Notícias Militares

quarta-feira, 22 de abril de 2009

A ATUAÇÃO DA FEB NA ITÁLIA


MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO EXÉRCITO


A ATUAÇÃO DA FEB NA ITÁLIA

Cumpriremos a tarefa de dissertar sobre os feitos da FEB nos campos da Itália, dividido em quatro tópicos.
Inicialmente, veremos as Preliminares da Guerra. A seguir abordaremos a Organização da FEB, para passarmos à atuação de nossa Força nas quatro fases por ela vividas em solo italiano. Daremos um destaque especial aos combates de MONTE CASTELLO e MONTESE para, finalmente, concluirmos.

A) PRELIMINARES DA GUERRA

Ao final da década de 30, ideologias totalitárias se expandiam pela Europa. Hitler denunciou os Tratados de Locarno e Versalhes, tachando-os de "diktat" – "ditado" e não tratado; e, sentindo-se espoliado em terras e em soberania, levantou a Alemanha para a derrubada daqueles Protocolos. Em seis anos de poder, de 1933 a 1939, preparou a nação germânica para a Guerra. Recuperou a Renânia e anexou a Áustria e os sudetos da Tchecoslováquia. Assinou com Stalin, em 1939, um pacto de não agressão e invadiu a Polônia através do corredor de Dantzig.
Os Aliados, após fracassadas as gestões diplomáticas, declararam guerra à Alemanha.
Em 1940, os alemães desfecharam a ofensiva aos Países Baixos que se renderam, contra a França que capitulou e à Inglaterra que sofreu sistemáticos ataques aéreos.
Ao tempo dessas ações, a Itália de Mussolini aliou-se à Alemanha e desencadeou operações militares contra a Grécia e a África. O Japão, em 1941, atacou a base norte-americana de Pearl Harbor, fazendo com que os Estados Unidos da América, até então neutro, participasse do conflito.


Em vista do Tratado de Havana, de 1930, o Brasil solidarizou-se com os EUA – que havia sido atacado e rompeu relações com o Eixo (Alemanha, Japão e Itália).
Diante dessa atitude, não levou muito tempo para sofrermos as represálias do inimigo. Em sete meses, pagávamos o preço da solidariedade continental, hipotecada por força de Tratado: foram afundados 19 navios brasileiros, particularmente ao longo de nosso litoral. 740 vidas foram ceifadas, sem declaração de guerra, pelos torpedos de submarinos inimigos. O clamor público se fez sentir em todo um país de 40 milhões de habitantes, fruto de uma comoção generalizada.
Assim, é declarado, em 22 de Agosto de 1942, o estado de guerra contra os países do Eixo, quando os exércitos inimigos venciam na África, Europa e Ásia, com os nazistas ameaçando Moscou. Estávamos em guerra...
Mister se faz, para que possamos compreender o esforço hercúleo despendido pelo Brasil, naquela época, que recordemos o que era o nosso País quando da declaração do estado de beligerância.
Deixemos a palavra com o Gen Octávio Costa que escreveu, em 1975, valioso livro sobre a FEB, de título: "Trinta Anos Depois da Volta":
"O Brasil continuava sendo o eterno país do futuro. Éramos uma nação extremamente pacifista, cujo Exército havia disparado seu último tiro, em 1870, nos campos do Paraguai. Desde o início da década de 20, aqui estava uma operosa Missão Militar Francesa, que montara, no Exército, o admirável sistema de ensino militar que responde pelo excelente nível cultural de nossos oficiais.
A organização, os regulamentos, os processos de combate, a doutrina, afinal, era francesa, fortemente impregnada de conceitos defensivos.
O armamento, de diferentes procedências. Os canhões eram alemães e franceses, Krupp ou Schneider 75mm, o fuzil Mauser 1908, morteiro Brandt, metralhadora Madsen ou Hotckiss – quase tudo viera da Europa, salvado na I Guerra de 1914 a 1918. A Marinha de Guerra limitava-se quase exclusivamente, aos velhos e obsoletos encouraçados "Minas Gerais" e "São Paulo" e a Aeronáutica, ainda vinculada às forças de terra e mar, mal começava a nascer.

Esse era o Brasil de antes da guerra, contemplativo e pobre, pessimista e preguiçoso, inquieto e contraditório, marcado de preconceitos e complexos, às vezes visionário, quase sempre "Jeca Tatu" (Personagem de Monteiro Lobato).
Foi nesse quadro, nada alentador, que recebera nosso País a incumbência de preparar um Corpo de Exército de 60.000 homens (3 Divisões de Infantaria) para envio ao TO (Teatro de Operações) Europeu e de continuar apoiando seus aliados, por meio de matérias-primas e da utilização de bases aéreas, particularmente as do Nordeste – tão vulnerável após a conquista do Norte da África, pelos alemães.
Célere, 180.000 homens são mobilizados para a guerra. O saliente nordestino, em vista de sua grande vulnerabilidade, é densamente mobiliado por Unidades recém-criadas.
As dificuldades são enormes. Das 3 Divisões de Infantaria anteriormente cogitadas, nosso País consegue armar e adestrar, a duras penas, somente uma Divisão.
Os agentes da quinta-coluna desencadearam violenta campanha contra a FEB.
Eram tempos de super-valorização do que era alienígena – tempos de se cantar tangos e boleros, de se admirar o que era francês e norte-americano. Nos estados sulinos existiam quistos raciais, favorecendo as ações pan-germanistas. Havia cidades em que até o ensino era ministrado em alemão. O Reich Nazista estimava contar, no Brasil, com 900.000 simpatizantes de sua ideologia... Tudo isso facilitava a propaganda contra a FEB. Diziam que era mais fácil uma cobra fumar do que a FEB partir.
Mas a reação brasileira não se fez esperar: a própria cobra fumando, mote do desdém de apátridas, foi o símbolo de nossa tropa. O grande vate Guilherme de Almeida que já cantara em versos a terra paulista e a sua Bandeira, além da Revolução Constitucionalista de 1932, compôs a letra da "Canção do Expedicionário", miscelânea de versos e trechos de autores nacionais de renome e das modinhas de então.
Foi finalmente constituída a Força Expedicionária Brasileira, para o desagravo da honra nacional e, em 09 de agosto de 1943, era fixada a seguinte Organização:

B) ORGANIZAÇÃO DA FEB

-CMDO E EM: GEN DIV JOÃO BAPTISTA MASCARENHAS DE MORAES
-INFANTARIA DIVISIONÁRIA: CMDO E EM/ID GEN BDA EUCLIDES ZENÓBIO DA COSTA
1º RI – RIO DE JANEIRO – RJ
6º RI – CAÇAPAVA – SP
11º RI – SÃO JOÃO DEL REY – MG
-ARTILHARIA DIVISIONÁRIA: CMDO E EM/AD: GEN BDA OSWALDO CORDEIRO DE FARIAS
1º ROAR – RJ
1º GOAR – RJ
1ª/1º RA – RJ
2º ROAR – SP
-ÓRGÃOS DIVISIONÁRIOS: CMDO E EM: GEN BDA OLÍMPIO FALCONIÈRE DA CUNHA
Esqd Rec Mec – RJ
Esquadrilha de Ligação e Observação da FAB – RJ (não confundir com o 1º G Av Caça do 350º G Av C – NA)
9º BECmb de Aquidauana – MT
1º BS – RJ
1ª Cia Transmissões – RJ
Tropas Especiais: Banda de Música, PE, etc.
Efetivo total: 25.334 homens, (RJ: 6.094 h – SP: 3.889 h – MG: 2.947 h – Estado RJ:1.942 h – RS:1.880 h – PR: 1.542 h – SC:956 h – BA:686 h – MT:679 h – PE: 651 h – CE 377 h. Outros estados: menores efetivos, computados ainda, 25 capelães, 28 funcionários do Banco do Brasil e 67 enfermeiras.

C) ATUAÇÃO DA FEB

-Em 02 Jul 44, transportou-se, por via marítima, o primeiro escalão expedicionário; em 22 Set, partiu o 2º; em 23 Nov, o 3º, para, em 08 Fev 45, seguir a última leva de tropas, em 2 outros escalões.
Na Península Itálica 4 fases caracterizaram a nossa atuação:
1ª fase: Operações no vale do rio SERCHIO
2ª fase: Operações no vale do rio RENO
3ª fase: Operações no vale do rio PANARO
4ª fase: Operações de perseguição ao sul do Rio PÓ.
À chegada do primeiro escalão, foi constituído o destacamento da FEB, que é, de imediato, engajado na frente de combate, no vale do rio SERCHIO.
O XV Grupo de Exércitos Aliados, composto pelo V Exército norte-americano e VIII exército inglês, vinha desde a Sicília, sul da Itália, empurrando os alemães para o Norte.
Estes, articulados em 3 Exércitos (o X, o XVI e o da Ligúria) se instalam defensivamente na chamada "Linha Gótica", uma frente de cerca de 280 km, do Mar Tirreno ao Adriático, tendo como ponto forte as alturas que dominavam BOLONHA.
O objetivo estratégico era o de liberar, antes da chegada do inverno, o norte italiano, fazendo-se junção com as tropas que operavam na França. Entretanto, a ofensiva é detida, porquanto são retirados do V Exército N.A., sob comando do qual iria a FEB atuar, o VI Corpo de Exército (3 Divisões de Infantaria) e o Corpo Expedicionário Francês (7 Divisões) para serem empregados na frente francesa, que era, assim, substancialmente reforçada, após o desembarque aliado na Normandia. Havia já três meses que americanos e ingleses acometiam sem sucesso BOLONHA – acidente capital da defensiva alemã. BOLONHA resistia e, em ferozes contra-ataques, as tropas alemãs infligiam as mais severas perdas, aos V Exército N.A. e VIII exército inglês. Criou-se o mito da inexpugabilidade da linha Gótica.
Nosso Destacamento chegou nessa fase crítica da guerra e se incorporou ao IV Corpo de Exército, sob o comando do Gen Willis Crittenberger, subordinado ao então desfalcado V Exército N.A., sob o comando do Gen Mark Clark.
Assim, como se pode concluir, é bem verdadeiro o que disse o Gen Mascarenhas de Moraes em seu livro "A FEB pelo seu Comandante": "Para os que não sabem avaliar o esforço da FEB, pois não se situaram, como nós, na mais cruenta frente de batalha da Europa Ocidental, só posso dizer uma coisa: a FEB não teve um só dia de descanso, em sua campanha na Itália".
-Na primeira fase de sua atuação (de 15 Set a 30 Out 44) no vale do rio SERCHIO, o destacamento da FEB (6º RI, II/1º ROAR, 9º BECmb e tropas diversas), logo foi empregado. Sua missão era cerrar sobre os postos avançados da Linha Gótica, substituindo tropas norte-americanas.
Nossa primeira vitória se deu em CAMAIORE, a 18 Set 44. A 26 Set 44, atingíamos Monte Prano. Daí até 30 Out 44, conquistou o destacamento da FEB inúmeras vilas e cidades como: Massarosa, Monte Acutto, Fabriche, Fornaci, Gallicano, Barga e San Quirico.
Foi um avanço de 40 km, onde foram efetuados 208 prisioneiros. Eram os primeiros feitos gloriosos.
-Passaria a FEB à segunda fase das operações no vale do rio RENO. Foi a mais terrível fase da campanha expedicionária. Cerrávamos sobre os contra-fortes dos bastiões de Belvedere, Monte Castello e Castelnuovo. Não fosse a culminância de Monte Castello conquistada, seria impossível às forças do IV Corpo de Exército prosseguirem em direção à BOLONHA, grande desafio do XV Grupo de Exércitos. Era objetivo dos aliados liberar Bolonha, antes do cair das primeiras nevascas. Entretanto, tal objetivo só se concretizaria se fosse utilizada a rodovia 64, barrada em 32 km, pela linha de alturas, de posse dos alemães: Monte Della Torraccia – Belvedere, Mazzancana, Monte Castello (ponto culminante), Torre di Nerone – Castelnuovo.
Assim, em 24 Nov 44, foi dada a missão de conquistar as elevações de Monte Belvedere – Monte Castello, à Task Force 45 do Exército americano, que recebeu um Batalhão do 6º RI, o Esqd Rec Mec e apoio da Artilharia.
O inimigo, superiormente instalado, repeliu este ataque. Nova tentativa é feita no dia seguinte, 25 Nov 44, com êxito parcial, pois apenas Monte Belvedere foi conquistado pelos norte-americanos.
O terceiro ataque foi planejado para o dia 29 Nov 44 – apenas quatro dias depois dos primeiros insucessos. Tal ataque a Monte Castello seria de inteira responsabilidade da 1ª DIE. Foi organizado um Grupamento composto de 3 batalhões brasileiros (I/1º RI, III/11º RI e III/6º RI), com apoio de 3 Grupos de Artilharia (2 brasileiros e um norte-americano) sob o comando do Gen Zenóbio da Costa.
Apesar do primoroso planejamento, fato inesperado ocorreu a 28 Nov 44, véspera do ataque: a 232ª DI alemã contra-ataca vigorosamente e desaloja a Task Force 45 de Monte Belvedere.
Estaríamos com o flanco terrivelmente exposto. Entretanto é dado ordem para, assim mesmo, o ataque ser desencadeado. As condições climáticas e meteorológicas daquele 29 Nov 44, não poderiam ser piores: chovia intensamente e o céu encoberto e a lama não permitiam o uso da Força Aérea e dos Carros de Combate, como combinado.
Às 07:00 da manhã iniciava-se a ofensiva. No final da tarde, após feroz contra-ataque inimigo, nossas tropas retrocederam às posições iniciais.
As condições adversas decorrentes do flanco exposto de Monte Belvedere permaneciam. Apesar de ponderações do Comando da 1ª DIE, é lacônica a resposta escrita do Gen Crittenberger: "Cabe à 1ª DIE capturar e manter a crista do Monte Della Torracia – Monte Belvedere".
Assim, a 12 Dez 44, investem ao assalto 2 batalhões do 1º RI e 2 batalhões do 11º RI apoiados por 3 Grupos de Artilharia.
Outra vez a chuva persistente, inviabilizando o emprego da aviação, o frio, o lamaçal escorregadio, impedindo o emprego de Carros de Combate e, principalmente, o nutrido fogo inimigo partido do flanco exposto, fadam ao insucesso mais essa tentativa de nossas Forças.
Iniciam-se as nevascas e há estabilidade em toda frente. O plano de libertar Bolonha antes da caída da neve, esvai-se.
Há frustração na 1ª DIE. Entretanto, o IV Corpo de Exército, finalmente se convence de que só com proteção de flanco e forte apoio de fogo, a 1ª DIE lograria êxito.
Então, 70 dias se passaram desde o malogro do quarto ataque a Monte Castello. Chegada a primavera, outra vez é a 1ª DIE empregada. Desta feita à 10ª Divisão de Montanha – N.A. é dada a missão preliminar de conquistar Monte Belvedere e Mazzancana (que foi bombardeada pelos aviões do 1º G Av C da FAB) enquanto à 1ª DIE coube a conquista de Monte Castello –Torre Di Nerone – Castelnuovo.
Em 19 Fev 45, é desencadeada a ofensiva da 10ª Divisão de Montanha que, no dia seguinte, conquista o Monte Belvedere, Gorgolesco e Mazzancana e se prepara para o prosseguimento, em 21 Fev 45, sobre o Monte Della Torracia, concomitantemente com o ataque brasileiro. Estava assim desimpedido, o terrível flanco oeste da FEB. A 1ª DIE investiria o até então inexpugnável Monte Castello.
-05:30 da manhã de 21 Fev 45: a 1ª DIE atacaria com o 1º RI desenvolvendo a ação principal, secundado pelo II/11º RI, com o apoio de toda a artilharia brasileira. Em reserva, o 11º RI, o Esqd Rec Mec e demais tropas de apoio. O 6º RI em defensiva face a Torre di Nerone e Castelnuovo, que só poderiam ser atacados após a conquista de Monte Castello, em face da vulnerabilidade de flanco e da dominância daquela elevação.
Eram 17h 30 min de 21 Fev 45. Na vanguarda, os I e III/1º RI têm a glória de ver a cor dos olhos do inimigo: é atingido o topo de Monte Castello, após 12 horas de batalha e 3 meses de ingentes esforços que nos roubaram 263 preciosas vidas e nos fizeram mais de um milhar de feridos.
Era o momento mais emocionante da FEB. A vitória contra as tropas alemãs significava a glorificação do soldado brasileiro.
Em 24 Fev 44, o II/1º RI em impetuosa ofensiva iniciada no dia anterior, conquista La Serra, enquanto a 10ª Divisão de Montanha conquista Della Torracia.
Mas a missão da FEB, nessa fase, não terminara. Restava o inimigo em Torre Di Nerone e Castelnuovo.
Após a consolidação de Monte Castello, Della Torracia e La Serra, ao meio dia de 05 Mar 45, o 6º RI, secundado pelo 11º RI, lança-se ao ataque, conquistando, às 19:00 horas do mesmo dia, as elevações de Nerone e Castelnuovo.
Era a apoteose da FEB: estava quebrada a continuidade da Linha Gótica... A 10ª de Montanha e a 1ª DIE do IV Corpo de Exército puderam finalmente, utilizar a rodovia 64 para desfechar o golpe final sobre Bolonha, já se deslocando por aquela rodovia no dia seguinte à queda de Monte Castello.

-Analisando-se com imparcialidade a atuação brasileira em Monte Castello, pode-se concluir que se prevalecesse a idéia, sempre sustentada pelo Gen Mascarenhas de Moraes, de que aquela elevação só poderia ser conquistada com a devida proteção de flanco, o terrível Monte estaria nas mãos dos aliados, desde novembro de 1944 e, talvez, a vitória aliada na Europa tivesse se antecipado. São os fados da História...
Os ataques mal sucedidos da 1ª DIE, contra um adestrado inimigo, devem ser creditados mais, no dizer do Comandante da FEB, a inflexíveis decisões do IV Corpo de Exército do que ao valor profissional do soldado brasileiro – que deu o máximo de si em todas as situações vividas.
A 3ª fase da atuação da FEB, após as conquistas de Monte Castello, La Serra, Torre di Nerone e Castelnuovo, seria o prosseguimento para o norte, a fim de operar no corte do rio PANARO.
-Em 14 e 15 Abr 45, os V Exército americano e o VIII Exército inglês convergiram, com suas melhores tropas sobre BOLONHA, objetivo estratégico do XV Grupo de Exércitos, o qual veio a cair, finalmente, em 21 Abr 45.
-Em 14 Abr 45, nossa Divisão recebe a missão de atacar as elevações ao norte de MONTE CASTELLO dentre as quais MONTESE, Cota 888 e MONTELLO.
-Nas ações preliminares para a operação, morreu em combate, o campeão das patrulhas, o bravo Sargento MAX WOLFF FILHO.
-MONTESE era um maciço de 1.200m de altitude.
Os alemães empenhavam-se em manter a posse daquelas alturas, que eram de vital importância para eles.
-Eram 10 h e 15 min de 14 Abr 45, quando as primeiras patrulhas brasileiras foram lançadas, no justo momento em que a 10ª Divisão de Montanha iniciava o ataque. O inimigo reagiu com violência, bombardeando toda a região, mas os nossos pelotões avançaram, apesar de tudo.
-Apenas o Pelotão do Ten ARY RAUEN, não conseguiu atingir o seu objetivo em face do violento fogo que sofreu e que ocasionou inúmeras baixas, uma das quais, a do bravo Tenente.

-O ataque propriamente dito se iniciou às 13 h e 30 min, precedido de compacta preparação de Artilharia e contando com o apoio de uma Cia CC e uma Cia Mrt Químicos americanos.
O Comandante do 1º Batalhão do 11º RI impulsionou a 1ª Cia Fzo através dos Pelotões dos Ten IPORAN e MALHEIROS.
A certo momento não mais se teve notícias do Pelotão do Ten IPORAN e eis que ele próprio anuncia pelo rádio que suspendessem os tiros de Artilharia, pois o Pelotão se encontrava no interior daquele "ninho de águias", a 1.200 metros de altitude, que era a cidadela de Montese. Foi a euforia geral, pois já se supunha que o Pelotão tivesse sido desbaratado pelo inimigo. Antes de escurecer, Montese estava em nossas mãos.
Fôra um dura jornada em que os brasileiros enfrentaram as minas traiçoeiras e os mais violentos bombardeios de toda a Campanha, eis que Montese recebera mais granadas de Artilharia inimiga do que todo o restante da frente do IV Corpo de Exército. Capturamos 107 prisioneiros e o Gen Crittenberger, assim se pronunciou sobre a vitória brasileira:

"Na jornada de ontem, só os brasileiros merecem as minhas irrestritas congratulações; com o brilho de seu feito e seu espírito ofensivo, a Divisão Brasileira está em condições de ensinar às outras, como se conquista uma cidade".

-Eis aí, em rápidas e imperfeitas pinceladas, a epopéia de Montese, que, repetimos, foi a mais sangrenta batalha travada por nossa Força Expedicionária. Nessa 3ª fase não poderia haver perda de tempo e a 1ª DIE, célere, se deslocou para o Norte em direção a Zocca, importante nó rodoviário. O inimigo retraía sempre e tentou defender as localidades de Marano e Vignola, inutilmente, pois a 23 Abr 45, elas estavam de posse da 1ª DIE. As populações dessas cidades confraternizaram-se com os nossos soldados.
-A 4ª fase, com o inimigo já batido e em desabalada fuga, deu-se ao Sul do rio Pó. Foi a perseguição, desenvolvida na direção geral Vignola – Alexandria.
Em 27 Abr 45, a 1ª DIE chocou-se com resistências inimigas em Collechio – Fornovo – Respicio, e em duplo envolvimento, inicia o cerco às tropas alemãs. Combateu-se durante toda a noite de 27 e 28 Abr 45. Em 29 Abr 45, o Comandante do 6º RI confiou ao vigário de Neviano di Rossi a incumbência de levar um "ultimatum" de rendição incondicional aos alemães. Uma hora após chegou a resposta alemã que nada definia. Então, o Comandante do Regimento decidiu atacar, com um destacamento composto por tropas dos três RI da 1ª DIE, o que foi feito durante toda a tarde e primeira parte da noite de 09 Abr 45, com o apoio da Artilharia Divisionária. Às 22:00 horas, bandeira branca em punho, apereceu o Chefe do EM/148º DI alemã e uma escolta. Era a rendição. Amanhecia o dia 30 Abr 45, quando surgiu o grosso da Divisão e remanescentes das 90ª Divisão Panzer Granadier e Bersaglieri Itália, ao comando do Gen Otto Fetter Pico, acompanhado de 31 oficiais de seu Estado-Maior. O Comandante, escoltado pelo Gen Falconière da Cunha, foi encaminhado ao QG do V Exército Americano.
-A história, naquele momento, registrava fato ímpar: a rendição, em combate, de "super-homens" nazistas à única tropa sul-americana presente no TO europeu.
Aprisionamos 14.779 homens, 4.000 animais, 2.500 viaturas, além de grande quantidade de armamento e equipamento.
Mas a FEB prosseguiu em seu avanço. A perseguição e limpeza do vale do rio Pó foram aceleradas. A 30 Abr 45, foi ocupada a região de ALESSANDRIA e feita junção com a 92ª Divisão do Exército N.A. A 1º Mai 45, após ultrapassar a cidade de TURIM, outra junção é realizada com tropas francesas em SUSA.
Estava praticamente finda e bem cumprida a missão. Daí para frente, tivemos os trabalhos de ocupação, até 03 Jun 45, quando a tropa se deslocou para o Sul da Itália, onde aguardaria seu regresso ao Brasil.
Encerrava-se, com glória, uma das mais brilhantes páginas de nossa história militar. Completava-se o memorável périplo descrito por brasileiros em terras do Velho Continente... Perderamos em combate 451 militares; 1.577 homens foram feridos, 1.145 acidentados, 58 extraviados e 35 feitos prisioneiros, em 239 dias de empenho diuturno.
Muito já foi dito sobre o que significou a FEB em termos de renovação de costumes e de desenvolvimento, em todos os campos do Poder Nacional.
De seus quadros saíram um Presidente (Castello Branco), um Vice-Presidente (Adalberto Pereira dos Santos), um Presidente do Senado (Paulo Torres), quatro governadores (Cordeiro de Farias, Paulo Torres, Emílio Ribas e Luiz Mendes da Silva), treze Ministros de Estado (Zenóbio da Costa, Cordeiro de Farias, Amaury Kruel, Segadas Viana, Nelson de Melo Moraes Ancora, Ademar de Queiroz, Lyra Tavares, Albuquerque Lima, Dale Coutinho, Hugo Abreu, Belfort Bethlehem e Celso Furtado) além de outros destacados políticos, militares, homens públicos, etc.

D) CONCLUSÃO

Antes das batalhas diziam os legionários romanos: "Ad Sumus, Sursum Corda"! Aqui estamos, corações ao alto! Sim, corações ao alto pois a hora é de alegria pela comemoração do 65º aniversário da participação da FEB, na II Guerra Mundial, mas também é hora de tristeza, hora de lembranças, de memória, de veneração a bravos, de prece.
Lembremo-nos de heróis: do Asp Francisco Mega, gritando, moribundo, a seu pelotão: "minha vida nada vale – prossigam na ação"!; do Sgt Max Wolff Filho – o campeão das patrulhas, morrendo ao dar o exemplo, à frente de seu grupo de combate, ao partir num lanço, desassombradamente em direção ao inimigo; dos três soldados: Geraldo Rodrigues de Souza, Arlindo Lúcio da Silva e Geraldo Baeta da Cruz, do 11º RI, em Montese, que desgarrados de uma patrulha, foram mortos e enterrados pelo inimigo, que fincou uma cruz com os seguintes dizeres em alemão: "Três Heróis Brasileiros".
Muitos não retornaram. Partiram jovens e idealistas para a luta do Bem contra o Mal. Quis Deus, entretanto, que ficassem nos campos escarpados da Itália, no cumprimento do dever, fardados, coturnos calçados, deixando como testemunhos de acendrado patriotismo, seus corpos inermes.
Em Pistóia, centenas de cruzes brancas, durante longo tempo, assinalaram, em solo europeu, a presença de heróis brasileiros. Porém, os restos mortais desses heróis retornaram à Pátria, em 1960, e estão sepultados, com toda veneração e carinho, em terras brasileiras, "ad perpetuam rei memoriam", no Monumento aos Mortos da II Guerra Mundial, no Rio de Janeiro.
A câmara fúnebre desse monumento abriga 468 jazigos de mármore preto nacional com tampas de mármore branco de Carrara, com a gravação do nome, da graduação ou posto, unidade, data de nascimento e morte daqueles bravos. 15 jazigos não possuem dados de identificação, pois se referem a desaparecidos e a mortos não reconhecidos. Escrito lá está: "Aqui jaz um herói da FEB – Deus sabe o nome". E aos que retornaram, nosso preito de gratidão, ao recordarmos as palavras do Mar Mascarenhas de Moraes: "Regressamos com feridas ainda sangrando dos últimos encontros, mas nunca, pela nossa atuação, prestígio e nome do Brasil periclitaram ou foram comprometidos".
E, meus Senhores: cultuar o passado na glorificação dos que mais lidaram por encher os anais da pátria de cintilações astrais, não é apenas ação louvável: é dever precípuo de todo povo que aspira a se fazer merecedor da reverência e da admiração do mundo.
Quando um povo entra a esquecer, nos prazeres fugacíssimos da vida, dos vultos mais salientes, das figuras mais relevantes, dos varões mais respeitáveis de seu passado, dos que mais se sublimaram pelo saber, pela santidade, pelo heroísmo ou pelo martírio, ninguém deve maravilhar-se de vê-lo, um dia, desagregado, desvirilizado, desacreditado, e, ainda por maior desdita, escravizado pelos outros povos. É a lição triste da História, a mestra da vida, a mestra das mestras...
Assim, máxime nos dias hodiernos, na convicção de possuirmos um Exército invicto, orgulhemo-nos de nossa Força Expedicionária, que soube aos olhos do mundo, ser a lídima herdeira das gloriosas tradições vindas dos Guararapes e a nós legadas por Caxias, Osorio e tantos outros maiores de nossa História Militar.

Muito obrigado!

MANOEL SORIANO NETO - Cel Inf QEMA
Chefe do C Doc Ex
"MA FORCE D'EN HAUT!"

Nenhum comentário: