Notícias Militares

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

SAUDAÇÃO CMT DA MARINHA

Uma vez mais estamos reunidos para homenagear o Comandante Supremo, nesta tradicional confraternização de fim de ano, cabendo à Marinha a honra de realizar a presente saudação.

Senhor Presidente!
Constitucionalmente, são perfeitamente conhecidas a destinação das Forças Armadas, as bases de sua organização – a hierarquia e a disciplina –, assim como a subordinação à sua autoridade. Soldados, aviadores e marinheiros têm sentimentos comuns, fazendo-me crer que, mesmo sendo um só a utilizar a palavra, o que poderia soar de forma imperfeita, seja capaz de transmitir-lhe a crença, a dedicação e o compromisso de todos.

O sentido deste encontro vai muito além de uma tradição ou de um protocolo. É um ato revestido de profundo simbolismo, permitindo reafirmar o respeito aos princípios fundamentais da nação e, principalmente, ao Presidente da República, o seu representante maior.

Gostaríamos de levar-lhe a certeza de que pode contar com a nossa cooperação em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar do povo brasileiro. Estaremos sempre motivados em participar da mobilização na busca de tais objetivos.

Por outro lado, em um mundo conturbado e em constante transformação, onde os atores alteram-se ao sabor de interesses econômicos e políticos, torna-se cada vez mais visível a importância do País fazer-se forte e capaz de decidir sobre o seu futuro, tanto no campo interno, como no externo. Essas características de autonomia e independência são os atributos essenciais para se ter voz ativa junto à comunidade internacional.

A verdade é que vivemos uma época em que conflitos de diversas naturezas tornam o ordenamento global incerto e instável, predominando as disputas de poder e de mercado. Assistimos a novas interpretações do direito internacional e conceituações de soberania, ditadas pelo círculo dos mais fortes, dos que impõem suas vontades e continuamos a testemunhar o agravamento de assimetrias entre os países ricos, emergentes e pobres, gerando dependências indesejáveis e injustas, alargando distâncias nos campos da ciência, da economia e do comércio, entre outros.

Nesses tempos, a segurança e a defesa são de importância fundamental para a sobrevivência dos Estados que pretendem ser livres e respeitados. Para tal, prescreve-se o constante preparo e as atividades permanentes de planejamento e organização, de instrução e adestramento, de aprimoramento de doutrinas e pesquisas específicas, além da correta estruturação das Forças Armadas, perfeitamente dimensionadas e equipadas.

Essa é a meta perseguida de forma incansável. Superando as dificuldades de modo abnegado, temos buscado a permanente eficiência operacional e a autonomia, no que concerne à nacionalização dos meios, ciência e tecnologia e fortalecimento da indústria brasileira. Nosso empenho prima pela vertente preventiva, projetando uma postura estratégica baseada na existência de capacidade militar com credibilidade, apta a gerar um efeito dissuasório.

Não obstante, estamos cônscios da responsabilidade social que nos cabe. A presença dos militares nos mais remotos pontos do território, ao mesmo tempo em que garante a soberania, também faz chegar o amparo às comunidades mais carentes, sobretudo pela atuação dos Pelotões de Fronteira, do Correio Aéreo Nacional e dos Navios de Assistência Hospitalar, levando o apoio institucional aos desassistidos e geograficamente isolados.

No seu governo, muito se está fazendo para atenuar os graves problemas socioeconômicos que afligem o País. Vem-se combatendo o mau uso dos recursos públicos; acelerou-se a atenção às questões sociais; reforçou-se a estabilidade econômica; o crescimento está sendo retomado; tem-se buscado a formação da indispensável união regional; e projetou-se o Brasil internacionalmente, como precisava acontecer.

Como fiéis depositários e responsáveis maiores pela defesa da Pátria, acompanhamos, com especial expectativa, os esforços desenvolvidos no intuito de recuperar as Forças Armadas, tanto no aspecto material quanto salarial, garantindo as condições de corresponderem ao elevado conceito desfrutado junto à população. Nosso trabalho é silencioso, porém árduo e, por vezes, há que valer-se de criatividade para sobrepujar as deficiências e buscar sempre cumprir a missão atribuída.

Concluindo esta homenagem, resta-me, somente, palavras de agradecimento. Temos registrado os avanços gradativos das verbas orçamentárias liberadas, permitindo esboçar uma recuperação no aprestamento. Estamos seguros que caminhamos para construir um amanhã melhor. Esta confraternização revigora a convicção de que os horizontes vindouros serão retratos de construções que hoje imaginamos. Enfatizo, também, a fiel crença dos militares nos princípios democráticos e o comprometimento de lealdade para com o nosso Comandante Supremo.

Desejamos que os instantes das reflexões natalinas permitam a todos os brasileiros a renovação da confiança, para que, juntos, com os olhos voltados para frente, consigamos construir uma Nação mais forte e justa.

Os homens e as mulheres do Exército, da Aeronáutica e da Marinha, parcela indissociável da sociedade, aqui representados por seus Chefes, apresentam a Vossa Excelência e digníssima família, os melhores votos de alegrias no Natal e um 2008 repleto de paz, saúde e felicidades.

Muito obrigado!


Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto
Comandante da Marinha
General-de-Exército Enzo Martins Peri
Comandante do Exército
Tenente-Brigadeiro-do-ar Juniti Saito
Comandante da Aeronáutica

Nenhum comentário: