Notícias Militares

quarta-feira, 16 de abril de 2008

LULA DEFINIRÁ REAJUSTES PARA MILITARES



Lula definirá reajustes para militares
Marco Aurélio Reis

Rio - Depois de amanhã, o presidente Lula bate o martelo sobre o ponto mais polêmico do reajuste dos soldos que não é o índice, que tende a ficar em torno de 37%, divididos em mais de duas parcelas. Lula vai definir se ativos e inativos dos quartéis terão ganhos salariais diferentes. Civis do governo defendem a diferenciação, com ativos obtendo ganhos indiretos, como auxílio moradia e gratificação para atividade especial.
Reservistas e pensionistas, sem direito a essas vantagens, ficariam só com o reajuste principal aplicado aos soldos. Militares envolvidos na negociação são contra qualquer aumento que diferencie quem está no quartel de quem já cumpriu tempo de serviço. O ponto de vista é que um coronel da reserva em nada difere de um coronel da ativa. Por força da contribuição previdenciária, o pessoal de farda lembra que viúvas têm os mesmos direitos que teriam seus maridos se vivos fossem. Por força da lei que vigorou até o início desta década, filhas solteiras se equiparam às mães no direito à pensão. Qualquer decisão que quebre a paridade vai provocar desgaste incalculável para o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os três comandos militares. Estudos técnicos dos ministérios da Defesa e do Planejamento apontam para necessidade de recuperação dos soldos e divergem nos índices e na questão dos inativos. "Se houver divergência, o presidente vai arbitrar: é isso ou aquilo", já disse Jobim, demonstrado o desgaste para demover os civis da proposta de por fim à paridade.
O deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) já tem 90 das 171 assinaturas necessárias para a Proposta de Emenda à Constituição que pode livrar as Forças Armadas de, a cada governo, ter de passar o pires. A PEC propõe que a remuneração de generais corresponda a 95% do salário dos ministros do Superior Tribunal Militar, que hoje recebem 95% do valor pago aos ministros do Supremo Tribunal Federal.( JORNAL O DIA )

Um comentário:

Anônimo disse...

Rio de Janeiro, em 17 de abril de 2008.

Mais uma vez o Governo faz os militares de palhaços. Eles tiveram tempo suficientemente para verificar todas as possibilidades de um digno reajuste para a classe que enfrenta privações financeiras. Até quando vamos ficar passivamente a espera de uma decisão? Onde estão os Generais que comandam as FFAA. Exceto o General Heleno, este sim, esta demonstrando que alem de General é um verdadeiro Brasileiro, o resto é omisso. Forças ocultas poderosíssimas estão travando o nosso reajuste. O que eles querem? Ver os militares na sarjeta? Estão levando chefes de família para marginalidade, sendo obrigados a fazerem coisas que não estão na sua índole. Até quando isso vai continuar? Chega de revanchismo, que culpa tivemos nos praças pelas mazelas do passado? Não venham falar que é apenas falta de verbas, existe verbas sim, para tudo e para todos, exceto para nos que juramos defende esta nação com a própria vida.
Vida Longa ao General Heleno.