Notícias Militares

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

DISCURSO MIN DA DEFESA

Clube Naval – Brasília, 11 de dezembro de 2007

Excelentíssimo senhor presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,
Excelentíssimo senhor vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva,
Excelentíssimo senhor ministro de Estado chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Armando Felix,
Excelentíssimo senhor comandante da Marinha, Almirante Moura Neto,
Excelentíssimo senhor Comandante do Exército, General Enzo Martins Peri,
Excelentíssimo senhor Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro Juniti Saito,
Excelentíssimos senhores generais, brigadeiros, almirantes, civis e assemelhados do ministério da Defesa.


Minhas senhoras, meus senhores

Creio, senhor presidente, que atos dessa natureza mantêm e recuperam algo que, no Brasil, houve um momento de desconstrução de símbolos. E essa desconstrução de símbolos fez com que perdêssemos uma certa noção de futuro e de grandeza. A recuperação da grandeza, o espectro da grandeza é absolutamente necessário para que percamos, senhor presidente, aquilo que Nelson Rodrigues chamava de complexo de vira-latas. O brasileiro teve, em determinados momentos, por produção colonialista, esta visão.

E creio, senhor presidente, que agora é exatamente o momento em que a nossa questão é a grandeza. A grandeza do Brasil em todos os seus aspectos, em todas as suas dimensões, e que todos possamos ser integrados no Plano Nacional de Desenvolvimento, que faça a integração completa da sociedade brasileira. E é por isso, senhor presidente, e senhores generais, e senhores oficiais, que por determinação exclusiva, e sob a vigilância constante do senhor presidente da República, o ministério da Defesa está desenvolvendo um trabalho no sentido de que a questão da Defesa passa a integrar a agenda nacional como agenda da sociedade brasileira, e não como agenda restrita às próprias corporações militares.

Creio, senhor presidente, que esta determinação de vossa excelência tem produzido frutos no sentido de se perceber que a posição de grandeza do Brasil , reitero, exige e reclama que tenhamos Forças Armadas com poder dissuasório absolutamente efetivo para que possamos nós ter voz na agenda nacional, e não só isso, mas ter voz internacionalmente, como poder constante da região.

E é por isso, senhor presidente, que estamos a desenvolver este trabalho numa aliança absoluta com os comandantes militares e os oficiais, para exatamente ter essa perspectiva. Quero dizer aos senhores todos que esse desenvolvimento desse trabalho, de toda essa integração, passa exatamente , senhor presidente, pela perspectiva de grandeza.

Comunico também aos senhores, por determinação do senhor presidente, sob sua vigilância constante, que estão grandemente avançados os entendimentos sobre a questão da remuneração das Forças Armadas. Os entendimentos avançaram, estão em fase de finalização, tendo o senhor presidente determinado ao ministro que comunicasse aos senhores essa decisão e esse fato, para que possamos ter a clareza de que no ano que vem nós construiremos efetivamente o desempenho, o desenho do futuro de uma grande nação.

E uma grande nação, sem ter grandes e efetivas e eficazes, leais e honradas Forças Armadas, não é possível. E é por isso que nós estamos a desenvolver esse trabalho para termos essa reunião. Senhor presidente, a lealdade dos senhores comandantes, a lealdade dos senhores militares ao Brasil, não há dúvida nenhuma, de não se colocar em absoluta restrição . Nós temos a lealdade efetiva quanto à construção e à busca de grandeza.

Nós, senhor presidente, precisamos, como faz vossa excelência, pensar grande, por que quem pensa pequeno, pequeno continuará sendo. E não é caso para o Brasil. Precisamos , isso sim, pensar grande, termos ambições para o futuro , e essas ambições para o futuro possam pautar, com lucidez, as ações do presente, para que o passado possa ser recuperado , possa o futuro ser conquistado e possa ser o presente uma angústia constante pelo desenvolvimento e pela grandeza.

Cumprimento os senhores generais, os senhores oficiais, desejando um bom natal , bom ano, e dizendo que o senhor presidente da República tem efetivamente um grande apreço pelas forças armadas.

Nenhum comentário: