Notícias Militares

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Rio se destaca, com PUC e IME




From: Carlos Romeu


Rio se destaca, com PUC e IME

Estado tem maior índice de notas máximas e de instituições com boa infraestrutura

Marita Boos e Itala Maduell



RIO e BRASÍLIA. Além de ser o estado com o maior percentual de notas máximas no Enade, o Rio também lidera o ranking de excelência na avaliação do Conceito Preliminar de Curso, que considera a infraestrutura da instituição: 4,29% das universidades, faculdades e centros universitários fluminenses receberam nota 5. A que recebeu mais vezes a nota máxima foi a PUC-Rio. A instituição aparece como a melhor instituição de ensino superior do país nos cursos de pedagogia, engenharia grupo I (cartográfica, civil, agrimensura, recursos hídricos e sanitária) e engenharia grupo VII (ambiental, minas, petróleo e industrial madeireira).

O Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio, aparece na lista dos melhores cursos do país sete vezes. Está entre os cinco melhores nas áreas de computação e informática, e em quase todos os grupos de engenharia avaliados pelo Enade 2008. Entre as com pior nota, a Uerj recebeu nota 1 no curso de engenharia grupo I.

A PUC-Rio comemorou os resultados e aguarda o detalhamento oficial para avaliar em que quesitos ainda pode melhorar. Além do primeiro lugar nos três cursos, a PUC ficou entre as cinco mais bem colocadas do país em outros cinco: ciências sociais (a melhor entre as instituições particulares e a 3ª do país); história, com o 3 ºlugar nacional; e engenharia química (3º lugar); arquitetura e urbanismo (a melhor particular e a 4ªdo país); e engenharia de petróleo (5º lugar).

- Ficamos muito satisfeitos. Isso reflete o nosso esforço pela qualidade dos cursos, a preocupação constante em oferecer as melhores condições aos alunos. Lutamos para estar entre as melhores do país, e nosso esforço é recompensado - afirmou o vice-reitor, José Ricardo Bergman.

Ele lembrou a tradição dos cursos de engenharia e pedagogia, e a alta qualificação do corpo docente. E recebeu com grata surpresa o bom desempenho na arquitetura, uma das caçulas da universidade.

Para o vice-decano de graduação do Centro Técnico Científico da PUC, Marcos Craizer, responsável pelos cursos de engenharia, a boa colocação se deve a uma combinação de fatores: bons laboratórios de pesquisa; muitos professores pesquisadores; e parceria com empresas no desenvolvimento de projetos.

- A PUC está sempre bem colocada, mas estamos felizes em sermos os primeiros do país. Temos interesse em ter bons alunos, e em geral disputamos os melhores alunos com a UFRJ.

No IME, seleção rigorosa no vestibular e um corpo de professores cuja qualificação é bem superior à exigida pelo MEC são apontadas como as duas principais razões que explicam o excelente resultado, segundo o chefe da divisão de Ensino e Pesquisa da instituição, coronel Edmundo Lopes Cecílio. O fato de ser um estabelecimento militar, com organização, disciplina e orçamento próprios, também foi destacado pelo coronel como um dos motivos de os cursos de engenharia terem alcançado os primeiros lugares no ranking.

- O IME é um quartel. Em média, anualmente, temos orçamento de R$8 milhões a R$10 milhões para infraestrutura. Verba aplicada nos laboratórios, na biblioteca, por exemplo - afirmou o coronel.

Nenhum comentário: