Notícias Militares

domingo, 15 de março de 2009

Manifesto dos Engenheiros do ITA

A AEITA – Associação dos Engenheiros do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) vem a público manifestar seu integral apoio à atual gestão da Embraer. Não temos por hábito nos pronunciar sobre problemas nacionais e só muito raramente atuamos em problemas que afetam nossa alma mater, o ITA.
Acontece que a Embraer nasceu nas salas de aula do ITA e foi implantada no terreno do ITA e do CTA – então Centro Técnico Aeroespacial -, em São José dos Campos (SP). A Embraer é uma empresa privada e os professores, alunos e engenheiros do ITA sentem-se irmanados individual e coletivamente com a Embraer.
O ITA está e sempre esteve profundamente envolvido na formação complementar de novos colaboradores. Prédios foram erigidos pela Embraer somente para viabilizar contínuos aumentos no treinamento de engenheiros e técnicos na tecnologia aeroespacial.
Da maneira muito sóbria como normalmente se comunica, o engenheiro Frederico Pinheiro Fleury Curado, da Turma de 1983 do ITA, presidente da Embraer, declarou “que todas as pessoas evoluíram na empresa, foram treinadas, estando hoje mais qualificadas do que quando nela ingressaram”.
Isto se aplica aos cerca de 17 mil que ficaram na empresa e aos 4,2 mil demitidos. Nos anos 90, antes de ser privatizada, a Embraer teve que demitir 4 mil de 12 mil funcionários (33%); agora os mesmo 4 mil saem de um corpo de cerca de 23 mil colaboradores (17,8%).
A Embraer suportou a primeira crise, bem mais grave, e acabou contratando de volta os demitidos. Lamentando muito as demissões às quais foi obrigado, Frederico Curado promete repetir o filme das recontratações logo que puder.
Pronunciamentos inflamados de sindicatos e membros da justiça trabalhista revelam um viés estatizante. Porque esta solução? A Embraer mostrou, está mostrando e deverá mostrar que é uma empresa bem administrada, lucrativa e líder mundial em seu segmento de mercado.
As demissões refletem sua ação pensada e criteriosa para sobreviver e manter a empresa viável em um mundo em rápida mudança.
A Embraer tem investido em treinamento, na busca de avanços em suas tecnologias. Quer se manter na ponta nos desenvolvimentos em sua área de atuação. E tem investido muito com este objetivo.
O produto da Embraer é desenvolvimento da engenharia tupiniquim. A tecnologia do avião é nacional A empresa é líder e pretende continuar competitiva. Disputa mercados. Mesmo no Brasil, disputa com seus produtos as licitações com o governo. Ganha algumas, perde em outras.
Sem sermos acionistas da Embraer, não tendo interesses pecuniários na empresa, os engenheiros do ITA discordam de soluções apressadas apresentadas sem considerar seu passado e o que tem trazido de benefício para nós brasileiros. Reputação, reconhecimento mundial, exportação de alto valor agregado.
Solidarizamo-nos com todos os demitidos, dentre eles colegas que muito estimamos. Apoiamos a Direção da Embraer em pensar na sobrevivência da Embraer para manter os empregos, impostos, tecnologia e exportações.
Soamos um alerta aos brasileiros, e à imprensa, a não apoiar soluções apressadas e enganosas que só levarão a mais dificuldades no futuro.
A todos pedimos tranqüilidade e paciência neste momento muito difícil da economia mundial e do Brasil.

São José dos Campos, 11 de março de 2009.

Fernando Coelho de Souza
Presidente AEITA 2008/2009

Nenhum comentário: