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terça-feira, 7 de junho de 2011

Harvard visita Colégio Militar do Rio de Janeiro

A notícia é do ano passado mas não deixa de ser relevante e atual.
10/08/2010

A direção de Harvard chega a cidade para visitar o Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) instituição militar que tem enviado mais alunos a faculdades americanas do que as instituições civis do Brasil.

Alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil, em particular, do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), têm ingressado, nos últimos anos, em faculdades americanas, como Stanford, Harvard, Universidade de Chicago e da Pensilvânia, com bolsa integral, após a conclusão de rigoroso processo de seleção.

No início da segunda quinzena de agosto, mais dois alunos CMRJ, Paulo Ricardo de Souza Costa e Estella de Souza, embarcarão, respectivamente, para Yale e Bryn Mawr.

Tão expressivos resultados chamaram a atenção da direção de Harvard, cujo representante, o Sr Jim Pautz, visitará o CMRJ, na manhã de 12 de agosto, próxima quinta-feira.

Considerada pelos diretores de universidades americanas uma instituição educacional modelo, o Sistema do Colégio Militar para a educação é fruto dos valores e da proposta pedagógica que adota.

Sistema Educacional

Os pais que optam pelo CMRJ para realizar a educação de seus filhos acreditam nos valores que orientam o Colégio e desejam que seus filhos absorvam a cultura, a tradição, o modo de fazer e de agir do Exército Brasileiro num ambiente hierarquizado e disciplinado.

O aluno se destaca pela consciência que tem de sua dignidade como pessoa; por sua postura de respeito para com os mais velhos, superiores e semelhantes; por sua conduta no Colégio e em vias públicas, por sua solidariedade; por seu espírito patriótico e por sua participação cívica.
Mais do que facilitar o acesso ao conhecimento, o CMRJ objetiva à formação integral de cidadãos autônomos, éticos, solidários e atuantes social e politicamente por intermédio do trabalho e do desenvolvimento dos campos afetivo, cognitivo e psicomotor.

Propicia ao aluno a busca e a pesquisa continuada de formações relevantes desenvolvendo a visão crítica dos fenômenos políticos, econômicos, históricos, sociais e científico-tecnológicos, ensinando-os, pois, a aprender para a vida e não mais, simplesmente, para fazer provas.

Prepara o aluno para refletir e compreender os e não, meramente, memorizá-los; capacitado-os à absorção de pré-requisitos fundamentais ao prosseguimento dos estudos acadêmicos e não de conhecimentos que se encerrem em si mesmos;

Assim, como também, estimula o aluno para a saudável prática de atividade física, buscando o seu desenvolvimento físico e incentivando a prática habitual do esporte; além de despertar vocações para a carreira militar.

Fundamentos Educacionais
Para atingir suas metas, a proposta pedagógica do Sistema Colégio Militar do Brasil componhe-se dos seguintes fundamentos educacionais:
a. oferecer ao aluno ambiente sadio e agradável para proporcionar o acesso ao conhecimento
sistemático universal, considerando a realidade de sua vida;

b. capacitar o aluno à absorção de conteúdos programáticos qualitativos e de pré-requisitos essenciais ao prosseguimento de seus estudos, com base no domínio da leitura, da escrita e das diversas linguagens utilizadas pelo homem, permitindo-lhe analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e cálculos, para resolver situações problemas simples ou complexas, valorizando o seu desenvolvimento pessoal;

c. utilizar procedimentos didáticos e técnicas metodológicas que conduzam o aluno a ocupar o centro do processo ensino-aprendizagem e a construir com a mediação do professor o próprio conhecimento, fruto de abordagens seletivas, contextuais, interdisciplinares, contínuas e progressivas;

d. estimular no aluno o desenvolvimento de atitudes crítico-reflexivas, espírito de investigação, criatividade, iniciativa e respeito às diferenças individuais, conduzindo-os a APRENDER a PENSAR;

e. conduzir o aluno a compreender o significado das áreas de estudo e das disciplinas, enquanto participante do processo histórico da transformação da sociedade e da cultura, desenvolvendo a sua autonomia, valorizando o conhecimento prévio, suas experiências e as relações professor-aluno e aluno-aluno, conscientizando-os de que a aprendizagem adquirida é mais importante que a avaliação educacional de aferição escolar;

O Colégio Militar desenvolve no aluno atitudes, valores e hábitos saudáveis à vida em sociedade, num ambiente no qual todos possam compreender e respeitar os direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão patriota, da família, dos grupos sociais, do estado e da nação brasileira; acessando e dominando recursos científicos relevantes que lhes permitam situar-se criticamente diante da realidade, assumindo responsabilidades sociais, e prepara-os para participar produtivamente da sociedade, no exercício responsável de sua futura atividade profissional.

A proposta pedagógica está conectada com a execução de Projetos educacionais aprovados pela Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial (DEPA) e desenvolvidos nos demais Colégios Militares.

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