Notícias Militares

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dilma lança Plano Estratégico de Fronteiras




BRASÍLIA. A presidente Dilma Rousseff lançou ontem o Plano Estratégico de Fronteiras, um pacote ambicioso de medidas que inclui a promessa de dobrar o efetivo civil e militar nos limites do Brasil com dez países vizinhos. Os ministérios da Justiça e da Defesa vão atuar integrados em operações de combate ao crime organizado nessas regiões, em 11 estados.
O Ministério da Justiça anunciou que aumentará em 100% o pessoal disponível para a Operação Sentinela (lançada em 2010), que foca ações de inteligência. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) passará a reforçar as atividades, antes restritas à Polícia Federal e à Força Nacional de Segurança. A Defesa vai priorizar investidas nas áreas fronteiriças.
Na Amazônia, o objetivo é aumentar de 21 para 48 os pelotões especiais de fronteira, cada um com 50 a 70 homens, como adiantou O GLOBO no sábado. O cronograma de implantação dos postos será divulgado em setembro, juntamente com o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). A verba disponível este ano para o programa - cerca de R$120 milhões - ainda é nanica, diante da estimativa de custo do Sisfron em dez anos: R$9,6 bilhões.
O plano foi lançado no Palácio do Planalto e, num afago ao PMDB, a presidente Dilma Rousseff escalou o vice Michel Temer para a coordenação geral do projeto

Nenhum comentário: