Notícias Militares

segunda-feira, 25 de maio de 2009

FORÇAS ARMADAS NO AUXILIO AOS DESABRIGADOS



--------------------------------------------------------------------------------

Médicos das Forças Armadas vão auxiliar desabrigados no Maranhão
25 de maio de 2009.


SÃO LUÍS - Cerca de 20 médicos do Exército, Marinha e Aeronáutica devem se deslocar hoje (25) para a região das enchentes no Maranhão. Eles chegaram durante o fim de semana na capital e vão auxiliar no combate a doenças nas regiões alagadas.

- O momento agora, embora as águas comecem a baixar, é perigoso por causa das doenças relacionadas às enchentes. É fundamental o acompanhamento médico intensivo - disse o representante do governo maranhense no Distrito Federal, ex-senador Chiquinho Escórcio, articulador do contato com as forças armadas.

Os rios Mearim e Itapecuru, os mais atingidos pelas enchentes, começam lentamente a voltar aos níveis normais, o que faz com que as ruas comecem a desalagar. Neste momento, surgem as doenças oportunistas, sobretudo as ligadas às enchentes, como Leptospirose e Dengue.

Dos 217 municípios maranhenses, 95 (43,8%) estão em situação de emergência por causa da chuva, segundo o Corpo de Bombeiros de São Luís. Em todo o estado, 358.302 pessoas foram afetadas. As enchentes já deixaram mais de 44 mil pessoas desabrigadas e 76.840 desalojadas, e provocaram dez mortes. Os bombeiros buscam duas pessoas desaparecidas no Rio Mearim.

A Secretaria de Saúde do Maranhão registra doenças em decorrência das enchentes, principalmente diarreia e hepatite A. Dois casos de leptospirose foram notificados em Trizidela do Vale. As duas pacientes receberam o tratamento e estão fora de perigo.

A assistência médica está sendo feita nos municípios. Apenas os casos considerados gravíssimos serão encaminhados para os hospitais de São Luís.

Foto: Miguel Martins



Fonte: Imirante - AL

Um comentário:

Jungle disse...

Interesting blog!