Notícias Militares

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

- ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO INTERNO

Esclarecimento ao Público Interno sobre Cartas de crédito corporativo

- ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO INTERNO -

A midia nacional tem dado especial destaque à utilização de cartões de crédito corporativo pelo Governo Federal.
Com relação ao uso deste cartão pelo Comando da Aeronáutica, este Centro prontamente informou aos diversos órgãos de imprensa que a Instituição não faz uso do Cartão de Crédito Corporativo.
Entretanto, oficiais da Aeronáutica que prestam serviço na Presidência da República utilizaram-se do mesmo até o ano de 2007.
O cartão foi utilizado por oficiais da FAB pela última vez, por ocasião da viagem do Exmo. Sr. Presidente da República à Alemanha e à Inglaterra, no atendimento às aeronaves presidencial (principal e reserva), do escalão avançado e do grupo precursor, em trânsito nesses países.
As despesas ocorridas com o uso do cartão foram para custear gastos ligados ao pagamento de "ground handling", ou seja, referentes às despesas de :
- parqueamento (estacionamento);
- abastecimento de água e, eventualmente, de combustíveis (querosene e óleos lubrificantes);
- serviços de limpeza ("toilletes" e interior das aeronaves);
- comissaria (alimentação para todos os integrantes das comitivas); e,
- taxas aeroportuárias, entre outras.
Por fim, quanto às missões realizadas pelos oficiais da Aeronáutica que servem na Presidência da República, como pilotos ou como integrantes de comitivas, cabe enfatizar que:
- não procedem as suposições de que estes oficiais tivessem recebido salários complementares como pessoas jurídicas;
- tão-somente, foram-lhes concedidas diárias, a título de indenização de despesas com alimentação e pousada, de acordo com a natureza, local e condições do serviço, de conformidade com a legislação vigente; e,
- a prestação de contas das despesas efetuadas foi realizada diretamente no âmbito da Presidência da República e sob plena responsabilidade dos respectivos gestores.

Brig Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Nenhum comentário: