Notícias Militares

quinta-feira, 26 de junho de 2008

O CHEFE MILITAR

O CHEFE MILITAR (atual) e sua formação
· ... deve ser péssimo receber as estrelas ....


O tempo vai passando, os cabelos adquirindo uma nova e branca cor, os músculos ficando menos hirtos, mais frouxos, a memória menos ágil e mais escassa, as lembranças/recordações mais freqüentes e, ao fim e ao cabo, o raciocínio – que nunca foi brilhante – fica mais obscuro.

Somando-se tudo isso à falta de inteligência/cultura/preparo intelectual e outros que tais, chega-se à decisão de não mais provocar/aceitar/participar de Temas/Assuntos mais polêmicos.

Se, ainda, for considerado que teria de enfrentar (sic) mentes brilhantes, pessoas com elevado padrão cultural, leitura variada/profunda/seleta e constante, (eu) deveria fugir do Tema – onde já estou a meter a velha e torta colher - como o diabo da cruz.

Ocorre, no entanto, que são pessoas (as da polêmica) generosas e entenderão, facilmente, que (eu) só desejo meter minha colher torta por (mau) hábito e, por falta de modéstia e julgar que, como vivo há tantos anos no meio Militar, me assiste o direito de dar uma – singela – opinião.

Trata-se da formação BOA/MÁ/COMPLETA/INCOMPLETA dos Alunos/Cadetes que, mais tarde, serão Chefes/Comandantes Militares.

Se for para defender a tese que as Escolas Militares – em todos os níveis, Colégios, Escolas Preparatórias, Academia, Escola de Sargentos, EsAO, Escolas de Aperfeiçoamentos/Especializações e todas as outras de menores ou maiores graus, - são PERFEITAS/COMPLETAS não contem com este Velho Soldado.

Sei, muito bem, que NÃO são!

Por deficiências pessoais e por escolha própria, freqüentei alguns Cursos Civis – fora das FF AA.
Digo com toda a lisura e para exemplificar: fui em busca da Faculdade de História e Geografia para, mais tarde, se fosse o caso, enfrentar o Concurso para a ECEME; busquei Curso de Direito porque fui nomeado para Função que exigia (grandes) conhecimentos na área e (eu) não tinha o necessário preparo e, assim por diante.

Daí (eu) julgo que posso dar uma opinião sobre BOM/MAU/COMPLETO/INCOMPLETO Curso(s) dos Militares e dos Civis.

Lembro, por oportuno, que lá pelo final da década dos 70, conversando com um sobrinho que estava concluindo o Curso de Engenharia Civil e já se preparava para assumir (em poucos meses) uma vaga de Engenheiro em Empresa/Empreiteira de Estradas, comentei algo sobre Topografia/Levantamento Topográfico/Teodolito e coisas afins; o (quase) Engenheiro, com toda a naturalidade confessou que NÃO havia aula prática (de Campo) de Topografia; sempre “trabalhava/estudava de maneira Teórica e NUNCA HAVIA OPERADO UM EQUIPAMENTO”, salvo, é óbvio, em sala de aula.
Lembro que NÃO havia, ainda, a facilidade da Informática/Internet/PC e coisaetal com a (quase) vulgaridade/naturalidade (sic) que hoje temos.

Mas, retornando ao Tema: formação dos Militares (Graduados e Oficiais):
- não há como defender que se trata de UMA FORMAÇÃO COMPLETA e SUFICIENTE ;
- não é , entretanto, tão falha/má/incompleta como querem diagnosticar alguns ; de maneira geral , são Escolas (Cursos ) com parcos recursos , escassas verbas , ocupando prédios – como regra – antigos e mais das vezes , inadequados ;porém , sempre se posicionam entre as melhores do País em se tratando de qualidade ;
- a escolha dos Monitores/Instrutores/Professores/Pessoal das Divisões de Ensino é feita entre os capacitados/habilitados/qualificados, no entanto, são HUMANOS e nem sempre são os melhores INSTRUTORES/PROFESSORES; às vezes, um excelente Profissional não é bom Professor; quantas vezes nos deparamos com excepcionais Executores que são (péssimos?) maus Planejadores e, também, o contrário.
- por oportuno: em minha atividade atual (civil, junto à Industria) tenho Funcionários que são capazes de “montar/desmontar/consertar” uma Máquina e não sabem dizer – verbalizar – o que fizeram senão “mostrando” (sic).

Observem que “já fugi do Tema” .
É a tal idade!

Mas, retornando:
- talvez , o que esteja ocorrendo com os atuais Chefes Militares é – mais ou menos – o seguinte :
- - tiveram uma Formação, Especialização, Aperfeiçoamento e outros que tais , não muito completa/excelente – pelos mais variados motivos; por outro lado, a época foi diferente (MUITO) da nossa (dos Velhos Soldados que, hoje, emitem mil palpites pela Internet); o MUNDO MUDOU , O PAÍS É DIFERENTE etc...;
- não foram preparados para enfrentar Governos como os que enfrentaram e enfrentam; pensem bem: já imaginaram – só para efeito de exercício mental – ser promovido a Oficial Superior ou a General sob um Governo do Sr LULA ou do Sr FERNANDO HENRIQUE CARDOSO ou do Sr ITAMAR ou do Sr COLLOR?;
- continuem a pensar – o tal exercício mental -: os Ministros da Defesa (uma coisa esdrúxula, anormal para o nosso País, decisão canalha de canalhas que só visavam ao afastamento dos Militares das Mesas de Decisões e contando com a cumplicidade de Militares (Altas Funções e cooptados com mil (sic) promessas de “futuras atividades” junto às Estatais ou outras sinecuras; pensem bem: como deve estar se sentindo um General que foi “estrelado” pelo Sr LULA , pelo Sr FERNANDO HENRIQUE CARDOSO ou outros de mesmo valor (sic)?

Em passant: muitos jornais estampam a fotografia do “fraterno/carinhoso/honesto/cordial/sentido” (sic) abraço dos Srs LULA e FERNANDO HENRIQUE CARDOSO; pode haver fotografia de gesto mais hipócrita?
Homens que se odeiam, se desprezam e se ofendem diuturnamente, agora, se abraçam como se amigos fossem. Hipócritas.
Falsos.

É óbvio que o Sr LULA deveria comparecer ao velório da Dra RUTH CARDOSO; é mais do que óbvio que lá estava a prestar homenagem – COMO PRIMEIRO MANDATÁRIO DO EXECUTIVO - ao Ex-Presidente e à Ex-primeira-dama, além de ilustre Professora/Doutora/Escritora/Intelectual, no entanto, com POMPA E DIGNIDADE e NUNCA com falsidade e hipocrisia.
Por seu turno, o Sr FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, homem culto/emocionado com o falecimento de sua esposa, NÃO poderia se permitir abraçar um desafeto que sabe que lá estava por obrigação e não por devoção.

São, indiscutivelmente, uns hipócritas e não “homens civilizados”.
Homens civilizados se cumprimentariam como “homens civilizados” e não se abraçam como amigos.

Bolas! fugi, novamente, do Tema.

Pois bem, os atuais Chefes Militares não são exatamente iguais aos do passado; e nem poderiam!
Os tempos são outros e os homens mudam como tudo nesse Velho Mundo de DEUS!!!

Um amigo disse que não voltará a visitar a INGLATERRA: quando lá esteve pela primeira vez, o homossexualismo era perseguido; mais tarde, retornou e até casamento entre homossexuais era permitido; teme ele que, atualmente, seja OBRIGATÓRIO!!!

O mundo muda!!!

O despreparo (sic) dos atuais Chefes Militares – coisa que não concordo, em princípio – poderia ser justificado (explicado?) pelas mudanças mundanas (sic) e/ou por estarem sob a Governança/Comando/Chefia de pessoas tais como Sr LULA, Sr JOBIM e caterva.
Quem dorme com cães, amanhece com pulgas.

Há, no entanto, coisas que devem ser consideradas:
- escrevi umas “ mal traçadas linhas “ abordando o QUEM MUITO DE ABAIXA , O .... SE LHE APARECE “!”.
- se no discurso do “bando” tivesse ocorrido um “arquear o lombo” ou no affaire dos Controladores de Vôo X BERNARDES X Sindicalismos (sic) tivessem (as Autoridades) ”chutado o pau da barraca” ou no PROVIDÊNCIA X Campanha Eleitoreira gritassem NÃO SOMOS CABOS ELEITORAIS! as coisas não estariam assim como estão.

Dizem muito bem, os que apregoam que: “um grito ou um soco na mesa” e os VALENTES CORRERÃO.
O que eles ( os valentes/investidores) querem :
- gordas Indenizações e polpudas Pensões Especiais;
- sinecuras para seus apaniguados ;
- a manutenção do Poder e, para isso, fazem gato e sapato!

Por derradeiro:
- mil desculpas por meter a colher torta; acontece que é um defeito de fabricação;
- por outro lado, sempre espero contar com a benevolência dos Correspondentes e ser entendido/desculpado;
- além dos Chefes Militares , (eu) estou seriamente preocupado com o futuro do Tenente (o bestalhão do Morro da Providência): ele será jogado às feras e o Exército não o apoiará e ele – coitado – ficará qual um cordeirinho nas mãos de justiceiros do tipo dos Srs VANUCHI, TARSO e caterva e, assim, poderá sofrer as punições que bem merece e MUITAS OUTRAS QUE NEM SONHA!!!

Para encerrar: caros Generais, Coronéis, Militares e Civis que escreveram e polemizaram em torno da Formação (BOA/MÁ/
COMPLETA/INCOMPLETA) dos Chefes Militares da atualidade , não esqueçam que o Comandante Supremo das FF AA é o Sr LULA e o Ministro da Defesa é o Sr NELSON JOBIM e , desta maneira , DEVERÃO ACEITAR TUDO E UM POUCO MAIS do que há de pior na face da Terra.

Pobre EB.
Pobres FF AA.
Pobre País.

Atenciosamente
RUI GARAVELO MACHADO
Amigos para sempre e um pouco mais

Nenhum comentário: