Notícias Militares

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

A carreira militar na visão das esposas



12-Fev-2008
Antônio Júnior
da equipe de o imparcial

A vida de um militar não é fácil. Além dos treinamentos e dos estudos constantes, muitos precisam mudar de estado constantemente em busca do aperfeiçoamento com a finalidade de alcançar o maior posto do Exército Brasileiro: o generalado. Por trás desses homens estão mulheres fortes que, muitas vezes, abrem mão de suas vidas e de seus sonhos para abraçar a profissão do marido. As experiências vividas por essas esposas estão relatadas no livro “Caminhando com Estrelas...”, com organização de Marilu Carvalho que será lançado hoje, a partir das 20h, na galeria do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande).
A publicação reúne 31 contos e crônicas que falam de alegria, abdicação, esforço, companheirismo, família e, principalmente, muito amor. A idéia do livro surgiu quando várias esposas de militares estavam reunidas participando de uma oficina de artes plásticas ministrada pela organizadora da obra, Marilu Carvalho. “Em meio às nossas conversas, cada uma falava de sua experiência, daquilo que havia enfrentado, das barreiras superadas. Foi quando uma disse que nossas histórias dariam um livro”, conta a organizadora. Isso aconteceu em maio de 2007 e logo Marilu Carvalho escreveu o prefácio do livro e sua história. “Caminhamos com nossos maridos, que “possuem” estrelas – são Generais – Excelências. Dentro desse contexto seríamos “Sombras”... Porém, sombras que refletem um tipo de luz especial, perceptível, que brilha verdadeiramente e ilumina, de certa forma, o caminho que percorre”, escreve no prefácio.
Cada uma das 31 esposas procurou contar um pouco de sua história, destacando aquilo que há de mais significativo ou resumindo parte do que viveu ao lado do seu marido. “Cada uma teve total liberdade para falar daquilo que queria, da forma que achasse que seria melhor, deixamos tudo muito livre. O leitor irá se deparar com histórias emocionantes, de superação, abnegação e alegria”, adianta. Entre os nomes presentes estão Ana Maria Amarante, Catharina Pacheco, Celeste Bastos, Clenir Tavares da Silva – maranhense, assim como a organizadora –, Cléo Garcia, Deolinda Rocha, Eli Barreto, Gilda Pimentel, Giselda Ribeiro, Itacyra Carvalho, Jeannette Martins, Letícia Felix, Maria Miranda, Lia Motta, Margarete Curado, Maria Antonina Albuquerque, Maria Clara Vieira, Maria Cristina Bergo, Maria Edith de Lucena, Maria Emília Goulart, Maria Cristina Terra, Maria de Lourdes Patrício, Marilu de Carvalho, Marli de Almeida, Mirian Ribeiro, Myriam Levy, Neuza Nery, Sandra Carelli, Tânia Mariano, Telma Jacobina e Zoé Fornari.
A organizadora optou por contar uma história linear, desde quando conheceu o seu marido ainda na época de colégio até os dias atuais. “Eu optei por um conto superficial, sem uma profundidade de detalhes. É uma história romântica, desde os tempos de namoro até a nossa convivência atual. Além disso, falo das mudanças constantes de estado. A gente acompanha pelo idealismo do marido, não é fácil isso. É uma vida de sacrifícios”, resume, completando: “esse livro é uma valorização da família, repleto de experiências pessoais que ajudarão outras pessoas”. “Caminhando com Estrelas...” já foi lançado no Rio de Janeiro e em Brasília. Um de seus principais incentivadores foi Adirson Vasconcelos, que foi diretor do jornal O IMPARCIAL. “Graças a ele, conseguimos a editora. Também foi um importante estimulador do nosso trabalho”, conclui.

Nenhum comentário: