Notícias Militares

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A COTA DE MALHA


A Cota de Malha do Exército Brasileiro
“ Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...”
Antoine de Saint -Exúpery

Aparato dos exércitos medievais, a Cota de Malha era utilizada para proteger os antigos guerreiros ; uma rede metálica flexível composta por uma série de pequenas argolas entrelaçadas , feitas de ferro polido ou de uma liga de metal resistente . Juntas, as pequenas peças forneciam resistência contra objetos cortantes e, unidas às armaduras, formavam vestimentas de combate usadas pelos antigos soldados.
Ao longo de sua fulgurante trajetória , com participação expressiva na história e nos eventos marcantes da formação da nacionalidade brasileira, o exército nacional agiu sempre em consonância com as aspirações de sua gente. Na longa caminhada , seus integrantes foram acumulando experiências e adquirindo virtudes , hauridas dos exemplos dos chefes e dos camaradas de armas , muitos deles heróis cultuados hoje no sublime panteão da pátria.
A prática e o permanente exercício das mais nobres virtudes do cidadão , enrijeceu-lhes o caráter. O farol que os iluminava sempre foi o interesse nacional , acima de qualquer outro menos importante , e o rumo seguido apontava para um porvir grandioso emoldurado pela decência, a ética, o despojamento e a entrega. No caminho percorrido, esses soldados encontraram inúmeros obstáculos. Não esmoreceram ; perseveraram na busca do ideal acalentado: transmitir às novas gerações uma nação livre e soberana e uma instituição respeitada por seus conterrâneos.
O compromisso dos que passaram, dos que o compõem hoje e , com certeza, dos que virão futuramente é o mesmo : indeformável , uno e indivisível. Semelhante ao bom concreto cuja resistência aumenta com o passar dos tempos.
Não importam as circunstâncias e as insidiosas e recorrentes campanhas difamatórias, com o objetivo de indispô-los com a nação brasileira.
A Cota de Malha do Exército de Caxias, o escudo que o protege, teve início em Guararapes, num notável caldeamento de raças e de vontades para expulsar o invasor, e continuou na sublime saga ao longo dos tempos: nas lutas pela independência; na manutenção da unidade conquistada durante o império; na abolição da escravatura; nos ideais republicanos e no combate consciente e patriótico contra ideologias estranhas . Ela foi construída e tecida cuidadosamente com carinho e esmero, pelos exemplos dignificantes do mérito e do trabalho anônimo. Enfim, pela firme decisão de SERVIR à pátria e à sua gente.
Diferente dos tempos remotos onde era possível enxergá-la imediatamente , a véstia atual , tecida pacientemente pelos exemplos e as virtudes referidas , continua a proteger os soldados de hoje . Parece invisível aos olhos desatentos , mas tem uma consistência maior do que a anterior, pois suas peças são indeformáveis - um triângulo virtuoso - constituídas de três tentos igualmente importantes e resistentes: a hierarquia; a disciplina e a camaradagem.
Nosso dever, pois, dos soldados de hoje, dos que passaram e dos que virão, é o de não permitir que essa consistência - a estrutura moral, afetiva e a capacidade operacional herdada dos nossos antepassados - seja vilipendiada.
Viva o Exército Brasileiro!
Carlos Augusto Fernandes dos Santos

Nenhum comentário: