Notícias Militares

quinta-feira, 20 de março de 2008

DESPERTA., BRASIL, E REAGE !



DESPERTA, BRASIL, E REAGE!
VAlte(Ref) Sergio Tasso Vásquez de Aquino

Acabo de regressar de curta viagem a Paris e a Nova Iorque, a segunda que realizo, pelo mesmo itinerário, no intervalo de seis meses, para levar e trazer, respectivamente, minha neta mais velha que realizou curso na Sorbonne. Em ambas as ocasiões, experimentei a mesma sensação: uma saudade enorme do Brasil, com o desejo de logo voltar, quando ausente da nossa terra, e a alegria imensa de estar finalmente em casa, de retorno à nossa Pátria sem igual e ao seio do seu povo bom e hospitaleiro.
O Brasil é um grande e dadivoso país, cheio de encantos: o clima, o sol, a natureza, a maneira de ser e de se relacionar das pessoas... Sem falar da riqueza inacreditável de que é dotado, motivo de admiração e de inveja-cobiça do mundo inteiro!
Todos os estrangeiros que nos visitaram e visitam, desde os tempos do Descobrimento até hoje, viram-se envolvidos pelo sortilégio especial do nosso País, esse encanto impossível de resistir, que toma conta de quem tem o privilégio de habitar, ainda que por escasso tempo, entre nós. E os brasileiros expatriados, seja por que motivo for, abrigam no coração o constante desejo de voltar, pois que as aves que aqui gorgeiam cantam de modo diferente e especial, como o sabiá nas palmeiras...
Temos tudo para ser felizes, e os brasileiros não precisavam emigrar, em busca de vida melhor. Em verdade, sempre fomos um país de imigrantes, pessoas provenientes de todas as latitudes e longitudes, que vinham voluntariamente buscar a realização e a vida digna, até opulenta, no Brasil. Não por acaso, temos os maiores contingentes no mundo, fóra dos países ancestrais, de portadores de sangue italiano e japonês, além de expressivíssimos números de descendentes de portugueses, espanhóis, alemães, sírio-libaneses, poloneses, russos, ucranianos, lituanos, americanos do norte, chineses, coreanos, austríacos, suiços... Todos fizeram do Brasil sua morada, o local abençoado de criação de filhos e netos, de construção de um futuro melhor pelo trabalho honrado das mãos e o suor do rosto.
Somente a partir do governo Sarney, na década de ´80, nos transformamos num país de emigrantes, pela crescente falta de oportunidades de trabalho e emprego que, desde então, passou a assombrar e avassalar nossa juventude, levando-a, em boa parte, a buscar os caminhos do mundo para ter vida melhor. Cada brasileiro que emigra, porém, como o nordestino que é obrigado a partir de sua terra, forçado pelas agruras da seca e pelo histórico abandono governamental, deixa aqui o coração e leva os olhos lavados pelas lágrimas de saudade!
Os grandes males que nos afligem, de forma inaceitável em face da pujança do País, que poderia ser celeiro do mundo e terra da promissão, são a ignorância, a miséria, a violência e a injustiça-impunidade. Todos frutos da ação danosa e deliberada dos políticos perversos, que não desejam, nem favorecem alteração no “status quo”, nos exploram, humilham e degradam, sugando de forma egoísta e tenebrosa o patrimônio de todos em proveito pessoal, familiar, partidista e corporativo, sem qualquer consideração pelo Bem Comum, o direito e a justiça. Nisso, todos, ou a maioria esmagadora, se igualam, independentemente de filiações partidárias ou pretensas inclinações ideológicas: a tônica é o butim, o ataque rapace aos recursos nacionais e de todos, a busca e o usufruto dos privilégios mais absurdos e descabidos, a mentira como prática comum, o desprezo absoluto pelos direitos do povo, manipulado como curral eleitoral garantidor de mandatos, cargos e posições de poder, o desvio de recursos públicos para algibeiras pessoais, a mais deslavada roubalheira até! “Mateus, primeiro os teus!” é a palavra de ordem que preside a prática política, em cujo seio as pessoas honradas, bem intencionadas, patriotas e de reta intenção são, como os fatos vêm tristemente comprovando, heróica minoria!
A chamada “redemocratização” do Brasil, em que tantos depositavam viva esperança, ao fim e ao cabo vem-se configurando em dolorosa desilusão. Os partidos e os políticos brasileiros nada aprenderam com os anos de ostracismo e de afastamento do poder. Ao contrário, voltaram com apetite voraz, querendo recuperar com juros elevados, e compensação muitas vezes multiplicada, a privação temporariamente imposta de mamar nas tetas do Estado.
O despudor atinge hoje expressões inéditas, “nunca antes vistas na história deste país”, sob a égide de um partido que exerce poder totalizante, já que “aparelhou” a maior parte do Estado com “companheiros e companheiras”, cooptou a maioria dos demais partidos na “base aliada”, construída pela opípara distribuição de benesses com recursos públicos do tipo pouco claro e moralmente indefensável de “toma lá-dá cá”, e não enfrenta oposição real e eficaz, e que antes, na oposição, se declarava verbalmente campeão da ética, da moral e dos bons costumes. A sucessão perplexante de escândalos e de assaltos de toda a ordem ao patrimônio comum dos brasileiros, que tem sido a tônica dos últimos e tristíssimos anos, recebida como coisa natural, inevitável e, até, com aplausos e aprovação crescente da maioria expressiva do povo anestesiado, a julgar pelos resultados das eleições e pelas repetidamente difundidas pesquisas de opinião, é causa de graves preocupação, constrangimento e angústia dos brasileiros de bem e comprometidos com a grandeza e o futuro do nosso País. Há que reconhecer, contudo e infelizmente, que somos minoria: a expressiva maioria está loucamente contente, satisfeita, correndo sem consciência e celeremente para uma tragédia anunciada!
Tudo isso agravado pela ameaça muito séria apresentada pelo pervertido desvio ideológico das pessoas que detêm o poder, cujo sonho, ou projeto em plena execução, é o de fazer, do Brasil dos tempos correntes, campo de experimentação das ultrapassadas, diabólicas e cruéis teses, doutrina e praxis de poder marxistas. Que Deus nos livre de tamanho infortúnio e sofrimento! Mas, na Sua Obra de Salvação, Ele solicita a colaboração e precisa da oração e do trabalho dos homens tocados pela Verdade e pela centelha divina:”ORA ET LABORA”!
É por isso que, na modéstia das minhas possibilidades, mas na grandeza do meu amor fiel a Deus e aos semelhantes e do meu compromisso visceral assumido com a Grande Pátria Brasileira, brado do fundo do coração e da alma, esperando encontrar eco entre meus concidadãos: “DESPERTA, BRASIL, E REAGE!”
ENQUANTO AINDA HÁ TEMPO!

Rio de Janeiro, RJ, 17 de março de 2008.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ha momentos que o desanimo se apossa de meu ser, será que compensa esta luta senhores? Alertar , denunciar e não tomar uma ação mais pratica e objetiva seria suficiente?
Não creio, francamente temos que formar grupos de conscientização politica em nossas cidades bairros etc para começar um movimento realmente nas bases e talvez TALVEZ consigamos apoio para a restauração do verdadeiro estado de direito com respeito as leis e uma reforma nas estruras deste pais com revisão desta constituição, codigo penal etc etc

Pedro Henrique Bougleux

yehudin53@hotmail.com

Anônimo disse...

Penso que as opiniões expressas aqui são reflexo direto da política ineficaz de governos incopetentes e, ao mesmo tempo desinteressadas, em educar uma população faminta por conhecimento e não só por comida. Basta olhar em cada conversa que acontece em churrascos e butecos espalhados pelo Brasil. Uma das poucas chances de recuperar o interesse pela Pátria é a educação e então alcançar crianças com a devida conscientização política, mostrando o que representa a nossa Pátria e também a liberdade e responsabilidade que cada um tem para escolher o melhor para o próprio país.