Notícias Militares

sábado, 30 de maio de 2009

Falta gás no mundo árabe




Falta gás no mundo árabe

Do Nahum Sirotsky- O “ Financial Times”,de Londres.é sem duvida.o melhor informado diario sobre o mundo econômico e financeiro. Tem excelentes repórteres,, analistas de invejáveis conhecimentos e inteligência. E´onde encontrei esta importante informação.

Como não se ignora, na região do Golfo Pérsico estão os maiores exportadores de petróleo. São gigantescas as reservas conhecidas e produtivas. E, apenas de passagem, pois não é o tema central desta minha nota,o Irã,, a antiqüíssima Pérsia, lá se localiza..E as grandes potencias não imaginam usar a força para impedir que produza e teste sua Bomba, como se supõem esteja perto de realizar,, não tanto por ser grande produtor de petróleo.Há um pequeno e decisivo detalhe:controla o estreito de Hormuz, tão estreito em trechos que se pode observar a olho nu tudo o que passa.E é insubstituível e obrigatória passagem dos petroleiros vindos carregados dos paises exportadores com suas vitais cargas para paises da Ásia e Europa. Fazer naufragar uns barcos seria suficiente para fechar a passagem

e precipitar carência mortal da fonte da energia que movimenta a economia real,. a que produz coisas.Sem energia pára tudo.A Corea do Norte

lançou sua segunda Bomba e surpreendeu mundo que não sabe o que fazer.O Irã pode fazer o mesmo.Não dá para ver o que faz.,..

O “Financial Times” num texto assinado por Andrew England,destaca que o Oriente Médio árabe e persa-Israel não é incluída no caso,- tem um dos maiores índices de crescimento do consumo e demanda de energia ´do mundo e desvia petroleo e gaz de exportações para consumo local..Uma das conseqüências tende a ser redução da oferta ao mercado internacional.O que implica em que os preços tenderão a subir aos primeiros sinais de recuperação da economia internacional entre noutras..

Atentem.Nos paises do Golfo crescem as populações e,devido ás ricas receitas de petróleo dos dias de altos preços, é acentuada a expansão das economias..Os preços do petroleo desestimularam investimentos na produção de gaz que é essencial nos sistemas de produção de energia, sistema de dessalinização do qual depende a água de beber e industrias,Vai faltar gaz numa região onde existem grandes reservas.Muitos projetos tem sua concretização adiada.Os paises se abastecem uns aos outros.Qatar é das grandes fontes.Mas pais algum sacrifica suas necessidades em solidariedade.E` a regra. .

Há muita informação técnica que a Petrobrás pode obter.Basta pedir Google:” Middle East oil-rich region faces gás shortfall” Lá está..

Gostei da resposta que o sheik Abdullah bin Hamad al-Atliyah, ministro de Energia do Qatar deu a uma pergunta se ele se submeteria a pressões para atender demanda de seus vizinhos.

“ Eu me preocupo sobre a melhor receita para o pais. Não estou no jogo do seguro social.Sou orientado pelo negocio(business-oriented).Veremos”.

Como se vê, nem todos os paises tem o imenso coração do Brasil que ajuda vizinhos sem considerações econômicas..

Um comentário:

Anônimo disse...

Que se danem os árabes



FALTAM HOMENS COM AQUILO ROXO NO BRASIL!!!