O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, deve ser o primeiro ministro a deixar o Governo Dilma Rousseff. Indicação pessoal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Jobim estaria sentindo-se “desconfortável” no atual governo desde que a presidenta Dilma Rousseff resolveu adiar a decisão sobre a compra dos caças para a FAB. O jornal Valor Econômico revela que o ministro não gostou da decisão de Dilma. Jobim deve pedir demissão até o final do primeiro semestre deste ano.
O gaúcho Nelson Jobim assumiu o ministério da Defesa em julho de 2007 e permaneceu na função com a eleição da presidenta Dilma Rousseff, atendendo um pedido pessoal do ex-presidente Lula. Filiado ao PMDB, Jobim não faz parte da cota do partido no ministério. A própria Dilma não tinha em Jobim o seu nome favorito para o ministério.
O desconforto do Ministro no governo Dilma começou quando a presidenta resolveu adiar a decisão sobre a compra dos 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). Jobim é a favor da compra dos aviões Rafaele, de fabricação francesa, apesar de ser o mais caro dos três aviões que fazem parte da licitação. A presidenta Dilma Rousseff conversou, esta semana, com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, sobre os caças americanos F18 fabricados pela Boeing. Já tinha feito o mesmo com o senador e ex-candidato a presidência dos Estados Unidos, John McCain.
De acordo com a reportagem do jornal Valor Econômico, auxiliares de Jobim revelaram que o ministro não gostou da posição da presidenta porque tem a convicção que a FAB deveria comprar os caças franceses.
Com informações do Valor Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário