Notícias Militares

quinta-feira, 3 de abril de 2008

GRUPOS DE PRESSÃO E A REMUNERAÇÃO DOS MILITARES




GRUPOS DE PRESSÃO E A REMUNERAÇÃO DOS MILITARES

“ SEJA AMIGO DOS JUÍZES
NÃO LHES DÊ MOTIVO DE ABORRECIMENTOS
E QUANDO ESTIVEREM DE MAU HUMOR
SERÁ PRUDENTE RETIRAR-SE
POIS SEMPRE SERÁ VANTAJOSO
TER UM PALANQUE ONDE SE POSSA COÇAR AS COSTAS ! ”
( POEMA GAUCHESCO MARTIN FIERRO )


A democracia, que no dizer de CHURCHILL “é o pior dos sistemas políticos, exceto todos os outros”, constitui-se no terreno fértil para o surgimento e crescimento dos chamados GRUPOS DE PRESSÃO, que nada mais são do que grupos de pessoas, com interesses comuns, que se organizam para pressionar o Estado e, através dessa pressão, obter e manter vantagens e às vezes, privilégios.
Obviamente, numa democracia, os militares, por não constituirem-se em grupos de pressão, têm enorme dificuldade em manter seus soldos atualizados e em sintonia com os demais funcionários do Estado.
Por exemplo, não se imagina uma manifestação de militares ou mesmo de seus familiares, do tipo recentemente realizada por funcionários aposentados da Petrobrás, que se despiram em frente ao Palácio do Planalto, em defesa da manutenção do valor de suas aposentadorias.
Isso explica porque, no âmbito do funcionalismo federal do Brasil, os militares, segundo a revista Veja, têm a menor média salarial, correspondendo à metade da média salarial dos demais funcionários do executivo e a um quarto dos funcionários do legislativo e do judiciário.
A maior média, obviamente, corresponde ao Poder Judiciário, porque, como já preconizava o gaúcho MARTIN FIERRO, não convém aborrecer os juízes. Não por acaso,o último reajuste substancial obtido pelo Poder Judiciário, no apagar das luzes do governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, além de bastante generoso, foi retroativo , propiciando que durante 24 meses um plus fosse agregado aos subsídios usufruidos pelos magistrados brasileiros. Esse reajuste, pelo chamado efeito cascata, se espraiou pelos demais funcionários desse Poder.
Quanto ao Poder Legislativo, como o nome indica, lhe compete fazer as leis, inclusive as que fixam sua própria remuneração...
Por razões não bem conhecidas, talvez só explicadas pelas teorias freudianas, militar brasileiro não vota em militar, o que impede a constituição de uma bancada parlamentar mínima, que defendesse a remuneração dos militares no Congresso nacional, foro legítimo para esse tipo de pressão. Somente o Rio Grande do Sul tem potencial para eleger três deputados federais ligados à família militar, mas não elege nenhum. O último que tentou, o Coronel SPARTA, conseguiu uma razoável votação entre civis e uma pífia votação entre os militares e seus dependentes.
Assim, a pressão favorável aos militares brasileiros, atualmente, se limita à atuação do deputado BOLSONARO, às bravas lideradas de Dona IVONE LUZARDO e as pouco mais que protocolares reivindicações dos comandantes das três Forças, o que é muito pouco.
A problemática, acima apresentada, só pode ser enfrentada pelo Presidente da República, Comandante em Chefe das Forças Armadas, a quem compete, devidamentente assessorado pelo Ministro da Defesa, estar atento à conjuntura nacional e a zelar para que seus comandados não sejam discriminados em termos profissionais e salariais.


GEN V. MUXFELDT

8 comentários:

Anônimo disse...

EU COMO MILITAR TEMOS QUE FAZER UMA GREVE GERAL JÁJÁJÁ...
PRECISAMOS DO APOIO DE TODOS MILITAR PARA GREVE GERAL PRINCIPALMENTE DO COMANDO.
ESSE TURMA DE CORRUPTO NÃO VAI DAR TAL REAJUSTE.

Anônimo disse...

EU COMO MILITAR TEMOS QUE FAZER UMA GREVE GERAL JÁJÁJÁ...
PRECISAMOS DO APOIO DE TODOS MILITAR PARA GREVE GERAL PRINCIPALMENTE DO COMANDO.
ESSE TURMA DE CORRUPTO NÃO VAI DAR TAL REAJUSTE.

Anônimo disse...

CARO COLEGAS VAMOS A GREVE GERAL CHEGA ILUSÃO DO GOVERNO LULA FALSA PROMESSAS DE REAJUSTE JÁ DURA 8 MESES JOBIM E LULA ESTAO COLOCANDO AGENTE NA GAVETA.
GREVE JÁJÁJÁ
SUSTENTA O FOGO QUE A VITÓRIA É NOSSA.
VAMOS A GREVE GERAL

Anônimo disse...

Como cidadão eu acho que o LULA E JOBIM ESTÃO ENGANANDO OS MILITARES SEM GREVE NESTE GOVERNO NÃO DÁ GENTE.
OS MILITARES SÃO TÃO PACIFICO ESPERA DE BRAÇO CRUZADO EU COM SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL TEM FAZER GREVE GERAL SIM GENTE ESTE GOVERNO SÓ NEGOCIA COM GREVE JÁJÁJÁ.....

Anônimo disse...

PRECISAMOS DO APOIO DOS CAMANDANTES PARA GREVE GERAL DOS MILITARES TENHA CERTEZA QUE OS PRAÇAS ESTÃO AO SEU LADO PARA GREVE SIM O LULA JOBIM ENGANA A TODOS GREVE GERAL JÁJÁJÁ...
ESTE LUTA É NOSSA ......

Anônimo disse...

o dia que eu for a brasilia vou dar um chego lá no palacio da republica e vou dar um tiro na cara desses mentirosos para aprender a não enganar militares pais de familha que tentam a sobreviver com um salario DEFAZADO que nem esse nosso este é o pais que querem melhorar só com conversas fiadas estamos esperando a meses chega de mentiras.

Anônimo disse...

Balelas,Tudo Balelas. Cadê o aumento de salario dos militares das FFAA?

Anônimo disse...

Cuidado... Mlitares são heróis anônimos. Sua vida tem prazo de validade. Quando os militares fazem o seu serviço, a nação não percebe o seu trabalho, até que as rusgas cheguem à nossa fronteira. Atividade militar que aparece se contabiliza por sacos pretos, funerais e honras militares. Militar insatisfeito não tem como fazer greve, apenas toma o poder nas mãos e estabelece um governo provisório, estado de exceção que transforma vizinhos em inimigos. Militar é máquina de matar e, quando pega o seu fuzil, não recua como quem quer salvar a própria vida, mas avança e derruba quantos inimigos puder até cair vitimado pelo compromisso que tem com os valores que cultuou. Greve? Não... Não é a melhor estratégia... Ser imprescindível, isso sim, não por serviços sociais, como temos observado nesses últimos dias, mas através das ações essenciais que bem sabemos como se desenvolvem. Militar tem sangue nas veias e seus heróis têm sangue no rosto.