de 140 pessoas do CMPA (cento e treze alunos e vinte e sete profissionais) esteve em Campo Grande-MS, de 04 a 10 de julho, competindo nos IV Jogos da Amizade, os quais reuniram atletas de cinco colégios militares.

Como a delegação saiu de um local muito quente (Campo Grande) e passou dois dias em outros muito frios (Ponta Porã e Foz do Iguaçu), vários de seus integrantes apresentaram sintomas de gripe, embora nenhum tenha demonstrado os sintomas característicos da gripe H1N1. Mesmo assim, como medida preventiva, todos foram isolados e examinados por uma equipe de médicos militares na chegada em Porto Alegre, a qual esteve sob a chefia do Major Antônio Guércio, médico-chefe da Seção de Saúde da 3ª Região Militar, e sob orientação do 2º Tenente Renato Cassol, médico do setor de infectologia do Hospital Conceição e do Hospital Militar. Não houve contato entre os membros da delegação e os demais alunos do CMPA.

Foram diagnosticados quatro casos de uma gripe mais forte e um com sintomas de pneumonia. Os primeiros foram conduzidos ao Hospital Conceição, onde foram novamente examinados e tiveram material colhido para análise em São Paulo; a aluna com sintomas de pneumonia foi encaminhada para exames no Hospital Geral de Porto Alegre.

Todos os membros da delegação, bem como seus familiares que estiveram no CMPA para buscá-los, participaram de palestras de orientação realizadas pela equipe médica e por Oficiais do CMPA e da 3ª Região Militar, a qual prestou todo o apoio necessário em pessoal e material.

Em consequência, também como medida cautelar e preventiva, toda a delegação foi dispensada e colocada em quarentena domiciliar até o dia 19 de julho. Providência similar foi tomada para com os profissionais e alunos que têm familiar que estava na delegação.

Considerando a expressiva quantidade de alunos em quarentena (cerca de 10% do efetivo do Colégio) e com o objetivo de não lhes causar prejuízos no aprendizado, o Comando do CMPA, após ouvido o Conselho de Ensino, decidiu antecipar as férias escolares de todo o corpo de alunos em três dias. Assim, o início das referidas férias passa para o dia 15 de julho, com retorno normal em 03 de agosto.

Enfatizamos o fato de, em princípio, não haver ninguém com sintomas outros que não os da gripe normal. No entanto, o CMPA e o Exército fazem absoluta questão de tomar todas as medidas preventivas que estão ao alcance, visando preservar a saúde e o bem-estar dos alunos, dos profissionais, de seus familiares e de toda a comunidade.

As seguintes alterações foram realizadas no planejamento para semana de 13 a 19 de julho:
1) A entrega de boletins foi transferida para agosto, em data a ser informada.
2) A Festa Junina foi transferida para agosto e será comemorada juntamente com o Dia dos Pais no dia 14 daquele mês".

Um abraço,

Araujo

Nenhum comentário: