Notícias Militares

sexta-feira, 17 de junho de 2011

sigilo eterno


Segredo de textos por tempo indeterminado é apoiado por ministério e, pela 1ª vez em público, por Collor

Roberto Maltchik

O Ministério da Defesa manifestou apoio ontem ao projeto original do governo que mantém o sigilo eterno de documentos oficiais considerados ultrassecretos. A mesma posição foi defendida, pela primeira vez publicamente, pelo ex-presidente e senador Fernando Collor (PTB-AL). No início da semana, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, anunciou que o governo não concordava mais com a alteração da Câmara que limita o sigilo no máximo a 50 anos.

A assessoria do ministro da Defesa, Nelson Jobim, esclareceu que, se o governo mudar de posição, ele a seguirá. No Congresso, as Forças Armadas e o Itamaraty são os principais atores do lobby em favor do texto que não determina prazo fixo para que os textos ultrassecretos saiam do cofre. Mas o assessor parlamentar da Defesa e ex-deputado José Genoino defende o texto aprovado pela Câmara, que limita o sigilo a 50 anos. Esta semana, Jobim afirmou que, no atual estágio da discussão, não há posição da Defesa, mas, sim, decisão do governo:

- A posição é cumprir a posição que for tomada. Acompanhamos o projeto na fase inicial, concordamos com o projeto inicial. Havendo modificações, concordaremos com elas.

Dentro e fora do governo, Dilma é pressionada para voltar atrás e chancelar um mecanismo limitador de prazo, mesmo para documentos de altíssima confidencialidade. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse ao GLOBO que continuará agindo para o governo não ceder à pressão. O debate no Congresso será ampliado. Daqui para frente, as negociações serão conduzidas pelo ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL).

- O presidente Collor está tratando desse assunto e negociando com as pessoas. Havia presunção de unanimidade em relação ao projeto (da Câmara). O projeto deixou de tramitar em regime de urgência - disse Sarney.

Collor se encontrou com Dilma

Collor esteve com Dilma para tratar da Lei de Acesso à Informação Pública. Segundo ele, a presidente "se mostrou sensibilizada com o assunto e disposta a encontrar uma solução". Na Comissão de Relações Exteriores do Senado, Collor fez ampla defesa do texto governista, revisado na Câmara. Apontou 11 pontos a serem refeitos.

- (É para) Evitar uma verdadeira oficialização do WikiLeaks - comentou, em referência ao site que divulgou dados secretos do governo americano. - As mudanças (da Câmara) podem gerar impacto danoso não só à administração pública, mas também à segurança de Estado e da sociedade.

Sobre o projeto do governo, Collor propôs três alterações: o estabelecimento de uma composição mais bem definida e a adoção de caráter consultivo da Comissão Mista de Reavaliação de Informações; o resgate da classificação de documentos "de natureza confidencial"; e a adoção das classificações pelo conteúdo do documento e não pelas autoridades envolvidas:

- Os componentes que envolvem o projeto constituem matéria de segurança de Estado e, portanto, de máxima relevância aos interesses nacionais, tema para o qual deve prevalecer salvaguarda de assuntos específicos.

Em Recife, o vice-presidente Michel Temer defendeu a manutenção do sigilo para textos ultrassecretos que digam respeito a segurança nacional, fronteira e relações internacionais.

- É preciso colocar a discussão nos parâmetros corretos. Não me refiro ao sigilo de todo e qualquer documento. Volto a dizer, só dos ultrassecretos. E, dentre estes, alguns poucos - ratificou Temer, no Simpósio Pernambucano sobre a Reforma Política.

COLABOROU: Letícia Lins

Nelson Jobim pode ser o primeiro ministro a deixar o Governo Dilma

Jorge Seadi

O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, deve ser o primeiro ministro a deixar o Governo Dilma Rousseff. Indicação pessoal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Jobim estaria sentindo-se “desconfortável” no atual governo desde que a presidenta Dilma Rousseff resolveu adiar a decisão sobre a compra dos caças para a FAB. O jornal Valor Econômico revela que o ministro não gostou da decisão de Dilma. Jobim deve pedir demissão até o final do primeiro semestre deste ano.

O gaúcho Nelson Jobim assumiu o ministério da Defesa em julho de 2007 e permaneceu na função com a eleição da presidenta Dilma Rousseff, atendendo um pedido pessoal do ex-presidente Lula. Filiado ao PMDB, Jobim não faz parte da cota do partido no ministério. A própria Dilma não tinha em Jobim o seu nome favorito para o ministério.

O desconforto do Ministro no governo Dilma começou quando a presidenta resolveu adiar a decisão sobre a compra dos 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). Jobim é a favor da compra dos aviões Rafaele, de fabricação francesa, apesar de ser o mais caro dos três aviões que fazem parte da licitação. A presidenta Dilma Rousseff conversou, esta semana, com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, sobre os caças americanos F18 fabricados pela Boeing. Já tinha feito o mesmo com o senador e ex-candidato a presidência dos Estados Unidos, John McCain.

De acordo com a reportagem do jornal Valor Econômico, auxiliares de Jobim revelaram que o ministro não gostou da posição da presidenta porque tem a convicção que a FAB deveria comprar os caças franceses.

Com informações do Valor Econômico

quarta-feira, 15 de junho de 2011















ESSA LUTA TAMBÉM É SUA!



Prezados (as)


Circula na rede virtual, várias notícias mentirosas sobre aumento salarial para os Militares das Forças Armadas Brasileiras e ainda, envolvendo o meu nome.
A única entrevista que concedi a imprensa sobre o tema "aumento salarial para os militares" está no link do Jornal O Dia, Jornalista Marco Aurélio Reis no caderno de Economia, página 24, data: 28 de maio de 2011.


Gostaria de lembrar-lhes que todo e qualquer aumento salarial tem sua primeira publicação oficial no "Diário Oficial da União" e que, antes passa pela aprovação na Câmara e Senado Federal para após, ser sancionado pelo Executivo, no caso, atualmente a Presidente da República Federativa do Brasil – Dilma Roussef. Além disso, há um amadorismo jornalístico desmedido, não existe fonte segura de tais publicações. Tudo o que se pode ver no final das notícias é ...”da sucursal de Brasília”.


Portanto, senhores e senhoras não percam seu tempo abrindo e lendo essas mensagens infundadas. Nosso tempo é precioso.


Pressuponho que tais notícias seam fruto do desespero de anos de descaso com uma classe de trabalhadores fiéis e dedicados à Nação, independente de todas as adversidades que tão bem conhecemos.


Por tudo isso, é muito importante que exerçamos a nossa cidadania, amparada pela Constituição Federal – nossa carta magna, onde diz:


Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
[...]IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato [...]. (Constituição Federal do Brasil – 1988)


Se você que agora lê este comunicado, estava receoso (a) de lutar por seus direitos, não tema. Temos experiência de movimentos anteriores, onde nenhum militar sofreu represálias pela participação da sua esposa e familiares no movimento. Onde todos, comandantes e comandados são beneficiados. Venha, some-se a esse grupo de guerreiras e guerreiros que farão a diferença. Desejo que flua em você um espírito de participação e luta. Precisamos nos fortalecer para atingirmos nossos objetivos. Podemos contar com você?


Estamos à sua disposição para agendarmos reuniões das 14 às 21h todos os dias do mês de junho de 2011 aqui no Distrito Federal a fim de nos organizarmos e formamos uma corrente para o Panelaço do dia 03 de julho de 2011 – domingo, às 09h na Praça dos Três Poderes, quando ocorrerá a troca da Bandeira Nacional, momento em que participaremos com patriotismo de modo inerente, pacífico e ordeiro.


Agradecemos sua atenção e contamos com sua participação!


Visite nosso blog e seja nosso seguidor, cadastre-se!
http://unemfa.blogspot.com


Ivone Luzardo – Presidente da UNEMFA,equipe de apoio e associações de militares
Contatos: (61) 8107-3620 TIM / (61)8566-4498 (OI)
luzardo.luzardo@gmail.com

terça-feira, 14 de junho de 2011

Ao aumento sai ou não sai ?






Olha quanto a sair ninguém pode afirmar nada, pois só é especulação, pois não tem nenhum documento assinado. Tenho presenciado e sentido na pele que durante mais de 20 anos as Forças Armadas vem sendo humilhadas, pois o nosso salário vem com o poder aquisitivo cada vez menor, isso sem comparar com outros funcionários federais. O seu Mantega que me desculpe falando que as esposas tem que ajudar, a maioria trabalha e muito. Ele um dia prestara contas de tudo que fez de bom ou mau diante do criador. As transferências acabam com as familias, pessoas como ele não imaginam oque é comer mau, trabalhar sem estrutura e ir a pé ao trabalho, fazer oque digo mas não oque faço é simples. Ele lucrou milhões como acionista da Petrobras, junto com a Sra Dilma e nosso Gen Albuquerque que publicou no Diário Oficial do Ano Passado. Muito fácil....
Nós temos que nos unir "TODOS", pois nem todo mundo tem privilégios e a maioria são pessoas idôneas e querem mudar isso mas tem medo.
Temos que participar de panelaços, com suas esposas, filhos, parentes, aderentes, enviar emails para todo mundo, não só militar, principalmente civil, pois com certeza eles não sabem como estão nossos soldos.
Também cumprimos missão calados, sem festa, propaganda, barganha, vamos para de ficar calados. Precisamos de reajuste e aumeto de salário JÁ!!!!!
Os civis do Ministério do EB MB e AER receberam os 28 % a muitos anos atrás.
Vamos lutar! Somos guerreiros e não podemos ficar parados, isso tudo pode ser feito dentro da tão falada democracia e disciplinarmente.

Antigamenteos os militares ganhavam bem, pois não tinha FGTS e 25 anos de serviço, pois a cada dia de sv somava-se mais 3, sem falar campos, prontidão, missão e horas extras a mais trabalhando nas OM.
estamos só perdendo e não ganhandpo nada, CHEGA!!! Precisamos tomar uma atitude, somos protetores deste País! Ordem e Progresso!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Servidor público sem reajuste poderá ser indenizado


Jornal do Brasil
l
uiz Orlando Carneiro

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dilma lança Plano Estratégico de Fronteiras




BRASÍLIA. A presidente Dilma Rousseff lançou ontem o Plano Estratégico de Fronteiras, um pacote ambicioso de medidas que inclui a promessa de dobrar o efetivo civil e militar nos limites do Brasil com dez países vizinhos. Os ministérios da Justiça e da Defesa vão atuar integrados em operações de combate ao crime organizado nessas regiões, em 11 estados.
O Ministério da Justiça anunciou que aumentará em 100% o pessoal disponível para a Operação Sentinela (lançada em 2010), que foca ações de inteligência. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) passará a reforçar as atividades, antes restritas à Polícia Federal e à Força Nacional de Segurança. A Defesa vai priorizar investidas nas áreas fronteiriças.
Na Amazônia, o objetivo é aumentar de 21 para 48 os pelotões especiais de fronteira, cada um com 50 a 70 homens, como adiantou O GLOBO no sábado. O cronograma de implantação dos postos será divulgado em setembro, juntamente com o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). A verba disponível este ano para o programa - cerca de R$120 milhões - ainda é nanica, diante da estimativa de custo do Sisfron em dez anos: R$9,6 bilhões.
O plano foi lançado no Palácio do Planalto e, num afago ao PMDB, a presidente Dilma Rousseff escalou o vice Michel Temer para a coordenação geral do projeto

Justiça proíbe Forças Armadas de utilizar militares para serviços domésticos em casas de oficiais


O Globo RIO - A 3ª Vara Federal de Santa Maria (RS) determinou o prazo de 90 dias para que as Forças Armadas deixem de utilizar militares em atividades domésticas nas residências de oficiais. A decisão da Justiça vale para todo o país. De acordo com o Ministério Público, mais de 600 militares subalternos são utilizados nesse tipo de tarefa, o que gera um gasto de mais de R$ 1 milhão por mês aos cofres públicos.

SEGURANÇA : Governo promete dobrar segurança na fronteira

De acordo com o MP, essa situação afronta os princípios norteadores da administração pública, pois administradores utilizam servidores para executar atividades em benefício próprio, "de interesse eminentemente particular, em suas residências. Assim, estão usufruindo de vantagem indevida, em detrimento do interesse público".

Nas Forças Armadas ninguém faz qualquer oposição à prática esquecida

Outra situação grave denunciada pelo MP é o constrangimento a que esses militares são submetidos. Ao prestarem serviço nas residências dos superiores, eles ficam subordinados diretamente à esposa da autoridade militar. Essa atividade, eminentemente privada, acaba refletindo nas avaliações do militar, influindo até mesmo no retardo de promoções da carreira e realização de inspeções de saúde mais frequentemente do que os demais integrantes das Forças Armadas, sem razão aparente.

"Imagine se direito igual fosse conferido a outros cargos relevantíssimos como desembargadores, prefeitos, deputados. Seria um escândalo, pois é completamente indefensável. Nas Forças Armadas ninguém faz qualquer oposição à prática esquecida", conclui o procurador da República Rafael Brum Miron em seu parecer.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

FORÇAS ARMADAS VIGIARÃO FRONTEIRAS

A presidente Dilma Rousseff lançou nesta quarta-feira (8), junto com os ministérios da Defesa e da Justiça, o Plano Estratégico de Fronteiras que, na prática, integra pela primeira vez as ações de vigilância das Forças Armadas e de efetivos policiais.
O plano se estende pelos 16.886 quilômetros de fronteiras do Brasil com dez países vizinhos. O grande desafio é monitorar também os rios e lagos, que cobrem mais da metade da linha divisória.
É uma via cada vez mais usada pelos criminosos para tráfico de drogas, armas e pessoas, além de contrabando, de acordo com os dois ministros presentes no evento: Nelson Jobim (Defesa) e José Eduardo Cardozo (Justiça).
A ação junta e reforça duas operações já em andamento: a Sentinela, tocada por policiais federais; e a Ágata, conduzida por militares. O plano prevê também a participação da Polícia Rodoviária Federal, da Secretaria Nacional de Segurança Pública e da Força Nacional de Segurança Pública.
Uma das novidades prometidas é o monitoramento aéreo por “vants” (veículos aéreos não-tripulados), que são pequenas aeronaves sem pilotos e controladas remotamente. Duas que já foram compradas devem começar a sobrevoar as fronteiras a partir de agosto.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Harvard visita Colégio Militar do Rio de Janeiro

A notícia é do ano passado mas não deixa de ser relevante e atual.
10/08/2010

A direção de Harvard chega a cidade para visitar o Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) instituição militar que tem enviado mais alunos a faculdades americanas do que as instituições civis do Brasil.

Alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil, em particular, do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), têm ingressado, nos últimos anos, em faculdades americanas, como Stanford, Harvard, Universidade de Chicago e da Pensilvânia, com bolsa integral, após a conclusão de rigoroso processo de seleção.

No início da segunda quinzena de agosto, mais dois alunos CMRJ, Paulo Ricardo de Souza Costa e Estella de Souza, embarcarão, respectivamente, para Yale e Bryn Mawr.

Tão expressivos resultados chamaram a atenção da direção de Harvard, cujo representante, o Sr Jim Pautz, visitará o CMRJ, na manhã de 12 de agosto, próxima quinta-feira.

Considerada pelos diretores de universidades americanas uma instituição educacional modelo, o Sistema do Colégio Militar para a educação é fruto dos valores e da proposta pedagógica que adota.

Sistema Educacional

Os pais que optam pelo CMRJ para realizar a educação de seus filhos acreditam nos valores que orientam o Colégio e desejam que seus filhos absorvam a cultura, a tradição, o modo de fazer e de agir do Exército Brasileiro num ambiente hierarquizado e disciplinado.

O aluno se destaca pela consciência que tem de sua dignidade como pessoa; por sua postura de respeito para com os mais velhos, superiores e semelhantes; por sua conduta no Colégio e em vias públicas, por sua solidariedade; por seu espírito patriótico e por sua participação cívica.
Mais do que facilitar o acesso ao conhecimento, o CMRJ objetiva à formação integral de cidadãos autônomos, éticos, solidários e atuantes social e politicamente por intermédio do trabalho e do desenvolvimento dos campos afetivo, cognitivo e psicomotor.

Propicia ao aluno a busca e a pesquisa continuada de formações relevantes desenvolvendo a visão crítica dos fenômenos políticos, econômicos, históricos, sociais e científico-tecnológicos, ensinando-os, pois, a aprender para a vida e não mais, simplesmente, para fazer provas.

Prepara o aluno para refletir e compreender os e não, meramente, memorizá-los; capacitado-os à absorção de pré-requisitos fundamentais ao prosseguimento dos estudos acadêmicos e não de conhecimentos que se encerrem em si mesmos;

Assim, como também, estimula o aluno para a saudável prática de atividade física, buscando o seu desenvolvimento físico e incentivando a prática habitual do esporte; além de despertar vocações para a carreira militar.

Fundamentos Educacionais
Para atingir suas metas, a proposta pedagógica do Sistema Colégio Militar do Brasil componhe-se dos seguintes fundamentos educacionais:
a. oferecer ao aluno ambiente sadio e agradável para proporcionar o acesso ao conhecimento
sistemático universal, considerando a realidade de sua vida;

b. capacitar o aluno à absorção de conteúdos programáticos qualitativos e de pré-requisitos essenciais ao prosseguimento de seus estudos, com base no domínio da leitura, da escrita e das diversas linguagens utilizadas pelo homem, permitindo-lhe analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e cálculos, para resolver situações problemas simples ou complexas, valorizando o seu desenvolvimento pessoal;

c. utilizar procedimentos didáticos e técnicas metodológicas que conduzam o aluno a ocupar o centro do processo ensino-aprendizagem e a construir com a mediação do professor o próprio conhecimento, fruto de abordagens seletivas, contextuais, interdisciplinares, contínuas e progressivas;

d. estimular no aluno o desenvolvimento de atitudes crítico-reflexivas, espírito de investigação, criatividade, iniciativa e respeito às diferenças individuais, conduzindo-os a APRENDER a PENSAR;

e. conduzir o aluno a compreender o significado das áreas de estudo e das disciplinas, enquanto participante do processo histórico da transformação da sociedade e da cultura, desenvolvendo a sua autonomia, valorizando o conhecimento prévio, suas experiências e as relações professor-aluno e aluno-aluno, conscientizando-os de que a aprendizagem adquirida é mais importante que a avaliação educacional de aferição escolar;

O Colégio Militar desenvolve no aluno atitudes, valores e hábitos saudáveis à vida em sociedade, num ambiente no qual todos possam compreender e respeitar os direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão patriota, da família, dos grupos sociais, do estado e da nação brasileira; acessando e dominando recursos científicos relevantes que lhes permitam situar-se criticamente diante da realidade, assumindo responsabilidades sociais, e prepara-os para participar produtivamente da sociedade, no exercício responsável de sua futura atividade profissional.

A proposta pedagógica está conectada com a execução de Projetos educacionais aprovados pela Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial (DEPA) e desenvolvidos nos demais Colégios Militares.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Reajuste para Forças Armadas será escalonado entre 2012 e 2014



POR MARCO AURÉLIO REIS

Rio - O governo Dilma Rousseff discute internamente reajuste para praças e oficiais das Forças Armadas. Os estudos relativos ao aumento estão sendo preparados para o anúncio vir logo depois do descontigenciamento do Orçamento, agora apertado pelo galope da inflação deste início de ano. “Dilma ouviu do Lula o conselho que o melhor é apresentar um reajuste escalonado para período entre 2012 e 2014. E ela já sinalizou que vai segui-lo”, revela um oficial .

Com a estratégia do aumento em parcelas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tirou da agenda política os protestos de mulheres de militares que, com panelaços e apitaços, conseguiram chamar a atenção da sociedade para os valores dos soldos dos quartéis, bem abaixo dos salários pagos, por exemplo, aos policiais federais.

“Na fronteira, militares das Forças Armadas e policiais federais atuam em parceria. Correm os mesmos riscos e cumprem funções semelhantes”, completa o oficial, destacando esse ser um dos argumentos mais aceitos contra o abismo salarial entre as duas categorias.

Esse mesmo oficial lembra que para este ano está na fila o pagamento da dívida de 28,86%, devida a praças e oficiais até major. “Depende apenas do fim do aperto orçamentário”, conta.

DIREITO RECONHECIDO

A diferença da vantagem de até 28,86% se arrasta desde o governo Itamar Franco. Ela está garantida por decisão do Supremo Tribunal Federal e pela Súmula 47 da Advocacia Geral da União. O indicativo é incorporar percentuais devidos aos soldos, mas o aperto no orçamento atrapalhou os planos.

LIÇÃO DE LULA

A ideia do reajuste escalonado surgiu em 2007 no governo Lula. Iniciado em janeiro 2008, o pagamento foi concluído no ano passado. O maior vencimento ( almirante-de-esquadra) foi a R$ 8.330.

136% MENOR

Os R$ 8.330 de soldo pagos aos almirantes-de-esquadra e seus pares no Exército e Aeronáutica são 136% inferiores aos R$ 19.699,82 que recebem merecidamente delegados e peritos no topo da carreira na Polícia Federal.

VOZ ÀS MULHERES

A diferença salarial faz Ivone Luzardo, líder do movimento das mulheres de militares, dizer que o reajuste em estudo não pode ser minguado. “Não aceitaremos novo cala-boca. Hoje os soldos de nossos maridos são inferiores, inclusive, aos dos PMs de Brasília”, protesta.

CORDA NO PESCOÇO

Ivone antecipou à Coluna que o movimento das mulheres já se organiza para voltar a pedir nas ruas um aumento adequado: “Espero só que não demore. Estamos todos com a corda no pescoço”.

domingo, 5 de junho de 2011

NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS





Sou um saudosista. Fui um viciado em filmes do velho oeste. E foi ali, na tela côncava de um antigo cinema em minha terra natal, pelas palavras, gestos e heróicas atitudes dos mais variados personagens que compunham o cenário das tramas das fitas de mocinhos, que foram inculcados em meu pensamento de menino valores éticos, virtudes e inesquecíveis definições do bem e do mal. São conceituações que até os dias atuais me acompanham como marcas delineadoras de meu caráter e, fatalmente, direcionam o meu comportamento na vida social. Estudei pouca filosofia. Assisti muitos filmes. Não queria ser professor, queria ser mocinho.

Recordo-me que naquela época de belos sonhos, germinou em minha alma os primeiros desejos de busca do entendimento do comportamento humano, nas figuras do herói, na do bandido inconseqüente e estarrecedor e na de outros personagens da época que, como no filme "No tempo das diligências", ainda despertam e povoam minha mente com pensamentos comparativos, como que a vasculhar no passado à cata de possíveis entendimentos e soluções de fatos vividos no real e no agora. Ah, como eu queria ser um herói! Cresci, mas fiquei apenas como mais um índio na tribo.

Lá na película em preto e branco, cujo título original é: "Stagecoach" - "No Tempo das Diligências" - naquela diligência estavam a prostituta Dallas (Claire Trevor), expulsa da cidade por um bando de matronas indignadas; Doc Boone (Thomas Mitchel), o médico bêbado; Henry (Berton Churchil), o banqueiro que rouba o banco; um jogador profissional de cartas; um vendedor de uísque; o cocheiro e, com eles, a mala do ouro. E, ainda, John Waine, como Ringo Kid o pistoleiro.

No enredo da trama, onde cada personagem enfrenta os seus dramas pessoais com éticas e dignidades próprias, brotam, com naturalidade, alguns a serviço do bem e outros nem tanto. Mas todos enfrentando preconceitos que abortavam no grupo social daquela sociedade nascente dos Estados Unidos da América, hoje a maior democracia do mundo. E, em determinado momento do bang-bang, todos se uniram no enfrentamento a um inimigo comum: Jerônimo, o sanguinário cacique apache.

Aqui é no avião... da asa norte e da asa sul, e não na diligência. No avião do plano piloto do planalto também pontilham dramas e personagens que muito se assemelham ao velho oeste. Temos uma prostituta, banqueiros ladrões, muitos mescaleiros apaches, malas de dinheiro, um médico fora do papel, um vendedor de ilusões (como se fosse uísque e rinhas de galo), guerrilheiros no papel de pistoleiros, corruptos ainda não revelados e, por fim, um cacique venezuelano, sem o glamour apache, mas que lança sinais de fumaça na colina do torto. É, talvez os senhores possam me ajudar: ainda não encontrei o cocheiro, o bêbado, nem John Waine. No final, lá no filme, o bem venceu, hoje é uma democracia. Aqui ainda não apareceu o famoso THE END...Cel ERILDO
Original publicado em 2005
Republicado por solicitação de leitor do site "ACONTINÊNCIA"

sábado, 4 de junho de 2011

REAJUSTE DOS SALÁRIOS DOS MILITARES



REAJUSTE DOS MILITARES

A Presidente DILMA anuncia reajuste para militares das Forças Armadas.
Reajuste para Forças Armadas será em três parcelas a contar de Julho.

Da sucursal Brasilia-DF

A Presidenta Dilma Rousseff anunciará reajuste para praças e oficiais das Forças Armadas. Os indices de aumento estão sendo preparados para o anúncio vir logo depois do pagamento da 1ª metade do Adicional Natalino a ser pago com o pagamento de junho.“Dilma examinou documentos e comparações dos salários pagos a PMDF e da PF e chegou a conclusão que o reajuste a ser anunciado será um feito contra as injustiças que vem sofrendo a classe dos miliares das Forças Armadas.", informou o Porta voz da Presidência.

Com a estratégia do aumento em parcelas, a partir de julho o governo economiza no pagamento da 1ª metade do 13º Salário e evitará o desgaste político que poderão aconteçer com os protestos de mulheres de militares que, com panelaços e apitaços, já no governo Lula conseguiram chamar a atenção da sociedade para os valores dos soldos dos quartéis, bem abaixo dos salários pagos, por exemplo, aos policiais federais.

Também será dado uma decisão final sobre o pagamento da diferença dos 28,86%, devida a praças e oficiais até major.

Os índices poderão chegar à 76,78% a serem pagos em três parcelas (Julho, Janeiro/2012 e julho/2012 e terá índice único para todas as patentes respeitando a constituição e a fim de evitar enxurrada de processos na justiça.

Dilma acha que esse reajuste até poderia ser chamado de reposição salarial, já que é uma divida que vem se avolumando com os militares desde o governo FHC.

A ideia do reajuste escalonado é fazer com que um Almirante, Generais de Exército e Brigadeiros do Ar (topo da Carreira) ganhe proximo a R$ 19.699,82 o mesmo que que recebem delegados e peritos no topo da carreira na Polícia Federal. Porem pelo contingenciamento do orçamento essa aproximação se fará de maneira gradual até o fim do mandato da Presidente.

A Presidenta quer desvincular de uma vez por todas a sua imagem de ex-opositora ao Regime militar e acredita que os tempos agora são outros e a realidade é totalmente diferente dos anos de chumbo.

Ivone Luzardo, líder do movimento das mulheres de militares, disse que o fato de se ter uma mulher Presidente ajudará no diálogo, mas os índices anunciados ainda estão longe do ideal e justo a serem concedidos.