Notícias Militares

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

BONO ESPECIAL -Marinha do Brasil


MARINHA DO BRASIL
DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA
BOLETIM DE ORDENS E NOTÍCIAS
Nº 082 DE 11 DE FEVEREIRO DE 2008

BONO ESPECIAL

GERAL


COMANDANTE DA MARINHA
Com o propósito de informar e esclarecer ao pessoal da Marinha, tendo em vista as últimas notícias divulgadas na mídia sobre a utilização, pela nossa Instituição, do Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF), conhecido como Cartão Corporativo, comunico que o CPGF é uma forma de pagamento de despesas, enquadradas dentro da modalidade de aplicação do Suprimento de Fundos, em alternativa à movimentação desses recursos por intermédio de conta-corrente bancária (conta tipo "B"), sendo necessária a existência de crédito no orçamento da MB que suporte tais despesas.

O CPGF é utilizado, na MB, para despesas eventuais, que exijam pronto pagamento em espécie, e de pequeno vulto, conforme previsto nos incisos I e II do art. 2º da Portaria 1.403/2007 do Ministério da Defesa, bem como, para fazer face a gastos relativos a peculiaridades militares, por exemplo: manobras militares; manutenção de organizações militares sem estrutura de gestão de execução orçamentária e financeira; e apoio na realização de congressos e reuniões militares com a participação de delegações estrangeiras ou externas à estrutura do Ministério da Defesa, conforme preconizado nas alíneas b), c) e d) do inciso III do art. 2º da Portaria Normativa supracitada. É vedado o seu uso para o atendimento de despesas pessoais de seus titulares.

Ressalto, ainda, que a MB vem cumprindo fielmente os procedimentos previstos no Art. 17 da Portaria Normativa mencionada, referentes ao acompanhamento da concessão, aplicação e comprovação de suprimento de fundos, os quais são verificados, inicialmente, pelo Agente Fiscal e Ordenador de Despesa das próprias OM concedentes, sendo encaminhado, em seguida, para auditoria na DCoM, a quem cabe desempenhar as atividades de Unidade Setorial de Controle Interno - Auditoria, Prestação e Tomada de Contas, e que organiza e encaminha o Processo de Tomada de Contas para apreciação e aprovação do Tribunal de Contas da União.

Os gastos com CPGF são feitos conforme preconizados nos ditames legais, a saber: Decreto Presidencial nº 5.355, de 25/01/2005; Portaria nº 41, de 04/03/2005, do MPOG; Portaria Normativa nº 987/2003 do Ministério da Defesa, posteriormente revogada pela Portaria Normativa nº 1.403/2007; e Circular nº 7/2007 e BONO Especial nº 785/2007, ambas da Secretaria-Geral da Marinha.


Paralelamente, determinei que seja realizada pela DCoM uma revisão da análise de contas em todas as comprovações de suprimento de fundos que utilizaram o referido Cartão como forma de pagamento, referentes ao ano de 2007 e anteriores.


BONO Especial Nº 082/2008.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quem é honesto busca transparência!

Anônimo disse...

Certo que mostrar transparência nas contas é uma ação, além de legítima, moral. Mas será que toda essa manifestação cordial de justificativas não está, na verdade, encobrindo as dezenas de absurdos que são as regalias que os oficiais de alta patente têm quando de seus "mandatos" nos órgãos com maior orçamento da Marinha?

Anônimo disse...

Senhor Comandante essa transparência não nos diz respeito o que o Senhor tem que agir é a nossa Etapa de Rancho que esta uma vergonha o Rancho da Marinha esta de pior para o insuportável, quase todos os dias é a mesma coisa "macarão com carne muída de quarta qualidade tudo isso sem tempero". Outra coisa é o nosso salário, este está uma miséria, somos uma classe um pouco acima dos mendingos. Não foi para isso que eu fiz concurso público. Por favor seja realmente o Comandante da Marinha e faça a sua parte.
Cordiais Saudações
Sargento de Marinha