Notícias Militares

segunda-feira, 30 de março de 2009

DESENVOLVIMENTO MILITAR DE PEQUIM



Desenvolvimento militar de Pequim ameaça o equilíbrio regional (Pentágono)
Da France Presse


WASHINGTON, EUA, 25 Mar 2009 (AFP) - O desenvolvimento militar da China nos domínios nuclear, espacial e cibernético, ameaça o equilíbrio regional na Ásia, segundo um relatório do Pentágono, que pediu nesta quarta-feira "mais diálogo" e "transparência" em questões de defesa entre Washington e Pequim.
"As Forças Armadas (chinesas) continuam a conceber e a colocar em operação tecnologias 'perturbadoras', principalmente nos domínios nuclear, espacial e da cibernética, que alteram os equilíbrios militares regionais e têm implicações para além da zona Ásia-Pacífico", segundo o relatório anual do Departamento americano de Defesa sobre o poderio militar da China.
"O Exército chinês alerta também para as capacidades de longo alcance, cujas implicações vão além de Taiwan", que "podem permitir que a China mobilize forças para garantir acesso a seus recursos ou para fazer valer as suas reivindicações territoriais", indicou o Pentágono.
Após a divulgação do relatório, um porta-voz do Pentágono, Geoff Morrell, pediu "um diálogo militar mais vigoroso" e "mais contatos" com a China, da qual lamentou a "falta de transparência" em matéria de defesa.
"Quanto mais dialogarmos, mais teremos chances de compreender nossas respectivas intenções, e também reduzir ou eliminar possíveis mal-entendidos", declarou durante uma entrevista coletiva à imprensa.

Nenhum comentário: