Notícias Militares

segunda-feira, 18 de maio de 2009

SOLIDARIEDADE E RESPEITO




Queridos amigos,
Quando leio nos jornais que o EUA enviará mais tropas ao Afeganistão sinto arrepios.Os irmãos do Norte não levam o passado em consideração.Em 1945, não fosse a unidade da cultura ocidental e a burrice Hitlerista em esticar demais a esteira do apoio logístico, teria experimentado o primeiro grande revés.
Em 1953, resolveu intervir na Ásia.As duas Coréias estão aí como prova do fracasso.No Vietnam, dá vergonha em falar, pois saíram correndo da mesma maneira que a poderosa Rússia correu do Afeganistão.Em 1979 tentaram desastrosa operação no Irã para resgate de reféns.Foi simplesmente triste!Em Bagdah, esqueceram, como de costume, que uma das regras básicas do combate em localidade consiste em proporcionar rotas de fuga ao adversário.Entraram fácil e, sem alternativa, o inimigo reagiu e jamais, eu disse jamais, se renderá.
No campo das motivações e objetivos a Rússia possuía dos mais coerentes:dominar o Afeganistão, cortar o sul do Pakistão e encontrar a tão sonhada saída para o Mar do Golfo e, por consequência, para o mundo.Hoje, só possuem o Estreito de Bósforo, da Turquia, e Vladivostok em litígio com o Japão.Acredite se quizer!Lá por cima, ao norte, é puro gêlo.
Já os americanos, desejando ser a palmatória do mundo, agiram por motivos ideológicos, mesmo enfrentando um comunismo decadente.Os asiáticos nada tinham a oferecer, os africanos muita miséria e subdesenvolvimento, o Iraque e o Irã um pouco de petróleo e as águas do Golfo.Mas, o Afeganistão?O risco não justifica o benefício como não justificava a África.
Os aspectos socio-culturais e religiosos fazem a diferença.Já residia em Teerã, quando assistí os Afegãos, unidos em torno da fé, expulsarem os russos.Dois meses depois, ví esse mesmo povo dividido em 11 facções a se matarem em busca do Poder o que permanece até hoje.E, aí , sobressai, novamente, a inocência(?) americana.A Nação Afegã estará unida na hora de entenderem que chega de gringo no seu solo.
Por motivos semelhantes, os irmãos do Norte sairão do Iraque de mãos vazias, com perdas enormes e desacreditados, principalmente,na gigantesca diáspora muçulmana.
Há quem pergunte:e uma ação contra o Irã?Não sobrará um Yankee vivo para contar a história.
Viví intensamente suas vidas junto com minha mulher.Respeitei sua cultura e seus costumes.Aplaudí suas manifestações,aceitei, com humildade, suas humilhações, quando ao esperar o Min Rel Ex RESEK, fardado, o policial jogou minha identidade no chão e mandou-me apanhá-la.Compreendí quando invadiram minha casa à meia-noite, para saber se nós estávamos cumprindo as leis, como não fumar ou beber.
O americano tem que entender que para o Islã o homem ocidental é corrupto e a mulher é prostituta; que a morte é um prêmio divino e que seus praticantes são mártires do seu povo.
Na minha pequenês participativa como ser humano no cenário dos aposentados, teria uma mensagem ao nobre povo americano:Cuidem de sua grandeza, administrem suas riquezas, eduquem seus jovens e os mantenham longe das desgraças e maus exemplos, deixem os outros povos viverem suas vidas do jeito que entenderem e os ajudem se necessário, não com mísseis, mas com solidariedade e respeito.

Paulo Cesar Romero Castelo Branco é Cel Refo EB e Ex-adido militar das FFAA em Teerã-Irã, de Jan 91 a Mar 93.

Um comentário:

BOOTLEAD disse...

Juro que não entendi...
O digníssimo Cel Castelo Branco, foi humilhado a serviço do seu País no aguardo de uma autoridade também representante do Brasil, por um mero policial, teve a casa de sua família invadida no meio da madrugada em total desrespeito às normas diplomáticas internacionais, reconhece que para aqueles párias, somos todos corruptos e nossas mulheres prostitutas, que a morte para eles é um prêmio, etc.
Ainda assim o Sr. quer que os "irmãos do norte" os ajudem com solidariedade e respeito? E recebam o quê em troca? Mais alguns 11/09?
Faça-me o favor Coronel, a única soliedariedade que eles merecem é um pacote de 20 K/T, assim eles receberão logo seu prêmio divino.

Bootlead