Notícias Militares

quinta-feira, 19 de junho de 2008

O Delegado do Rio pede prisão preventiva...

Delegado do Rio pede prisão preventiva dos 11 militares

Por Reinaldo Azevedo

Por Clarissa Thomé, no Estadão On Line. Comento a seguir:O delegado-titular da 4ª Delegacia de Polícia (Central do Brasil), Ricardo Dominguez, pediu a prisão preventiva dos 11 militares presos pela morte de três moradores do Morro da Providência entregues a traficantes de uma quadrilha rival. Eles foram indiciados por triplo homicídio, triplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel e por ter dificultado a defesa das vítimas). "Todos tinham conhecimento do resultado que aconteceria com a entrega dos jovens aos traficantes. Houve tempo para que tomassem uma atitude, nem que fosse avisar o comando superior", afirmou.De acordo com o delegado, não houve confirmação sobre como aconteceu o contato prévio com o traficante do Morro da Mineira, na zona norte da capital fluminense, mas ele está certo de que houve uma comunicação entre os criminosos e os militares. Ele afirmou que não pediu a quebra do sigilo telefônico dos envolvidos, mas lembrou que isso pode acontecer durante o processo judicial. "É importante, mas não fundamental."Dominguez disse ainda que "está evidente a ligação deles com o tráfico". Ele acredita que o elo seria o soldado José Ricardo Rodrigues, cuja família mora em uma favela do Complexo de São Carlos. Rodrigues, que é de outra companhia, foi chamado pelo tenente Vinícius Ghidetti para servir de guia até o Morro da Mineira.Comento

É chato ter de lembrar certas coisas, mas lá vai.


Uma boa maneira de assegurar a impunidade ou contribuir com ela é tentar exagerar na acusação, atendendo ao clamor público, e depois não ter como sustentá-la em tribunal.Triplo homicídio triplamente qualificado? É mesmo, é? Seria demais lembrar que toda a investigação deixa claro que não foram os soldados que mataram os três rapazes, mas os traficantes do Morro da Mineira — que, suponho, a esta altura, desfilam lépidos e fagueiros pelas vielas, com o AR-15 na mão?

Os soldados cometeram crime? Cometeram, sim. Mas, em tribunal, não existe a história do "não matou, mas é como se tivesse matado". Isso vale para juízos puramente morais.


O que os soldados fizeram já é feio o bastante. Nem precisa ser piorado.E, se perguntar não ofende, suponho que os soldados já tenham dito a quem entregaram as três vítimas: ninguém vai buscá-los? Depois de todo escarcéu, se seu fosse um dos assassinos, já teria dado no pé.

Nenhum comentário: