Notícias Militares

terça-feira, 8 de abril de 2008

ENTREVISTA - GEN HELENO


Porto Alegre,RS,08 de abril de 2008.
RUI GARAVELO MACHADO


ENTREVISTA DO Exmo Sr Gen Ex AUGUSTO HELENO
*.. comentários sobre o que assisti...


De imediato , devo confessar que não conheço e nunca - que me lembre - conversei com o Gen Ex AUGUSTO HELENO , atual Cmt/CMA.

Em 06/04/08 , pela TV Bandeirantes , assisti a um Programa de entrevista com o Gen HELENO .

Puxa vida :
- apesar do que tenho escrito à exaustão , a partir de agora , passei a não ter mais medo de sentir vergonha de ser Militar ;
- em mais de 57 anos de Vida Militar , nunca tinha sentido uma sensação de humilhação/tristeza como a que sentia nos últimos , digamos , vinte e poucos anos ;
- com ênfase especial nos 8 anos do Governo do Sr FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (irei lavar as mãos ) e dos do Sr LULA (irei tomar banho) , os Militares só tinham motivos para andarem cabisbaixos .

Após o tal Programa ,(CANAL LIVRE) as coisas parece que mudaram :
- em verdade , pouco mudou além de ABANDONAR A VERGONHA E GRITAR : AINDA HÁ CHEFES MILITARES ; nem todos foram cooptados pelo lulismo/petismo/promessas de sinecuras e coisaetal.

O Gen HELENO de uma maneira sóbria ( atenção : não estou agredindo o Sr LULA ! ; quando falei de sobriedade quis me referir à temperança/moderação e não a problemas de excesso de bebidas alcoólicas) com toda a clareza de que é capaz (e, é muito capaz) disse em voz alta e em bom tom que :
- "... há 20 anos , as FF AA são sucatadas..." (eu complemento : pela escória/escumalha/gentalha que está no Poder);
-"... o EXÉRCITO , bem como as demais Forças necessitam urgentemente de Reaparelhamento..." ;
-"... que os Vencimentos dos Militares é uma coisa aviltante....";
- "...que tem enormes preocupações com a malfadada DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS " ...;
- "...que mantém sob seu Comando 25.000 Militares aptos ao Combate na Selva e que são , inquestionavelmente , os melhores combatentes de selva de todo o mundo ...";
- "...que o Presidente da República não pode mentir ..." ; disso , com certeza , discordo do ilustre General : o Sr LULA não só pode ,mas mente acintosamente e de maneira cotidiana ; é óbvio que , o General não poderia , nem insinuar , algo diferente ;
- enfim , com toda a serenidade , falando de maneira nada rebuscada e nem vulgar (como fala , por exemplo , o Sr LULA) deixou bastante esclarecido que a AMAZÔNIA tem um COMANDANTE MILITAR.

Se nos dermos conta que recentemente , os Generais Ex Cmt / CML e Chefe/DEP , bem como o Gen Bda Cmt/ECEME festejaram dignamente o 31 de março , podemos dizer :
- ainda temos (alguns) Chefes Militares.

Claro que sei estar cometendo o crime de omitir Esse ou Aquele nome pois entre todos os Chefes Militares certamente têm outros tão competentes/cientes de suas responsabilidades como são os que aqui foram citados.
Ocorre , no entanto , que esses (citados) foram além e acima do dever e com suas palavras e/ou atos disseram :
B A S T A !

É óbvio , que o Gen HELENO foi excessivamente elegante para , ao falar no Sr LULA no SR NELSON JOBIM , não ter vomitado frente às Câmeras e Microfones .
O que valeu foi o seu treinamento de " sobrevivência na Selva " e engoliu esses monstros/bichos/vermes.

Tinha de agir assim e , assim agiu.

Na sua entrevista (quase ) tudo foi correto/justo/oportuno , entretanto , sem ter méritos para tanto , me permitirei destacar :
- a situação caótica (sucateamento) das FF AA ;
- Vencimentos abaixo da crítica ;
- enorme preocupação com a malfadada " DECLARAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS " ;
- falta de uma Legislação que respalde a Ação de Polícia dos Integrantes das FF AA se e quando " forem chamados para a Segurança Pública.

Parabéns para todos nós , os Velhos Soldados que , há cerca de uns 20/23 anos esperávamos por discursos assim .

Parabéns ao Exmo Sr Gen Ex AUGUSTO HELENO e , para os silentes/cooptados.... deixa pra lá.


RUI GARAVELO MACHADO


Cordialmente RUI GARAVELO MACHADOAmigos para sempre e um pouco mais

4 comentários:

Anônimo disse...

Este sim é um Homen quer Honrar sua Pátria, acima de tudo.
Não se deixa se vender pelo PT e não apoia o Tal Lulismo.
Este poderia comandar juntos todos os militares das Forças Armado Do Brasil.

Anônimo disse...

Este sim é um Homen quer Honrar sua Pátria, acima de tudo.
Não se deixa se vender pelo PT e não apoia o Tal Lulismo.
Este poderia comandar juntos todos os militares das Forças Armado Do Brasil.

Anônimo disse...

É com alegria que estou assistindo um militar que, de modo equilibrado e inteligente, faz considerações a respeito de assuntos que nossos governantes tratam como se fossem decisões tomadas na mesa de um "boteco de esquina". O Gen Heleno mostra que, além de lucidez, inteligência, cultura nacional e conhecimento, é o que se esperava do "lider maior do Brasil": coragem moral. Apesar desse comentário, o Lula não tem culpa (boçal e beócio), ou seja, cada povo tem o Lula que merece.
Amaral

OCHIALLI-ARMAÇÕES E SOLARES disse...

sr Gen Heleno o brasil espera do sr a candidatura urgente, precisamos de honestidade no poder e isso com os politicos atuais é impossivel, peça baixa do exercito e entre na vida publica...tenho certeza que a população o elegera