Notícias Militares

domingo, 28 de junho de 2009

AMAN


Comandante da Aman recebe jornalistas



GENERAL PUJOL recebe os jornalistas na Aman


RESENDE
O comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), general de Brigada Combatente Edson Leal Pujol, recebeu na manhã de ontem, representantes dos veículos de comunicação da cidade e região. Sob a orientação do tenente-coronel Souto, tenente Adriana Dabés, tenente Monteiro de Barros e tenente Ana Luisa de Oliveira Chaves, profissionais do A VOZ DA CIDADE, Folha Fluminense, Grande Alegria Fatos, Jornal Sem Fronteiras, Jornal do Interior; Sistema Resendense de Comunicação, Sistema Porto Real de Comunicação e TV Rio Sul tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da Aman e, mais detalhadamente, seu funcionamento. Os jornalistas assistiram a um vídeo institucional e tomaram ciência da missão, visão de futuro e do organograma da Academia Militar.
Segundo o tenente-coronel Souto, a Aman atende a um universo de, aproximadamente, 12,5 mil pessoas. “Nosso efetivo da cidade acadêmica gira em torno de 539 oficiais, 1,7 mil cadetes, 1.955 praças (sargentos, subtenentes, cabos e soldados), 146 civis, 7.881 dependentes e inativos”, falou Souto, ressaltando a importância da Aman no Brasil e no mundo. “A Aman tem como visão de futuro ser um referencial de excelência, no âmbito das forças armadas, como estabelecimento de ensino em processo contínuo de evolução, e isto tem se tornado realidade. Este ano registramos o recorde de 46 cadetes de Nações Amigas fazendo intercâmbio conosco. Estudantes de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique (países africanos de Língua Portuguesa), Belize, Bolívia, Honduras, República Dominicana, Paraguai, Peru, Venezuela, Guatemala e Estados Unidos. Esses intercâmbios fazem parte da nossa estratégia nacional de defesa. Nossos cadetes também fazem intercâmbio e recebemos de duas a três visitas de militares estrangeiros por mês”, explicou Souto.
Além dos dados estatísticos, os jornalistas conheceram duas bibliotecas especializadas, teatro acadêmico, exposições do alojamento, bélica, de réplicas de quadros históricos, além das dependências de ensino que a instituição abriga em seus 66.415.055 metros quadrados de área.
De acordo com Souto, o perfil do concludente da Aman inclui diversas habilidades que são desenvolvidas e conquistadas ao longo dos quatro anos de estudos. “Nossos cadetes têm como perfil o autoaperfeiçoamento, competência interpessoal, habilidades cognitivas e físicas, conhecimento de idiomas (principalmente espanhol e inglês), uso da tecnologia, compreensão da conjuntura global e liderança a valores afetivos”, revelou o tenente-coronel, analisando a importância dessas habilidades ao se considerar as dimensões intercontinentais do país. “O Exército é muito atuante nas fronteiras brasileiras, especialmente na Amazônia. É preciso mostrar aos formadores de opinião a importância de cuidar e preservar o patrimônio ecológico do nosso país”, concluiu.

Nenhum comentário: