Notícias Militares

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

DECISÃO SOBRE CAÇAS




Decisão sobre caças deve sair em setembro07/08/2009 - 09h04 O Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, afirmou que o relatório técnico da Força Aérea Brasileira (FAB), sobre a aquisição de 36 aviões de caça, deve ser entregue ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, até o final de setembro.

A expectativa dos militares é que o assunto esteja resolvido antes do final do ano.

O presidente Lula poderá convocar o Conselho de Defesa Nacional para discutir o assunto. Dele fazem parte os ministros da Defesa, Relações Exteriores, Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio, Justiça, e os comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, e os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Caberá ao ministro Nelson Jobim, levar o documento ao presidente Lula.

Serão investidos US$ 4 bilhões na compra dos aviões que começam a ser entregues em 2014.

Próximo de sua conclusão, o processo de disputa se acirra a cada dia.

Autoridades norte-americanas intensificam a pressão para que o Brasil escolha o F-18 Super Hornet, da Boing.

O assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, general James Jones, esteve em Brasília e trouxe uma carta da Secretária de Estado, Hilary Clinton, em que seriam garantidas todas as tranferências tecnológicas relativas ao modelo norte-americano.

Na próxima semana, o Secretário de Estado da Suécia, HG Wessberg, virá à Brasília para pressionar pelo avião da Saab, o Gripen. Ele estará com o ministro da Defesa e se reunirá com diplomatas no Itamaraty.

Os franceses, por sua vez, apostam na vitória com o acordo estratégico que os presidentes Lula e Sarkozy devem sacramentar no dia 7 de setembro, em Brasília.

A Dassault está na disputa com o Rafale.

No documento a ser entregue pela FAB, constará uma análise técnica sobre questões operacionais, logísticas, de compensação comercial e industrial e transferência de tecnologia.

Embora a decisão seja política, o relatório apontará o avião preferido dos pilotos que testaram os três modelos finalistas.


"É permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte"

Um comentário:

leitora indignada disse...

O espetáculo deplorável que assistimos no Senado, promovido por gangsters engravatados, com o SAQUE AO PAÍS feito diuturnamente, com o aviltamento da dignidade nacional e desrespeito à Constituição Federal, às FFAA e ao povo brasileiro,os Srs. ainda acreditam que a urna eleitoral será a solução para tudo?

Gostaria de obter resposta da Editoria do site.

Obrigada